sábado, julho 12, 2008

O telejornalismo argentino.

Acho que já falei aqui sobre os noticiários televisivos argentinos. 


A TV aqui consegue inovar e mostrar ótimos formatos que misturam jornalismo/ documentário/crítica/humor com programas como CQC, TVR, La liga. Porém os programas diários estilo Jornal Nacional, tem realmente outra "proposta".

O principal problema é o despreparo, falta de objetividade e o excesso de "poesia". Outro dia estava vendo uma nota sobre um menino atropelado que gerou toda a revolta dos moradores de um bairro. O texto era algo como "Um menino cheio de vida, sonhos, blablabla..." e sobe uma música super dramática de fundo (pausa para lágrimas). Uma notícia que poderia ser facilmente contada em 2, 3 minutos chega a ter uns 10 devido a tantas pausas poéticas.

O Telenoche (foto) é um dos principais noticiários e dura cerca de 2 horas. Algumas notícias são tão arrastadas e frívolas que me pergunto se não acontece mais nada de importante no país.

As entradas ao vivo são um caso a parte. Simplesmente colocam um microfone na cara de umas pessoas que estão passando na rua e beleza, sem nenhuma preparação e nada. O resultado é um montão de gente dizendo qualquer coisa, xingando, falando palavrão e até mesmo discutindo com os apresentadores em pleno horário nobre. Um prato cheio para os programas de humor.

O figurino e a apresentação dos apresentadores é outra coisa. Os âncoras pelo menos continuam sóbrios e sérios, mas aqueles que entram no programa para falar de temas específicos chegam a ser patéticos. O "comentarista" de internet do Telenoche sempre aparece com a camisa aberta e com pêlos do peito pulando pra fora. O especialista em "deportes" do TN tem um cabelo bizarríssimo que ofusca qualquer gol ou drible do Ortega.

Tudo bem que os apresentadores brasileiros podem aparecer engomadinhos e sérios demais, mas pelo menos passam mais credibilidade de que um peito peludo.

E não podia deixar de citar a Crônica TV, que é tipo um Globonews Bizarro. Um canal tão tosco que já faz parte do folclore argentino. Veja o vídeo e entenda:


2 comments:

Rafael Urban disse...

Caro,
tem uma matéria muito bacana na piauí deste mês sobre o jorge lanata, do crítica de la argentina. o texto chama-se "pantagruel, o pingüim e a presidente". te convido a ler as matérias que tenho publicado na folha de londrina. elas estão reproduzidas no meu blog: www.materiaspublicadas.blogspot.com

saludos,
rafael

Túlio disse...

valeu pela dica

Blog Widget by LinkWithin