O metrô de Buenos Aires é o mais antigo da América Latina. Direto escuto isso sendo dito com todo orgulho pela imprensa e pelos nativos portenhos. De fato a linha A, que começa embaixo da Casa Rosada e acompanha boa parte da Avenida de Mayo e depois a Rivadavia é um cartão postal único.
Mas o ser humano se acostuma e tudo aquilo que é bonito perde o encanto quando se torna comum.
Viajar de metrô aqui é o mais perto do inferno que você pode chegar. É embaixo da terra, lotado de gente (muitas vezes fedida) e não tem a mínima ventilação. Usar a linha C, que liga Retiro a Constituicion na hora do rush é emagrecimento na certa. É uma verdadeira sauna.
O serviço, subsidiado pelo governo, cobra ridículos 90 centavos dos passageiros e o serviço é de péssima qualidade. A maioria dos trens é do tempo do guaraná de rolha, a frequência dos serviços varia de acordo com o humor dos funcionários e a limpeza das estações e vagões é bem questionável. Além do mais existe todo um festival de pedintes e vendedores ambulantes, que por mais que você tenha compaixão, enchem o saco.
Hoje os funcionários, que tem salário muito maior que a maioria da população, resolveram fazer mais uma greve. Na verdade foi a interrupção do sistema. Um trem que geralmente vem de 5 a 6 minutos, veio a cada 15, e o inferno foi instalado. As estações que já são bem quentes no verão, alguns graus a mais do que a temperatura na rua, ficaram amontoadas de gente. Muita gente é igual a mais calor. Imagina o cheiro de murrinha que não ficou o lugar. Na superfície a cidade entrou em Chaos. Congestionamentos que trancavam cruzamentos, buzinaços
Felizmente desde que a empresa mudou de escritório não uso mais o "subte". Minha viagem de ida no 168 é religiosa. Buenos Aires é muito mais bonita e fresca na parte de cima.
sexta-feira, dezembro 12, 2008
Infierno bajo tierra
Labels:
argentina,
buenos aires,
nada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comments:
rapaz, minha experiencia de metro em sp é muuuito pior que aqui.
Pelo visto metrô é um problema em boa parte do mundo. Fiquei horrorizado outro dia com umas imagens que vi do metrô de um país asiático. Aqui no Rio é uma bosta também, já chego estressado no trabalho.
Pois é, cada um tem sua experiência.
O metrô aqui é bem melhor se pensarmos em sua abrangência, muito mais do que o de SP.
Mas é um sistema velho e fede demais. Os bancos de "veludo vermelho" da linha B são um verdadeiro nojo.
pelo que li nesse post, o metrô de BA é praticamente igual ao mundo todo, exceto o de São Paulo, que é o metrô mais limpinho e "calminho" que já andei. (com certeza se deve ao fato de linhas de metro de SP não existirem...rs...mas estão ampliando !!!! )
bjo
LuRussa
www.garotinharuiva.blogger.com.br
aqui o metrô é maravilhoso. ar condicionado e tal. o problema é que só vai pra cima ou pra baixo (leia-se: sentido zona norte e sentido zona sul). deve ser por isso que é tão bem cuidado.
nas vezes em q fui a baires era tipo inverno ou um clima mais ameno [a última em setembro, no BAFIM], ainda assim, o olor dos subtes conseguiu se fazer presente nestas narinas prejudicadas pela rinite alérgica. hehe
mas quando pinto aí costumo é caminhar muito [tipo a santa fé inteira,, hehe], ou então pego taxi e busão mermo, quase sempre o 29, pra rever os amigos [e amigas, sobretodo] q fiz nessa cidade loca.
talvez eu volte em fevereiro pra fugir da folia momesca carioca e, tomara, pegar mais um showzinho do El Mató...
aí Túlio, tu conhece o boteco A Gata Comeu lá de Curi? hehe ali perto do estádio do Coxa. Um amigo de lá q me apresentou, nem tive saudade dos pés-sujos do Rio [e tem um boteco no centro em homenagem ao Garrincha q é bacana também]
outra: é verdade q a Imperial tá melhor q a Quilmes???
primeira vez q comento aqui, mas leio sempre.
abrazo
Marcus, o "A gata comeu" é um clássico do Alto da Xv em Curitiba. Fui lá várias vezes mas depois que a Vigilância Sanitária fechou umas 2 vezes deixei pra lá! hehe
E esse boteco do Garrincha, o Torto, é bem simpático tb. Fui uma vez só, virou "hype" depois que eu saí de Ctba.
Quando eu falo que nesta bosta de país nada funciona...
Postar um comentário