quarta-feira, dezembro 17, 2008

Melhores do Ano

É dezembro e começam a pulular as listas dos melhores de 2008 por aí.

Não tenho muita paciência para fazer a minha aqui, mas de duas coisas tenho certeza.

O melhor filme é "O Escafandro e a Borboleta", que me deixou pasmo com a beleza da fotografia e a história tão comovente, sem apelações melodramáticas. Sem esquecer, é claro, da belíssima banda sonora. Um clássico que foi direto pra minha lista de filmes preferidos de todos os tempos.

Já o melhor livro simplesmente não sei. Já que "O Filho Eterno" do Tezza foi lançado em 2007, a coisa fica complicada. Ainda não li "O maníaco do olho verde", do Dalton Trevisan, mas aposto desde já que deve ser um dos melhores do ano.

Quanto ao melhor CD, estou em dúvida, mas certamente um dos favoritos é o Dwell, dos caras do The Envy Corps. Essa banda americana do Iowa, que é algo como o resultado de uma colisão entre Muse e Radiohead da fase The Bends com uma pitaca daquela veia épica do Doves, lançou um dos mais empolgantes discos do ano e poucas pessoas falaram disso.

O que mais me contagia neles é essa guitarra crescendo que dá todo um climão de algo que vai explodir a qualquer momento na maioria das músicas, além da bateria envolvente, quebradona e um tanto quanto imprevisível. Sem falar que o cara canta muito, mesmo lembrando um pouco o Thom Yorke.

Eles também mandam muito bem nos clips. Aqui dois deles. Em "Wires & Wool", um cara com uma caixa misteriosa é perseguido por uma galera e em "Story problem", eles brincam com esses game shows japoneses do estilo Olimpíadas do Faustão.

Wires & Wool


Story Problem

5 comments:

Anônimo disse...

Túlio, li seu Mojo Book ontem. Muito bom.

Maurício Fernandes
mauriciofernandes.wordpress.com

Unknown disse...

Não sei porque eu insisto em seguir suas indicações, etc. hehehe
Mas vou dar uma conferida em tudo isso.
Já estou escrevendo o post sobre os filmes.

Aliás, também não tenho saco pra fazer lista de melhores.

Abraços!
Bruno Silva
http://ladobdocassete.blogspot.com

Túlio disse...

Obrigado, Maurício.

Bruno, pode confiar no The Envy Corps!

Lívia disse...

"banda sonora", hahaha!

Túlio disse...

3 anos de Argentina... desaprendi o portugues

Blog Widget by LinkWithin