sexta-feira, novembro 30, 2007

Guia Rápido de Buenos Aires: 4. Recoleta / Barrio Norte

Recoleta, numa comparação tosca, a Copacabana de Buenos Aires. Um bairro charmoso da elite clássica da cidade. Seu principal ponto turístico é o Cemitério da Recoleta, localizado na Plaza Francia, onde sábado e domingo há uma feirinha de bugigangas.

Pessoalmente o Cemitério da Recoleta é um lugar onde não aguento ir mais. Já acompanhei tanta gente lá que já perdi o pique. Mas confesso que fiquei encantado na primeira vez que visitei. Não é o túmulo da Evita, bem decepcionante por sinal, o que mais chama a atenção no lugar, mas sim a tamanha ostentação dos túmulos. Gigantes, modernosos e hitech, algumas lápides parecem mais um caixa 24 horas do que um lugar mórbido.

Mórbido no lugar é perceber muitos caixões à mostra. Sim, o endereço é tão requisitado pelos difuntos que muitas vezes não há espaço suficiente e muitos caixões acabam ficando à mostra dentro das tumbas.

Ao lado do Cemitério está o Museu Nacional. Muito melhor que o MALBA e além disso é grátis. Tem um acervo de quadros muito antigos e clássicos: rembrandt, rodin e coisas do tipo.

Do lado oposto está o Village, espécie de centro comercial com livrarias, restaurantes, cinemas e bares. O destaque é o bar temático de futebol "Locos por futbol", com mais de 50 tevês e muitos telões.

Saindo da Recoleta e chegando ao Barrio Norte, esquina das avenidas Callao e Santa Fé, está a livraria Ateneo. Um antigo cinema foi transformado em livraria e agora é praticamente um ponto turístico. Gigante, bonito e com muita ostentação, como quase tudo nessa cidade. Vários andares e galerias foram transformados em alas da livraria, e o antigo palco hoje dá lugar a um simpático café. Imperdível! Mexa nos livros, folheie, sente e leia algum. Posso garantir que nenhum vendedor vai te importunar. Muito pelo contrário, se você estiver buscando um título em especial é que vai ser difícil contar com a ajuda deles.

Vamos firmes, ainda faltam 6 capítulos do guia:

5. Palermo (Parques e compras)
6. San Telmo / Boca
7. Tigre / San Isidro
8. Futebol
9. Noite e Náite
10. O que os guias não dizem

5 comments:

claudemir disse...

Quando estiver fazedno esse roteiro não deixe de passar pela confeitaria La Biela onde se encontra uma das maiores árvores que já vi por aqui.

Unknown disse...

Amigo,
Fui a BsAs em lua de mel, e minha visita ao MALBA foi 0800. Eles estão cobrando agora?

Abs,

René

Túlio disse...

provavelmente vc foi numa quarta feira, dia que é de GRAÇA o MALBA

:D

Mariana P. disse...

aliás, dia de quarta a maioria dos museus tem entrada gratis.

Leo Vinhas disse...

Comi muitíssimo bem na Recoleta, e me descobri um piá deslumbrado no Hard Rock Café, mesmo o lugar sendo um ambiente rocker prét-a-porter. Pelo visto, somos todos uns guris colonizados mesmo.

Blog Widget by LinkWithin