segunda-feira, maio 04, 2009

Top 10 músicas do rock curitibano

Vendo tantas listas de música por aí, senti falta de uma sobre o rock de Curitiba.

Resolvi por a mão na massa. Pedi para 25 pessoas que entendem da cena local me mandassem uma lista com aquelas que consideram ser as melhores músicas do rock curitibano dos anos 00.

O critério de desempate foi a quantidade total de votos das bandas, somadas as menções de outras músicas.

Para baixar o TOP 10: http://www.zshare.net/download/59754930730c360d/

Esse foi o resultado:

1. Irís - Cachorro Magro (6 votos)
A banda do onipresente multi-instrumentista Igor Ribeiro foi a grande campeã da votação e não é para menos. Igor é um dos compositores mais talentosos da cidade, tendo participado de inúmeros projetos e grupos.

"Cachorro Magro" é uma baladona low fi, com uma vocal meio preguiçoso e uma letra simples, porém brutalmente direta, que alterna momentos calmos com explosões de guitarras. A canção ganhou uma interessante releitura do Terminal Guadalupe no cd "A marcha dos invisíveis". Pedi para que o Igor falasse um pouco da música:

"A letra é uma parceria minha com o rubens k. a música eu já tinha , pra uma outra letra em inglês, que foi descartada. O arranjo original era pouca coisa diferente, mas a música ja tava toda ali, só foi lapidada.

A gente não pensou muito quando estava fazendo. É sobre a vida vira-lata, marginal, sem muitas expectativas. A história de um cão vagando pelas ruas (um cão-humano) que se deixa levar pelo que acontecer a mercê da sorte ou azar. O que vier tá bom, sabe?"

2. Terminal Guadalupe - Burocracia Romântica (5 votos)
Talvez a banda independente de Curitiba mais conhecida no Brasil, o Terminal Guadalupe recentemente anunciou seu fim, mas pelo que tudo indica foi só uma pausa. Uma nova formação já esta a caminho sob a batuta do vocalista Dary Jr.

Burocracia Romântica é exatamente a canção que fez a banda nascer.

O próprio Dary explica melhor:

"O grande amor é aquele que não deu certo". Foi a partir da definição de Jamil Snege (1939-2003) que surgiu o conceito da canção "Burocracia Romântica", faixa-título do primeiro ábum do Terminal Guadalupe, trilha sonora de curta-metragem homônimo. Eu ouvi a frase da boca do próprio escritor, naquela que seria sua última grande entrevista, em 2002.

O tema da impossibilidade ou renúncia é recorrente nas relações afetivas, daí o motivo pelo qual - acredito - a música desperte alguma identificação. Assumir fraquezas, como a letra explicita, está longe de ser engodo ou irrelevante. É coragem mesmo. E é para poucos. Os versos se bastam. Imagem, sabemos todos, nada é"

3. Mosha - Spacemen (5 votos)

O Mosha é a mais perfeita tradução do britrock de qualidade feito em Curitiba. Um baixo poderoso, uma guitarra espacial a la The Edge, batidas seguras e linhas vocais que lembram desde Verve a Paul Weller.

Spacemen era puro "e-bow", um aparato que dá um efeito de prolongamento das notas. Seus acordes foram ouvidos desde o porão da banda no Jardim Social até terras inglesas, sendo trilha sonora da abertura do programa Ciclojam. A banda que deu uma pausa de 3 anos, voltou recentemente aos palcos com uma nova formação. Curitiba agradece.

4. Poléxia - Aos garotos de aluguel/Melhor assim (4 votos cada)

As duas canções empatadas em quarto lugar são prova cabal da qualidade e regularidade do grupo. Somando todas as canções mencionadas, a Poléxia foi de longe a banda mais votada de todas: 15 votos no total com 8 músicas diferentes indicadas pelo júri.

O quarteto de Rodrigo Lemos e companhia já lançou singles, gravou cd acústico, conseguiu ser um dos mais vendidos da FNAC e recentemente lançou seu segundo cd "A Força do Hábito", com faixas produzidas por John do Pato Fu e participação da Vanessa do Ludov. Nada mal.

Rodrigo Lemos fala sobre "Ao garotos de aluguel":

"É, provavelmente, a música mais ingênua que poderia ter saído naquela época (por volta de 2003). Eu, de fato, passei por essa situação que a canção narra e até hoje fico um pouco constrangido em admitir que tudo gira em torno de um refrão engraçado. Acho que é o que torna a música leve, no final das contas...".

5. Charme Chulo - Polaca Azeda (4 votos)
O grupo que junta Smiths com a roça pode ser acusado de qualquer coisa menos de não ter originalidade. O Rock caipira é a praia do Charme Chulo, que somando todos os votos recebidos foi a segunda banda mais mencionada pelos nossos jurados: 11 votos.

Polaca Azeda exprime exatamente isso. Já começa com uma viola sendo destroçada no começo para depois cair no maior fuzuê de indie com o pé no estábulo. Tião Carreiro nunca foi tão moderno!

6. Oaeoz - Dizem (4 votos)
É justo a música menos rock e mais singela do Oaeoz a mais votada da banda. Com uma letra sensacional de Rubens K, cordas e um dueto vocal certeiro de Ivan dos Santos com Edith de Camargo, "Dizem" exprime como poucos uma angústia da vida moderna sem cair em clichês e mesmice.

A banda que já tem 12 anos de carreira emplacou outras músicas na votação, sendo a terceira mais votada no total.

7. Wandula - Sad Days (4 votos)

"Sad Days" da poliglota banda Wandula é outra música que consegue ser rock sem ser muito guitarrenta. Liderados por Edith de Camargo, a banda já tocou até na Suiça. Possuem uma sonoridade única no país, que faz inveja qualquer Yann Tiersen.

8. Charme Chulo - Mazzaropi Incriminado (3 votos)

A segunda banda mais votada emplacou outra canção. Não é só o som e as roupas que são caipiras no Charme Chulo. A temática vai de Dalton Trevisa até Mazzaropi. Um clássico.

9. Ruído/mm - Praieira (3 votos)

Pra uma banda de música instrumental entrar na lista é porque os caras são bons mesmo. E não são só as 6 pessoas que votaram neles que dizem isso, mas toda a crítica que escolheu "A praia" como um dos melhores cd's de 2008.

10. Relespública - Nunca Mais / Bad Folks - Big White Chase (3 votos)
Empatados com 3 votos e 5 menções totais, ambas as bandas não poderiam ficar de fora. O Relespública é a que chegou mais longe no pequeno mundo alternativo curitibano, sendo até contratado por uma grande gravadora. Já o Bad Folks fez turnê até na Europa. Não é mole não.

Aqui a lista das 25 pessoas que votaram:

1. Ivan Santos (De Inverno /Oaeoz)
2. Abonico Smith (TVE/ Mondo Bacana)
3. Adriane Perin (Jornal do Estado)
4. Digão Duarte (Folha de Londrina)
5. Cristiano Castilho (Gazeta do Povo)
6. Guga Azevedo (Lumem / Subtropicália)
7. Rodrigo Lemos (Poléxia/ Sabonets)
8. Mariele Loyola (Cores D Flores / 91 Rock)
9. Giancarlo Rufatto (Hotel Avenida e solo)
10. Marcelo Urânia (blog Estranho Caminho)
11. Lielson Zeni (Colunista Bonde)
12. Claudinha Bukowski (Copacabana Club)
13. Heitor Humberto (Heitor e Banda Gentileza)
14. Rômulo Machado (Mosha)
15. Igor (Charme Chulo)
16. Túlio Pires Bragança (Aires Buenos/ex Johnz)
17. Leo Vinhas (jornalista)
18. Murilo Basso (Scream and Yell)
19. Neri Rosa (Último Volume)
20. Andre Sakr
21. Denis Pedroso (In new music we trust)
22. Marcelo Costa (IG / Scream and Yell)
23. Tiago Agostini (Rolling Stone)
24. Fernando Souza (blog do Fernando Souza)
25. Duda Schwab (jornalista)

* Esse Top 10 sai bem no dia do falecimento do Emerson Gus Macedo, guitarrista de bandas curitibanas como Loaded, Sofia e Góticos for fun. O Sofia ganhou exatamente um voto na enquete, justo o que eu dei para a belíssima música "Nada" que simplesmente acho demais. Lembro que um dia até conversei com ele sob a possibilidade do Johnz fazer um cover na época. Não era muito amigo do cara, mas bati altos papos no V.U. e nas Livrarias Curitiba com ele. Vai com Deus, rapaz.

26 comments:

giancarlo rufatto disse...

cade 12° voo? cade?

:P

Rodrigo Lunardon disse...

O que você acha do Pla, o menestrel curitibano?

Túlio disse...

12 voo teve 1 voto só. Eu votei em outra deles, a "o caminho a quinta a setima quadra".

Unknown disse...

bem off topic. Visse que vai ter show do Jens Lekman aí em BsAs em junho?

ótimo blog, visito sempre.
abraço.

Lielson disse...

acabou ficando uma lista bem justa, com os principais representantes da cena alternativa da cidade.

agora o que esse "Lielson" faz na votação? mais critério Senhor Bragança, por favor.

Túlio disse...

Pois é Felipe, sabia que o Jens viria para cá sim. Agora que vc comentou fui confirmar e já tem a data e tudo. Muito foda!

Leo Vinhas disse...

Belíssimo trabalho, senhor Túlio! É uma tarefa hercúlea, difícil de compilar e agregar. Meus parabéns!

Mas pô, não citaram nenhuma do Beijo AA Força nem do Johnz? Injustiça!

Túlio disse...

Beijo AA Força não foi citado. Talvez porque seja mais da década passada, não tenho certeza.

Johnz teve um voto, exatamente para a música Georgia.

Ivan disse...

é. a fase clássica do BAAF é do final dos anos 80, começo dos 90. e Johz, eu colocaria "História de homens casados" em um top 20 fácil.

zubreu disse...

salve, senhores! ficou faltando um link de download pra ótima seleção que vocês fizeram!
procurei algumas na net e nem tem jeito de achar!

zubreu@gmail.com

Ivan disse...

pois é. alguém podia fazer uma mixtape?

Mac disse...

Pô, tem coisas ai que eu mesmo não conheço, então uma mixtape seria um MP3 na roda :)))

giancarlo rufatto disse...

tinha de fazer um podcast com comentarios e piadinhas externas.

Unknown disse...

Salve! Como toda votação sempre tem alguém que acha que faltou outro alguém, senti falta de músicas da Telesônica e Sabonetes, que conheci em uma enquete da Gazeta (acho que no Sobretudo). De resto, tudo me pareceu bem bacana, inclusive pelo Charme Chulo que é bem legal... Abração e parabéns pelo trabalho.

Luly disse...

Ahhhh faltou a banda Anacrônica gente...Muito boa.
Bjks

marie. disse...

Gostei da iniciativa!

Felipe disse...

OI minha dica é ir pra Praia do Rosa no inverno tambem visitar as Baleias Francas que ficam amamentando seus filhotes em torno de julho a outubro , reservas de pousadas e casas podem entrar no Poral http://www.praiadorosa.blog.br.
Valeu pessoal boas fotos. Brasil

J.! disse...

A lista é coerente, mas, pode ter sido "contaminada" pelo fato de alguns votantes também serem integrantes de bandas cujas músicas foram mencionadas.

Túlio disse...

Uma das poucas regras da votação era que ninguém podia votar em banda própria, nada de nepotismo.

Nenhuma lista é definitiva e unânime, mas essa achei que ficou até bem justa. As bandas mais conhecidas da cidade apareceram quase todas.

Muitas outras foram votadas, mas talvez não conseguiram figurar entre os top 10 pq ainda são novas, caso do Sabonets e do Copacabana Club.

Enfim, essa não é uma lista oficial de nada. Quem quiser tomar a iniciativa que faça outra!

Dary Jr. disse...

Eu ri por último.

giancarlo rufatto disse...

é isso ai, ganhou o leitão.

Anônimo disse...

Como bem disse o Mac: mixtape now ;)

Túlio disse...

LInk para baixar todas as musicas

http://www.zshare.net/download/59754930730c360d/

André Ramiro disse...

Issae bicho, agora faz o Igor voltar com o íris! hehe

André disse...

Bem fraca a lista, e bota contaminada nisso. Ta pior que gripe suína.

Anônimo disse...

cadê Anacrônica??? na minha opinião a grande promessa curitibana!!!

Blog Widget by LinkWithin