Tá tudo explicado, meu povo!
O túlio (do grego "Thule", nome de uma ilha) é um elemento químico de símbolo Tm, número atômico 69 ( 69 prótons e 69 elétrons ) com massa atómica igual a 168,9 u. À temperatura ambiente, o túlio encontra-se no estado sólido. Faz parte do grupo das terras raras.
É encontrado com outros "terras raras" no mineral monazita. Devido ao preço elevado, o túlio e seus compostos não apresentam, ainda, aplicação economicamente viável.
Foi descoberto em 1879 pelo sueco Per Teodor Cleve.
Características
É um elemento do grupo dos lantanídios , sendo o menos abundante das terras raras. Seu metal é fácil de ser trabalhado, apresenta boa ductilidade, tem um brilho cinza prateado e pode ser cortado com uma faca.
Aplicações
O túlio foi usado para produzir lasers, porém os custos de produção elevados impediram que outros usos comerciais para o túlio fossem desenvolvidos.
Ocorrência
O elemento nunca foi encontrado na forma pura na natureza, mas é encontrado em pequenas quantidades em minerais com outras terras raras. Nenhum dos compostos de túlio são comercialmente importantes.
Precauções
O túlio apresenta uma toxicidade de baixa a moderada, porém deve ser manuseado com cuidado. O pó metálico de túlio é passível de entrar em combustão e tornar-se explosivo.
Fonte: Wikipedia
quarta-feira, setembro 02, 2009
Túlio 69
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comments:
Caramba, nem sabia que túlio era elemento químico!
Antes ser elemento quimico do que mal elemento. drrrrrrrra duchi. Com o perdão do trocadilho.
Postar um comentário