terça-feira, dezembro 02, 2008

Cordilheira

Desde que o Daniel ficou hospedado aqui em casa faz umas semanas, por causa do Filba (Festival Internacional de Literatura de Buenos Aires), fiquei curioso para ler seu livro Cordilheira.

É o primeiro da coleção Amores Expressos, onde cada escritor foi mandado para uma parte do mundo para escrever uma histórias de amor. No caso de Cordilheira, o cenário da história é Buenos Aires e exatamente isso me chamava tanta atenção. Como um cara que não mora aqui retrataria a cidade?

No livro, Anita é uma escritora que acaba de terminar com o namorado e ainda se recupera do impacto do suicídio de uma amiga. No meio disso ela recebe um convite para promover seu livro em Buenos Aires e acaba conhecendo Holden, um fã de sua obra que tem um grupo de amigos que fazem parte de um tipo de seita literária bizarra. Ela está louca para engravidar e pensa que essa é a oportunidade ideal para isso.

Posso dizer que está tudo lá. O cara teve o dom de não cair em clichês sobre Buenos Aires e vai muito além, falando de lugares e coisas que os porteños realmente vivem, e não os turistas. Desde a descrição de um argentino intelectualóide típico, dos taxistas, dos locutórios, do lixo do lado do murinho da Costanera Sur, do bar do Roberto em Almagro, do bar do Gallego em Palermo, das ruas de San Telmo e da milonga La Catedral. Interessante é até reconhecer personagens como o bigodudo da Ugi's, pizzaria barateira há duas quadras daqui de casa, que coloca o orégano com a mesma mão que recolhe o dinheiro. Falando nisso, olha ele aí!

ugis

6 comments:

Sergio Casoetto disse...

Virei fã do Aires Buenos. Parabéns pela inteligência de seus posts!

Túlio disse...

Servimos bem para servir sempre. Agradecemos a preferência.

Unknown disse...

Olha o livro que você indica e o que eu indico. hehe
Claro, cada um tem sua importância. São nichos diferentes.

Eu sei que fico afim de ler todos os livros que você comenta aqui. o que é um perigo, vide os filmes que você comentou. hehehe

Um abraço!
http://ladobdocassete.blogspot.com

Vinícius da Cunha disse...

Meu advogado vai entrar em contato contigo.

Túlio disse...

Foto por Benício Cunha. PS: a foto foi usada sem objetivo de lucro.

Vinícius da Cunha disse...

Eu não tenho escrúpulos.

Blog Widget by LinkWithin