sexta-feira, dezembro 12, 2008

Infierno bajo tierra

O metrô de Buenos Aires é o mais antigo da América Latina. Direto escuto isso sendo dito com todo orgulho pela imprensa e pelos nativos portenhos. De fato a linha A, que começa embaixo da Casa Rosada e acompanha boa parte da Avenida de Mayo e depois a Rivadavia é um cartão postal único.

Mas o ser humano se acostuma e tudo aquilo que é bonito perde o encanto quando se torna comum.

Viajar de metrô aqui é o mais perto do inferno que você pode chegar. É embaixo da terra, lotado de gente (muitas vezes fedida) e não tem a mínima ventilação. Usar a linha C, que liga Retiro a Constituicion na hora do rush é emagrecimento na certa. É uma verdadeira sauna.

O serviço, subsidiado pelo governo, cobra ridículos 90 centavos dos passageiros e o serviço é de péssima qualidade. A maioria dos trens é do tempo do guaraná de rolha, a frequência dos serviços varia de acordo com o humor dos funcionários e a limpeza das estações e vagões é bem questionável. Além do mais existe todo um festival de pedintes e vendedores ambulantes, que por mais que você tenha compaixão, enchem o saco.

Hoje os funcionários, que tem salário muito maior que a maioria da população, resolveram fazer mais uma greve. Na verdade foi a interrupção do sistema. Um trem que geralmente vem de 5 a 6 minutos, veio a cada 15, e o inferno foi instalado. As estações que já são bem quentes no verão, alguns graus a mais do que a temperatura na rua, ficaram amontoadas de gente. Muita gente é igual a mais calor. Imagina o cheiro de murrinha que não ficou o lugar. Na superfície a cidade entrou em Chaos. Congestionamentos que trancavam cruzamentos, buzinaços

Felizmente desde que a empresa mudou de escritório não uso mais o "subte". Minha viagem de ida no 168 é religiosa. Buenos Aires é muito mais bonita e fresca na parte de cima.

8 comments:

Mariana P. disse...

rapaz, minha experiencia de metro em sp é muuuito pior que aqui.

Anônimo disse...

Pelo visto metrô é um problema em boa parte do mundo. Fiquei horrorizado outro dia com umas imagens que vi do metrô de um país asiático. Aqui no Rio é uma bosta também, já chego estressado no trabalho.

Túlio disse...

Pois é, cada um tem sua experiência.
O metrô aqui é bem melhor se pensarmos em sua abrangência, muito mais do que o de SP.

Mas é um sistema velho e fede demais. Os bancos de "veludo vermelho" da linha B são um verdadeiro nojo.

Anônimo disse...

pelo que li nesse post, o metrô de BA é praticamente igual ao mundo todo, exceto o de São Paulo, que é o metrô mais limpinho e "calminho" que já andei. (com certeza se deve ao fato de linhas de metro de SP não existirem...rs...mas estão ampliando !!!! )
bjo

LuRussa
www.garotinharuiva.blogger.com.br

Adélia Jeveaux disse...

aqui o metrô é maravilhoso. ar condicionado e tal. o problema é que só vai pra cima ou pra baixo (leia-se: sentido zona norte e sentido zona sul). deve ser por isso que é tão bem cuidado.

Anônimo disse...

nas vezes em q fui a baires era tipo inverno ou um clima mais ameno [a última em setembro, no BAFIM], ainda assim, o olor dos subtes conseguiu se fazer presente nestas narinas prejudicadas pela rinite alérgica. hehe

mas quando pinto aí costumo é caminhar muito [tipo a santa fé inteira,, hehe], ou então pego taxi e busão mermo, quase sempre o 29, pra rever os amigos [e amigas, sobretodo] q fiz nessa cidade loca.

talvez eu volte em fevereiro pra fugir da folia momesca carioca e, tomara, pegar mais um showzinho do El Mató...

aí Túlio, tu conhece o boteco A Gata Comeu lá de Curi? hehe ali perto do estádio do Coxa. Um amigo de lá q me apresentou, nem tive saudade dos pés-sujos do Rio [e tem um boteco no centro em homenagem ao Garrincha q é bacana também]

outra: é verdade q a Imperial tá melhor q a Quilmes???

primeira vez q comento aqui, mas leio sempre.

abrazo

Túlio disse...

Marcus, o "A gata comeu" é um clássico do Alto da Xv em Curitiba. Fui lá várias vezes mas depois que a Vigilância Sanitária fechou umas 2 vezes deixei pra lá! hehe

E esse boteco do Garrincha, o Torto, é bem simpático tb. Fui uma vez só, virou "hype" depois que eu saí de Ctba.

Djones disse...

Quando eu falo que nesta bosta de país nada funciona...

Blog Widget by LinkWithin