Taí a capa do Olé de hoje.
Se Zagallo entrou para os anais das frases futbolísticas com "Vocês vão ter que me engolir", Maradona ontem mostrou toda sua classe e finesse para quem o criticava:
Que chupem agora, que chupem e continuem chupando!
quinta-feira, outubro 15, 2009
Quem não chora não mama!
quinta-feira, setembro 10, 2009
O dia que a Argentina ficou fora da Copa
A primeira vez foi há 40 anos, no dia 31 de agosto de 1969. Um empate de 2 a 2 contra o Peru, em plena Bombonera, impediu que os argentos fossem pra Copa de 1970.
Será que isso vai se repetir em breve?
O Diário Perfil tem uma interessante matéria sobre as similaridades da seleção de 1969 e a de 2009.
domingo, setembro 06, 2009
Imagens de um jogo


Não sou tão assim patriota, mas é incrível o quanto você se torna brasileiro estando fora do país.
A quantidade de feijoadas que comi estando aqui é muito maior do que eu comeria estando no Brasil. Os próprios filmes que assisto e as músicas brasilerias que escuto entram no mesmo quesito, por mais que tente negar certas facetas da brasilidade.
Nada como gritar forte 3 gols do Brasil com um bando de compatriotas felizes.
As fotos são da Ana Laya, amiga venezuelana que torce pelo Brasil.
sexta-feira, agosto 21, 2009
Mufa!
Mufa em argentinês é azar, pé-frio, desgraça, mau agouro.
Se a Cristina tiver a mesma "mufa" que o Lula tem quando recebe esportistas, o Brasil já é o vencedor do próximo jogo das eliminatórias contra os argentos.
quarta-feira, agosto 12, 2009
Campeonato da mãe Joana
A AFA, CBF Argentina, quebrou ontem o contrato de direitos de televisão do campeonato argentino. Até o governo federal entrou no meio. Há tempos governantes vem reclamando que é preciso democratizar o futebol.
Fato que aqui não é como no Brasil onde Globo e Bandeirantes passam pelo menos um jogo no fim de semana. Na Argentina passa um jogo, sempre meia boca e sem importância para a rodada, na sexta à noite no canal estatal. E a transmissão é aquela beleza.
Para ver o campeonato argentino é preciso ter TV a cabo e os jogos melhores, os grandes clássicos, só pagando o canal extra.
Sim, mas isso nunca deu direito a ninguém de quebrar contrato com a TV e fazer do campeonato a casa da mãe Joana. A TYC Sports, que tinha direitos da transmissão, já avisou que entrará com um processo judicial bilionário.
Será que acaba em pizza? Ou em empanada?
Mais no Perfil.
domingo, julho 19, 2009
Boca perde de goleada do São Paulo
Essa semana o Boca assinou um novo contrato de patrocínio. Vai estampar a marca da LG na sua camiseta e Total nas mangas.
O todo poderoso multi-campeão da Libertadores e da Argentina vai ganhar 2 milhões de dólares por ano para estampar a marca da LG. O time do São Paulo, que também é patrocinado pela mesma marca, ganha 7,5 milhões por ano. Grande diferença, não?
Vi essa notícia, e peguei as fotos, no ótimo blog Olhar Crônico Esportivo, que é hospedado lá no site do Globo Esporte. Ele aponta a crise argentina como grande responsável pelo valor baixo recebido pelo Boca. Certamente há mais variáveis na jogada, mas não sou especialista para ficar falando aqui.
sexta-feira, julho 17, 2009
La gata y el galo!
quinta-feira, julho 16, 2009
Verón atendeu e disse Alô Cristina!
Depois de ganharem do Cruzeiro se consagrarem campeões da Libertadores 2009, os jogadores do Estudiantes foram recebidos num baita frenesi em La Plata.
Até a presidenta Cristina, que tem muita simpatia pelo Gimnasia Esgrima La plata, os principais rivais do Estudiantes, ligou para parabenizar a equipe e trocou umas palavras com o Verón.
Nestor, ex-presidente e atual primeiro-marido da argentina, é torcedor fanático do Racing. Já a Cris herdou a simpatia pelos "Lobos" de sua mãe. Diz a lenda que a senhora Ofélia Wihelm era uma baita torcedora.
Mais aqui.
segunda-feira, julho 13, 2009
Gimnasia La Plata histórico
Para um time da primeira divisão argentina ir pra segunda ele precisa realmente se esforçar. Não é um cai-cai como no Brasil. Aqui é feita uma média de pontos obtidos dividido pela quantidade de jogos dos últimos 3 anos.
E ainda só caem os dois com as piores médias. O 3º pior e o 4º pior jogam um mata mata com o 3º e o 4º colocado da segunda divisão, onde os times da primeira tem toda a vantagem possível: jogam a segunda partida em casa e tem vantagem no desempate.
O Gimnasia La Plata se esforçou bastante nos últimos 3 anos para cair. Com um time sem estrelas e alternando mais de técnico que o Paraná Clube, o time teve uma das piores médias mas não caiu direto. Teve que jogar a "promoción" contra o aguerrido Atlético de Rafaela da segunda divisão.
No primeiro jogo levou de 3 a 0 dos Rafaelos e o chororô começou. Justo quando o principal rival do time, o Estudiantes de La Plata, estava na final da Libertadores, o Gimnasia praticamente tinha garantido sua queda pra série B.
No jogo de volta isso parecia só se confirmar. Zero a zero no primeiro tempo. No segundo tempo um golzinho aos 27 minutos animou o Gimnasia, mas nada além. A torcida do "Lobo" já começava a chorar no Estádio do Bosque. Quando dois jogadores do Gimnasia foram expulsos estava decretada a queda. Fazer dois gols com dois jogadores a menos?
Porém aos 44 minutos veio um fio de esperança. Gimnasia faz dois a zero e começou a pressão total. Aos 48, Gimnasia faz o terceiro de cabeça e metade de La Plata convulsiona em alegria. O empate garantia o Gimnasia na primeira divisão. Jogadores comemoravam como se fosse um verdadeiro título. E abro um parêntese aqui, para comemorar como se fosse um título o jogador argentino tem que estar de cueca. Foi assim com o Vélez campeão e o Gimnasia La Plata fez igual.
Bem desagradável, mas histórico! Cuecões continuam na primeira!
domingo, julho 05, 2009
Máscaras, granizo e futebol
Uma final histórica no futebol argentino. Depois de mais de 30 anos o Huracán tinha chance de ganhar um campeonato. Bastava empatar e sair pro abraço. Tudo andava bem até os 38 do segundo tempo quando o Velez marcou e acabou com o sonho dos torcedores do "Globo".
Não bastando isso o jogo foi marcado pela gripe. Muitos especialistas recomendaram que a partida fosse disputada sem torcida, para evitar a propagação do maldito vírus, mas as autoridades nada fizeram. Muitos torcedores mascarados acabaram aparecendo no estádio.
O mais bizarro foi a chuva de granizo que interrompeu o primeiro tempo por vários minutos. Uma chuva de bolotas de gelo que praticamente só afetou a região do bairro de Liniers, onde está o estádio do Velez. Aqui pelo lado do Abasto não caiu gelo do céu!
No fim Velez campeão!
sexta-feira, junho 26, 2009
Macaquitos: uma lenda brasileira

Ahhh... nós brasileiros! Cheios de ideias prontas, verdades incontestáveis e NENHUM conhecimento do que nos rodeia.
Essa polêmica do Maxi Lopes no jogo Grêmio x Cruzeiro, sendo acusado de racismo por chamar um jogador negro de "Macaquito", só reforça isso.
O povo argentino é bem preconceituoso, mesmo às vezes não notando. Chamam bolivianos de "bolitas" e qualquer pessoa mais moreninha é chamada de "negra". É assim , por exemplo, com "Negro Ibarra", que jogou no Boca ou com o falecido quadrinista Fontanarrosa, que era chamado de El Negro, mesmo sendo bem branco.
É muito comum ouvir a expressão "negro de mierda" referente a qualquer pobre, favelado, maloqueiro ou cumbiero. É um baita preconceito, mas é algo sempre presente em qualquer xingamento ou manifestação do tipo.
"Macaquito" é uma invenção brasileira. Em 3 anos e meio na Argentina, tendo passado por uns 4 jogos Brasil X Argentina, tendo ido no campo ver vários times argentinos enfrentarem os brasileiros e acompanhado vários blogs locais de futebol, nunca ouvi essa palavra. Já ouvi locutores, comentaristas e aquelas intermináveis entrevistas após jogo com torcedores e nenhum nunca pronunciou essa palavra, nem que seja de brincadeira.
Já fui zuado na copa de 2006 em vários jogos do Brasil, nas Olimpíadas de 2008 quando perdemos feio para eles e nada, zero macaquito. Tiram mais sarro da derrota da Copa de 90 que nada. Durante o Brasil x Japão da Copa de 2006, que assisti num telão na minha antiga empresa, os caras colocaram imagens do Menem no meio da transmissão. Alguém aí da imprensa esportiva brasileira sabe que Menem é sinônimo de mufa, azar, mal agouro? Quando perguntados se quem é melhor: Maradona e Pelé, eles sempre falam que "Pelé debutó con un pibe" (Pelé perdeu a virgindade com um garoto). Isso sim é zuação!
Os argentinos sabem pouco de português. O portunhol deles, se não é pior, é do mesmo nível que os brasileiros. Falam "ventaninha" achando que é janela (em espanhol: ventana) ou "valijinha" ao se referir a mala. Em espanhol macaco é mono, e para um argentino saber disso ele precisa estar num nível médio de português, que o jogador argentino do Grêmio está longe.
Nem mencionar que existe a lenda que para falar português basta colocar um "inho" no final de cada frase e beleza. Seria mais fácil eles tentaram xingar como "Moninho" do que como Macaquito.
O incrível é que a nossa mídia brasileira faça zero pesquisa do fato e só reforça os preconceitos. Estava de férias no Brasil e chegou a ser ridículo o que alguns jornais falaram quando a Argentina perdeu do Equador. Até o Jornal da Globo, do sério William Wack, fez várias chamadinhas sacanas sobre o fato, coisa que não acontece por aqui.
Portanto "Macaquito" es la re puta madre que te parió.
(Achei esse blog onde um argentino comenta que nunca ouviu falar a palavra macaquito)
* Atualização:
Diz a lenda que em 1937 os argentinos chamaram brasileiros de macaquitos, segundo a Wikipedia, porém o mesmo verbete em espanhol não diz nada. Também há esse site. Já esse vídeo do youtube, diz que foi em 1963 a primeira vez que o xingamento "macaquito" apareceu. Afinal alguma dessas versões é correta? Quem comprova?
Não sei do passado, mas garanto o presente. Não achei nenhuma menção do episódio em sites argentinos, nunca escutei e não é conhecido nem usado nos dias de hoje pelos argentinos. Se alguém conhecer o termo deve ser um historiador.
sexta-feira, junho 19, 2009
Banderita
Enquanto no Brasil algumas mulheres já atuaram como árbitro ou bandeirinha na primeira e segunda divisão, além de pousarem peladas em revistas masculinas, na Argentina essa experiência ainda é inédita.
Porém Estela Alvarez de Olivera vai mudar isso no próximo fim de semana. Ela vai arbitrar um jogo da penúltima rodada do Clausura 2009 da segunda divisão.
Ela já atuou no Mundial Feminino de 2007, além das Olimpíadas de 2008.
Resta saber se ela seguirá os passos da brasileira Ana Paula Oliveira
* Banderita é uma baita portuñolice. O correto em español é "arbitro auxiliar".
terça-feira, junho 16, 2009
Política futeboleira
A política argentina tem nuances que nem mesmo os locais aqui entendem.
Dia 4 de junho, o ex-presidente e atual primeiro-marido Nestor Kirchner, prometeu para o elenco do Racing, seu time do coração, que daria TV's de plasma se ganhassem do Boca Juniors.
Esse domingo "La Academia" meteu 3 a 0 no Boca e a festa foi generalizada. Fazia tempo que o Racing não ganhava dos bosteros. A equipe enfrenta uma fase considerada atá boa, desde que o lendário técnico Caruso Lombardi assumiu o time e praticamente afastou as chances de rebaixamento.
Essa terça, Nestor Birolho Kirchner, que está em plena campanha para uma cadeira na Câmara dos Deputados, cumpriu a promessa. Entregou 4 plasmas para o time, cada um valendo 3799 pesitos!
E da-lhe criatividade para a política! Tomara que o Lula não imite o gesto e presenteie o Corinthians, caso ganhem a Copa do Brasil.
Mais no site do Perfil.
segunda-feira, junho 15, 2009
Sobe e desce!
Enquanto o Chacarita Juniors, clube com a torcida mais violenta da argentina, celebra sua subida para a primeira divisão do campeonato nacional, outro time querido cai para a terceira.
É o Club Almagro, o clube do bairro do lado do Abasto, que é irmão do Grêmio de Porto Alegre por culpa de suas cores. O time que em 1999 estava na principal divisão argentina, agora amarga a terceira! A sede social do clube fica na Av. Medrano e seu estádio fica na província, bem perto do Forte Apache.
Já o San Lorenzo de Almagro, na verdade tem sua sede no bairro de Boedo e seu estádio fica em Flores, perto de um favelão. Vai entender!
A decadência do Almagro é parecida com a da minha querida Portuguesa Santista, que agora está na série A-3 do campeonato paulista.
O bairro do Abasto está de luto!
sexta-feira, maio 29, 2009
Quando surge o alviverde imponente...
Já vi jogo do Palmeiras na Vila Belmiro. Já vi em Ulrico Mursa. Já vi até no estádio Diego Armando Maradona. Se não me engano também já vi no Couto Pereira. Só faltava ver um jogo na casa do time, o Palestra Itália.
O sentimento de culpa de torcedor fajuto me corroía. Por isso, aproveitando uns dias aqui no Brasil, fui lá em companhia de outros palestrinos ilustre. Uma baita fila inviabilizou antes do jogo um bom lugar no estádio. Ficamos exatamente no meio da Mancha Verde, num lugar com visão quase da altura do campo. A negada não parou de gritar por um minuto. Um cara do meu lado gritava como se não houvesse amanhã. Mas é inegável o clima de incentivo que eles criaram.
Nem vou falar do resultado do jogo, que poderia ter sido muito melhor. O bom foi poder ver o time no meio da "massa". Um belo espetáculo mesmo.
Como dica, a torcida alviverde poderia ver uns vídeos das torcidas argentinas no youtube. A gama de músicas do Boca e San Lorenzo, por exemplo, são sensacionais. Bem mais criativos que "porcooooo" e "vamo ganha porcooo".
Enfim, Palmeiras. Nos vemos quando você reaparecer em Buenos Aires.
sexta-feira, maio 22, 2009
Bombonerazo

A última derrota do Boca Juniors na Bombonera, jogando pela Libertadores, tinha sido em 2003 para o nosso Paysandu.
A última vez que eles tinham sido eliminados em uma oitava-de-final foi exatamente há 20 anos, contra o Olimpia do Paraguai.
O time todo poderoso se encontra num momento nada bom. Com uma colocação péssima no campeonato nacional, suas esperanças estavam todas na Libertadores. Porém tudo veio abaixo nessa quinta, 22, ao perder de 1 a 0 do Defensor do Uruguai.
Se eles não melhorarem e não conseguirem uma boa colocação no próximo Apertura, correm o risco de nem se classificarem para a próxima Libertadores.
Primeiro a Argentina leva de 6 a 1 para a Bolívia numa eliminatória. Depois o River, San Lorenzo e Lanús dão vexame a não passar pela primeira fase da Libertadores. Agora o mítico Boca Juniors é desclassificado por uma equipe nada tradicional.
Por onde andarão a mística copeira e a raça argentina?
quinta-feira, maio 14, 2009
O Olé também leva drible
O famigerado jornal esportivo argentino Olé é muito conhecido pelos brasileiros. Vez ou outra a imprensa tupiniquim mostra alguma capa dele, sempre sarrista e criativa.
Pois bem, dessa vez quem levou um drible humilhante, daqueles debaixo das pernas, foram os inteligentes e ácidos jornalistas do tal diário.
Eles, que adoram ver o circo pegar fogo, publicaram uma capa do jornal com uma foto de uma faixa da torcida do River que dizia "La peor dirigencia de la historia". Isso caiu como uma bomba, piorando ainda mais a crise justo em tempos de eleição no clube de Nuñez.
Acontece que essa faixa nunca existiu. Foi tudo obra de um torcedor do River que fez uma montagem com uma foto onde a faixa da torcida na verdade dizia "La peor defesa de la historia".
Como é que um jornal que cubre quase que só o futebol vai e publica alguma coisa dessas? E os jornalistas em campo? Ninguém se lembra que essa faixa nunca esteve lá? Bizarro, não?
Mas os caras conseguiram ser grandes mesmo após um erro crasso desse. Publicaram um pedido de desculpas, explicando toda a história e até tirando um sarrão com a faixa e o photoshop.
Leia o pedido de desculpas do Olé aqui.
sexta-feira, abril 24, 2009
Fracasso argento

Dos 5 times argentinos que disputam a Copa Libertadores 2009, três não se classificaram para a próxima fase. E olha que alguns deles estavam em grupos que eram puro "mel na chupeta".
Boca Juniors e Estudiantes de La Plata passaram. Lanús, River Plate e San Lorenzo estão fora. E não é que eles lutaram até o final. A maioria deles foi humilhada, como o River perdendo no Paraguai para um time que só estava a passeio no campeonato. Ou o San Lorenzo, que em 5 jogos ganhou um e perdeu o resto.
E pelo jeito o Boca não deve continuar muito tempo na copa. Bem no dia que Cris Kirchner presenteou o pé-frio do Lula com uma camisa do clube, o Boca perdeu. É eliminação na certa!
Valeu, Cris!
segunda-feira, abril 20, 2009
Crise no Super-clássico

Ontem, domingo 19, Boca e River fizeram mais um Super-clássico argentino. Os dois times que se odeiam mortalmente acabaram empatados em 1 a 1.
E a crise mundial pode ser vista até nesse jogo. Os responsáveis pelo credenciamento de jornalistas extrangeiros dizem que esse ano diminiu em 50% o número de meios de comunicação presentes no jogo.
Além disso o Boca está numa péssima colocação no campeonato nacional, e o River Plate só um pouquinho melhor. Não era um jogo importante pro campeonato. Apenas era um super-clássico.
Tenho que concordar com os argentinos, que adoram dizer que tudo deles é o melhor. O clima na cidade fica diferente no dia que Boca Juniors e River Plate se enfrentam. Nunca fui ver ao vivo o tal embate, mas tenho razões para acreditar que está entre os maiores derbys mundiais. Só perde para o Clássico da Praias jogado em Santos pela Portuguesa Santista e o Jabaquara.
terça-feira, abril 07, 2009
A outra ditadura argentina
Julio Grondona completa 30 anos na presidência da AFA, a associação que comanda o futebol argentino.
Nesses anos foram pataquadas atrás de pataquadas e um estilo de governo que parece muito ao de Cristina Kirchner: zero conciliação, 100% confrontação.
É de se imaginar como o futebol argentino, um dos melhores do mundo, estaria sem essa múmia na direção.
Para entender melhor recomendo o especial cheio de infográficos irônicos do Diario Perfil
E também o texto do jornalista Sergio Levinsky, que também foi publicado no blog do Juca Kfouri.






