sábado, maio 02, 2009

Café de Las Violetas

O Café de Las Violetas é um primo distante, mas não pobre do Café Tortoni. É menos conhecido dos turistas exatamente por não estar no centro, mas sim em Almagro, na esquina da Avenida Rivadavia com a Medrano.

Os dois estão entre os cafés mais tradicionais de Buenos Aires, com uma arquitetura lindíssima. O Tortoni foi fundado em 1858, já o Las Violetas mais tarde em 1884, com uma inauguração tão importante que até o presidente argentino estava presente.

Ao contrário do seu primo, Las Violetas é bem mais claro, com janelas gigantescas que dão para rua, belos vitrais e umas colunas de mármore. Os garçons estão todos com terno e gravata e o ambiente é de puro requinte. O mousse de chocolate de lá é um pouco caro, mas vale a pena provar. Foi um dos melhores que já provei na vida.

O melhor de não estar cravado no centro é poder tomar tranquilamente seu café-da-manhã, sem horas de turistas entrando e enchendo o saco com fotos e flashes, além de uma enorme fila para entrar que às vezes se forma no Tortoni. Uma bela alternativa para quem quer evitar o turismo clichê de Buenos Aires. Ahh, bom constar que tem um dos banheiros mais limpos e bem cuidados dos cafés da cidade, ponto que muitas vezes passa despercebido.


Guia Óleo

Site oficial (com menu em "portugueis")

16 comments:

Sharon disse...

Por morar bem perto de las violetas, na minha família nao tem aniversário sem um bolo de lá!!! Nao tem nada como esses bolos.

Sharon disse...

A quantidade de erros nesse menu é terrível!!!

Anônimo disse...

Conheço os dois, contudo, para mim, a confeitaria Colombo no Rio de Janeiro é imbatível.

Adélia Jeveaux disse...

quando eu voltar aí na semana que vem, vou experimentar.

Anônimo disse...

nunca fui no tortoni, acho até q por nunca ter ido nessas excursoes turisticas a bs.as.,mas já fui e gostei muuuito do "las violetas"!!
otima dica :)

Túlio disse...

chega mais ai!

andreia disse...

puxa, que pena so ficar sabendo desta dica agora... acabo de voltar de bs as e nao conheci o las violetas. fui no cafe tortoni, como sempre (adoro o ambiente de la, durante a semana ha menos turistas). vou anotar pra proxima :)

K disse...

FIQUEI COM VONTADE DE CONHECER
BOA SEMANA

barbao disse...

O Las Violetas é muitas vezes mais legal que o Tortoni, principalmente pela pequena quantidade de turistas. Mas se a ideia é ficar ali pelo centro, é só andar um quarteirão a mais, em direção ao Congreso, e encontrar o 36 Billares. Com tudo que o Tortoni tem, mas sem turistas, uma experiência bem mais real de "portenhice".

Túlio disse...

Não conheço esse 36 billares, Barbão. Vou ter que ir e conferir.

Sharon disse...

Sou portenha, nascida e criada em bs as. Nunca fui ao café tortoni... será que só é pra turistas e tangueros???

Leo Carioca disse...

36 Billares: mm clássico Túlio. Confere, é muito bom.

Seria bom que voltasse também El Molino, na esquina de Callo y Rivadavia. Era outro clássico, que, infelizmente, fechou na década do 90, junto a outros cafés y bares similares.

Depois, tem os que se renovaram para não fechar e ficaram péssimos, como La Paz, na Av. Corrientes, que passou a estar pintado cor creme, como todos os bares horríveis que abriram nos 90.

Sandra V disse...

Tulio, acabo de conhecer seu blog, estou adorando! Estive ano passado em BA e fiquei apaixonada pela cidade, especialmente Palermo soho.Na semana que vem estarei acompanhndo meu marido numa viagem de trabalho a Montevideo, então iremos no final de semana para Colônia do sacramento.Gostaria de saber a melhor maneira e mais rápida para ir a Buenos Aires a partir de Colônia, sei que tem uns barcos tipo catamarã, mas tem muitos horários aos domingos?Quero ir e voltar no mesmo dia, saindo de manhã e voltando à tarde/noite, vc tem alguma sugestão de passeio próximo do desembarque dos barcos, acho que é em Porto Madero, lugar que ainda não conheci, queria dicas de lugar para almoçar e para visitar.Bjs!

Túlio disse...

Oi Sandra, o ideal pra chegar em Bs As é o Buquebus.

Quanto às dicas, dê uma lida nos posts de culinária aqui.

abs.

Anônimo disse...

Sou mil vezes o La violetas. Tenho até umas latinhas de chocolate personalizadas da casa.

abraço

Fábio

carlindokizz disse...

Passei só para deixar o link do meu blog no Brasil.Acesse confira e comente.o endereço é:
http://kizzhome.blogspot.com/

Blog Widget by LinkWithin