domingo, outubro 26, 2008

Curitiba no La Nación

O jornal La Nación desse domingo saiu com quatro matérias em um especial sobre transporte público. Duas delas eram sobre Curitiba.

Uma mostrava a cidade como ícone do transporte público, dando uma geral sobre o sistema de ônibus, e outra entrevista o Jaimer Lerner.

Não é a primeira vez que o ex-prefeito e ex-governador aparece por aqui. Faz menos de um mês ele visitou a cidade para falar de planejamento urbano em uma e foi entrevistado por vários jornais e apareceu numa extensa entrevista no canal de cabo À ,que é totalmente focado em cultura da capital argentina.

Não sei se é parte de uma publicidade do governo curitibano ou foi simples maravilhamento da repórter, mas as matérias do La Nación ainda insistem no mito da cidade dos sonhos. O sistema de transporte de Curitiba, que hoje já mostra vários problemas e debilidades, é vendido como um modelo de total sucesso. Até mesmo os usuários de ônibus entrevistados são pouco críveis. Um cara que tem carro mas prefere usar o ônibus na cidade é tão surreal como a outra mulher que fala "Aqui não se chega tarde a nenhum lado".

É a lenda da cidade modelo, agora na versão "Mercosur".

Leia as matérias:

1. Curitiba, un ícono del transporte público

2. "Debemos rediseñar las ciudades"

6 comments:

Anônimo disse...

Realmente, o transporte de curitiba é uma droga. Acredito até mesmo que seja um dos piores do Brasil.

Bruno Silva disse...

Olha, só de trocar aqueles ônibus horrendos que circulam pela capital porteña já tava de bom tamanho. Benzadeus. Aquilo são aberrações visuais!

Abraços!
http://ladobdocassete.blogspot.com

Túlio disse...

Aqueles ônibus tem uma estética própria. TANGO STYLE.

Helena disse...

Alguem cita na reportagem que Curitiba é a cidade com mais carros per capita do Brasil? Será que isso é um sinal?

hellenG disse...

ontem passou um documentário no discovery sobre o sistema de transporte daqui. com o jaime lerner "jaba the hut" falando maraviiiiilhas sobre isso. jisuis.

Túlio disse...

Mas pensando bem, quase qualquer cidade comparada a Buenos Aires tem um bom sistema de transporte.

Blog Widget by LinkWithin