Recoleta, numa comparação tosca, a Copacabana de Buenos Aires. Um bairro charmoso da elite clássica da cidade. Seu principal ponto turístico é o Cemitério da Recoleta, localizado na Plaza Francia, onde sábado e domingo há uma feirinha de bugigangas.
Pessoalmente o Cemitério da Recoleta é um lugar onde não aguento ir mais. Já acompanhei tanta gente lá que já perdi o pique. Mas confesso que fiquei encantado na primeira vez que visitei. Não é o túmulo da Evita, bem decepcionante por sinal, o que mais chama a atenção no lugar, mas sim a tamanha ostentação dos túmulos. Gigantes, modernosos e hitech, algumas lápides parecem mais um caixa 24 horas do que um lugar mórbido.
Mórbido no lugar é perceber muitos caixões à mostra. Sim, o endereço é tão requisitado pelos difuntos que muitas vezes não há espaço suficiente e muitos caixões acabam ficando à mostra dentro das tumbas.
Ao lado do Cemitério está o Museu Nacional. Muito melhor que o MALBA e além disso é grátis. Tem um acervo de quadros muito antigos e clássicos: rembrandt, rodin e coisas do tipo.
Do lado oposto está o Village, espécie de centro comercial com livrarias, restaurantes, cinemas e bares. O destaque é o bar temático de futebol "Locos por futbol", com mais de 50 tevês e muitos telões.
Saindo da Recoleta e chegando ao Barrio Norte, esquina das avenidas Callao e Santa Fé, está a livraria Ateneo. Um antigo cinema foi transformado em livraria e agora é praticamente um ponto turístico. Gigante, bonito e com muita ostentação, como quase tudo nessa cidade. Vários andares e galerias foram transformados em alas da livraria, e o antigo palco hoje dá lugar a um simpático café. Imperdível! Mexa nos livros, folheie, sente e leia algum. Posso garantir que nenhum vendedor vai te importunar. Muito pelo contrário, se você estiver buscando um título em especial é que vai ser difícil contar com a ajuda deles.
Vamos firmes, ainda faltam 6 capítulos do guia:
5. Palermo (Parques e compras)
6. San Telmo / Boca
7. Tigre / San Isidro
8. Futebol
9. Noite e Náite
10. O que os guias não dizem
sexta-feira, novembro 30, 2007
Guia Rápido de Buenos Aires: 4. Recoleta / Barrio Norte
Labels:
argentina,
buenos aires,
guia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comments:
Quando estiver fazedno esse roteiro não deixe de passar pela confeitaria La Biela onde se encontra uma das maiores árvores que já vi por aqui.
Amigo,
Fui a BsAs em lua de mel, e minha visita ao MALBA foi 0800. Eles estão cobrando agora?
Abs,
René
provavelmente vc foi numa quarta feira, dia que é de GRAÇA o MALBA
:D
aliás, dia de quarta a maioria dos museus tem entrada gratis.
Comi muitíssimo bem na Recoleta, e me descobri um piá deslumbrado no Hard Rock Café, mesmo o lugar sendo um ambiente rocker prét-a-porter. Pelo visto, somos todos uns guris colonizados mesmo.
Postar um comentário