quarta-feira, junho 17, 2009

O sujo de Havana

Não gosto de livros obscenos e toscos. Para mim raramente essas duas coisas são colocadas de formas naturais. Quase sempre é uma forçada de barra.

O cubano Pedro Juan Gutiérrez é exatamente o contrário disso. Nem adianta escrever muito aqui, porque o talento do cara não é nenhuma novidade, a não ser para mim.

Li rapidamente "O insaciável Homem-Aranha" e, ainda digerindo toda essa tosqueira e podridão, já comprei outro do autor, dessa vez em espanhol. A tradução ao português pareceu meio estranha em alguns momentos.

O cara desenvolveu uma forma de narrar única na literatura. Autor e personagem se misturam e você não sabe o que é ficção e o que é autobiográfico.

Seu universo é sua cidade e seu bairro. Morando na cobertura de um prédio tosco e sem elevador da capital de Cuba, Gutiérrez assiste e participa de acontecimentos marginais: crimes, sexo, merda, sujeira, pobreza e surrealidade.

Nno seu mundo tão bem construído, essas coisas aparecem tão naturalmente que nem são tão chocantes. Elas simplesmente precisam estar ali.

Ainda estou conhecendo esse mundo e ainda há muito mais para ser lido!

7 comments:

Anônimo disse...

conheça e me diga se compensa eu conhecer também.

...

marcus disse...

Eu li A Trilogia Suja de Havana já tem uns cinco anos. É um livro realmente excelente. Mostra o regime cubano pelos olhos de um cidadão comum, sem fazer propaganda do regime, nem para o bem, nem para o mal.

Adélia Jeveaux disse...

putz, muito foda esse cara. curtia muito as coisas dele na época de colégio. preciso reler.

hellenG disse...

acho que eu nunca acertei tanto num presente. :)

qual vc comprou?

besote.

Juliana Bragança disse...

ta cheio de livros agora! ve se nao engole todos de uma vez pra depois ficar sem nada pra ler! haiuahiua!
bjos

Túlio disse...

é Hellen, na mosca!

. disse...

Menino, encontrei seu blog por acaso, e adorei! Também adoro Pedro Juan Gutiérrez, li o Rei de Havana, é muito bom e asqueroso.
Beijos Baby!

Blog Widget by LinkWithin