quarta-feira, dezembro 23, 2009

Greatest Hits Aires Buenos

Faz tempo estou armando essa lista. O "Greatest Hits Aires Buenos" é uma lista pessoal com os 10 artistas ou bandas argentos que mais me marcaram.

Disfrutá!

1. Andrés Calamaro
Conheci o cara logo que cheguei na Argentina, mas o fanatismo veio uns 2 anos depois. Sabe muito bem mixar a melancolia do tango com o rock. Um cara que põe a alma no que canta.

São muitos hits, muitas frases de efeito e dois shows que vi que ficaram para a história.

:: Los chicos
Muchos amigos se fueron antes que yo,
y me dejaron solo, por eso si el invierno hace frío,
también bajo al infierno un poco



2. El Cuarteto de Nos
São uruguaios, mas fui em tantos shows aqui que coloco nessa lista. Engraçados, sem serem idiotas. Críticos, sem serem chatos.


::Invierno de 92
Lo que mata es la humedad



3. Kevin Johansen

Um "cantautor" que mostrou que a argentinidade não é só tango. Seu show no Planetário, com o cartunista Liniers desenhando ao vivo num telão foi inesquecível.

:::Desde que te perdí
Desde que te perdí se están enamorando todas de mí
y hasta algunas me quieren convencer
que con ellas podría ser feliz.



4. Gustavo Cerati.

O ex vocalista do Soda Stereo me conquistó com seu cd "Ahi Vamos". Um multitudinário show na Alcorta y La Pampa foi o evento com mais gente que vi na vida.

:::Lago en el cielo
Vamos despacios para encontrarnos




5. Rubin

Um cara independente com ótimas canções powerpop. Vários shows pequenos e outros intimistas com suas melodias grudentas.

El rey de la ansiedad



6. Catupecu Machu

Rock, guitarras e soco na cara. Fazia tempo que não gostava de uma banda com um som tão forte. Vi um show deles num verão de Buenos Aires que foi um espetáculo.

:: A veces vuelvo
Más deseo más me alejo
Soy un extraño aquí en mi cuerpo
Tanta calma desespero
Salgo mucho a veces vuelvo




7. Fito Paez

Um dos outros "grandes" do rock argento. Conheço pouco, mas do pouco gosto bastante. Lembro em 2006 quando cheguei ouvi muito o cd "El mundo cabe en una canción".

::Eso que llevas ahi
Lo importante no es llegar
Lo importante es el camino



8. Proyecto Verona

Trip-hop com dulce de leche? Algo assim!

Ahora no



9. Intoxicados

Na boa, é uma banda que acho um lixo. Vocalista decrépito e público mané, mas tem algumas letras que gosto. Aqui um exemplo.

:Nunca quise
Para odiar hay que querer
para destruir hay que hacer
y estoy orgulloso de quererte romper
la cabeza contra la pared



10. Guasones

Outro exemplo de banda que não sou tão fã, mas que deixou algo que me marcou. No primeiro mês em Buenos Aires, essa música que não parava de tocar na MTV e MuchMusic.


::Reyes de la noche
Y querer lo que querés,
sin tener que lastimar

terça-feira, dezembro 22, 2009

Retorno, sempre retorno

"a razão que você espera pra ontem pode levar mais de cinco anos pra acontecer, a vida corre, o acaso trabalha, as coisas mudam, as pessoas passam, e quem diz que faz o seu destino é mentiroso. o destino é quem te faz. e você só escolhe se é azul ou amarelo, rio ou são paulo, hoje, amanhã ou nunca, até que juntando um monte de dias, de erros, de gente, de tempo perdido, felicidade, alegria e frustração, você para pra pensar e vê que a curva chegou, tudo fez sentido, a volta está completa e pra começar outra linha reta não se apaga o passado, no fundo é tudo meio misturado, as pessoas voltam, a vontade retribui as energias perdidas no passado, o sonho cai no colo, o que importava agora já é um saco, e tudo é felicidade ou não. bem simples. meio químico, meio místico."

Texto direto do blog do Manuel Magalhães, que assino embaixo. Orgulho de ter amigos talentosos assim.

O último Peter's

Ele sempre esteve lá, tenro e sabororo. Enquanto os outros lugares de Palermo aumentavam seus preços sem escrúpulos, a lanchonete Peter's mantinha o mesmo valor econômico para o tradicional sanduíche que me acompanhava na hora do almoço. Hoje comi meu último.

A preferência era disputada pau a pau com a "Ensalada Cesar con atún", invenção minha que o restaurante Pacífico preparava com exclusividade.

Esses últimos dias em Buenos Aires estão com sabor a isso: últimos. Em cada lugar que vou tento tirar uma foto mental para levar para o Brasil. A última Ugi's, o último show do Calamaro, o último brinde com amigos, o último 168, a última vez que você percorre aquele caminho de madrugada no seu bairro, os últimos abraços que poderiam ter durado muito e muito mais tempo.

O sentimentalismo impera, mas estamos na terra do tango, onde "nada se olvida". Logo estou perdoado, não? Já fico imaginando a saudade e nada melhor para ilustrar isso que uma música brasileira, do REI Roberto Carlos, que interpretada pelo SALMÓN Andrés Calamaro acaba virando uma milonga.

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Richard Ashcroft - The Journey



Novo clip do Homem. "The Journey" é um single que ele gravou para ser trilha de um curta-metragem sobre tráfico sexual, com a Emma Thompson como protagonista.

Acho bonito ter ídolos e o Richard Ashcroft certamente é um dos meus. Não só pela sua música e letras, mas pela sua história de vida, que acompanho desde 1997.

Como eu já disse antes várias vezes, o Richard sempre tem uma palavra para mim.

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Arjona é rei

Nos últimos três fins de semana seguidos fui em lendários shows aqui na cidade: The Killers, El Cuarteto de Nos e Andrés Calamaro.

Hoje toca na cidade o Ricardo Arjona, algo como um Wando latino com uma leve pitada de rock. O cara tem letras breguíssimas e agrada muito à mulherada brega.

Do jeito que ando tão tolerante musicalmente nesses últimos dias, bem que acharia divertido ver esse guatemalteco ao vivo.

Saca só o clip e um pedaço da letra de "Tocando fondo"



y aunque he pagado los impuestos
de esta bancarrota q es vivir sin ti
ya no me queda presupuesto
para otro invierno sin que estés aquí.

Mas o clássico mesmo é "Pinguinos en la cama":



Vamos aclarando el panorama
Que hay pinguinos en la cama
Por el hielo que provocas,
Si hace mas de un mes que no me tocas
Ni te dejas sobornar por ese beso escurridizo
Que busca boca y encuentra el piso.

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Quilmes e seus lugares



Nova e genial propaganda da Quilmes, que brinca com a história da cerveja e o nome das cidades argentinas.

A cerveja se chama assim porque a fábrica foi instalada na cidade de Quilmes, mas poderia ter vários nomes diferentes se a história fosse distinta.

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Andrés Calamaro no Luna Park

No meu primeiro dia em Buenos Aires, há quase quatro anos, fui ver o Franz Ferdinand no Luna Park. Agora, faltando menos de um mês para deixar de vez a cidade, voltei nesse lugar que é um templo da música argenta para ver o Andrés Calamaro

Um show corretíssimo com mais de duas horas de duração, trocentos convidados especiais e uma avalanche de hits. Um som poderoso, houve um momento no palco onde havia 5 guitarristas, um verdadeiro exagero.

Quase todos os hits estavam lá, alguns tangos antigos também e cantei até ficar rouco os grandes clássicos que conhecia como Estadio Azteca, Crímenes perfectos, Flaca, Paloma, Los chicos, Todavía una canción de amor e El Salmón.

Confesso que bateu aquela nostalgia da argentinidade, ainda mais com toda a dramaticidade das letras do "El Salmón"

vivir así no es vivír
esperando y esperando
porque vivir es jugar
y yo quiero seguir jugando

Calamaro, Vicentico (vocalista Fabulosos Cadillacs) e Adrián Dargelos (vocalista Babasónicos) cantando Flaca no final da apresentação.

* As fotos são da Rolling Stone do show do dia anterior no Club Ciudad, mas com o set list praticamente idêntico.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Macanudo 7


Liniers, o cartunista das tirinhas Macanudo, está "imparable". Lança hoje o sétimo livro de suas tirinhas diárias do La Nación.

O sexto eu tenho, autografado e com uma capa personalizada como postei aqui ano passado.

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Nos volveremos a ver

Para você já ir se acostumando, Buenos Aires.




Andrés Calamaro - Nos Volveremos a ver

Nunca hay un adios total
entre dos ñeris
siempre es un nos volveremos a ver
en algun lugar del tiempo

No hay olvido cuando existe
la amistad y el respeto
El recuerdo de momentos entrañables
de alegrías y secretos

Nos volveremos a ver
porque siempre hay un regreso
por eso contá con eso
pongo mi mano en el fuego por vos

Soy un chico de familia
y no soy ningun Carlitos
Vivi las tumbas de la vida
soy un poeta maldito

A pesar de ser bonito
nunca dormi en el palito
vivi las tumbas de la vida
soy un poeta maldito
Nos volveremos a ver..

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Brasilidade vista pelos argentos

O La Nación está fazendo uma grande reportagem especial sobre o Brasil. Dividida em 6 partes, os caras abordam várias facetas do país.

O estranho foi que eles preferiram visitar o Rio de Janeiro para escrever tudo isso, mas tudo bem existem as Olimpíadas como desculpa.

Cada dia saiu uma nota diferente. Até agora já sairam 3.

Brasil, más que un país de moda

Los Juegos Olímpicos y el mundial

Rocinha, una ciudad paralela

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Paper Heart



Charlyne Yi é uma atriz engraçadinha que diz que nunca se apaixonou na vida. Nesse documentário, ela sai atrás de um monte de gente para tentar entender o que é essa coisa chamada amor, que em certas época parece mais como conto de fadas como o Papai Noel.

Ela vai recolhendo pelo Estados Unidos interessantes conclusões e causos com velhinhos, crianças, motoqueiros, casais gays, cientistas, ciganas e atores de Hollywood. Por ironia da vida, Charlyne acaba se apaixonando nesse trajeto e o que era para ser um documentário sobre o amor acaba sendo um documentário sobre ela.

Verdade ou não, é uma interessante e doce história para os corazones.

Entonces es Navidad


Andando por Buenos Aires você mal percebe que só faltam duas semanas para o Natal. São pouquíssimas decorações nas casas e prédios, até mesmo no comércio a coisa não é tão presente. Que coisa sem graça!

Dá uma saudade da Rua Paraguassu no Juvevê em Curitiba, ali do lado de onde estudei da UFPR, ou dos prédios da orla da praia de Santos. Tem um que tem um Papai Noel escalando os andares que é super clássico.

Tem gente que não gosta do Natal e se deprime com essa data. Eu particulamente adoro e sempre é uma época um tanto quanto sentimental que gosto de passar do lado das pessoas que mais gosto. Tenho problemas sérios de insatisfação com o Ano Novo, mas isso é um post à parte.

O que também curto nessa época muito são as bandas que fazem músicas de Natal, das mais diferentes propostas. Estamos falando de coisas legais e originais e não de Simone 25 de Dezembro.

Esse ano o The Killers lançou "Happy Birthday Guadalupe" para a RED, uma associação mundial de luta contra a AIDS. A música tem um climão mexicano romântico e natalino, com pedaços de letras em espanhol. Tocante, meus caros.



Well I woke up Christmas morning and what did I see?
I saw a lovely senorita looking back at me
Named Guadalupe
With big brown eyes, boy, what did you this time?
Made my excuses and a b-line for the bedroom door,
she was beggin' and a-pleadin', screamin',
Por favor, mi cumpleanos!
Stay with me, baby it's cold outside


Também gosto muito da versão do Travis para Last Christmas, uma música de partir o corazón que o George Michael gravou com o Wham nos anos 80.

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Lula, personagem do ano da Revista Notícias


Já faz tempo que a adoração argentina pelo Lula anda forte. Todo mundo só fala bem. Agora Aarevista Notícias, uma das mais importantes da Argentina, escolheu Lula como o personagem do Ano.

"Como ele se transformou no presidente mimado por Obama e consolidou o Brasil como potência econömica. O manejo da crise, o poder petroleiro e a Copa do Mundo. Por que os brasileiros o respeitam, mesmo com as denúncias de corrupção e sendo ele quase um analfabeto"

"El cuarteto de nos" outra vez!

Hoje vou para o meu 4º ou 5º show do El Cuarteto de Nos, essa banda uruguaia que certamente é o que "más me gusta" em matéria de rock em espanhol. Talvez seja o grupo que mais vi show na vida, nem Oasis, nem Ira! batem essa marca.

"El cuarteto" vem pra Buenos Aires fazer duas apresentações do último Cd "Bipolar", do qual já falei aqui.

Verdadeiros "Titãs" do rock uruguaio, já que todos eles já são bem senhores e com uma trajetória de mais de 25 anos de palco, os caras tem umas letras que ficam entre o existencialismo e a filosofia de boteco, a genialidade e o lugar-comum. Num disco chamado Bipolar, eles abusam ainda mais das contradições humanas.

Aqui "El hijo de Hernandéz", o último clip da banda, que mostra bem como eles conseguiram adicionar uma cumbia e uma latinidade natural no rock! A locação do clip parece demais a um hotel que fiquei em Montevidéu em 2005. Será?



Soy quien soy, no preciso identificación
se bien de dónde vengo y dónde voy
porque soy lo que soy y no quién quieras vos

Se de dónde vengo, se donde voy
por eso sé dónde estoy, no me avergüenza lo que soy
sé cual es mi lugar y a dónde pertenezco
lo que no me corresponde y lo qué merezco

Soy sangre de mi sangre y soy mis costumbres
soy mis hábitos y códigos y mis incertidumbres
soy mis decisiones y mis elecciones
soy mis acciones, solo y en la muchedumbre

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Arte dos bairros portenhos

Vi no blog da Mariana Pereira e achei muito bom!

Vários artistas jovenzinhos, 48 no total, foram convidados pela prefeitura para retratar os bairros de Buenos Aires. Tem de tudo lá, desde Recoleta, Puerto Madero até os meus queridos Abasto e Almagro.

Almagro

Quem fez de Almagro foi Carolina Spielmann e ela explica o desenho:

“11:56 AM, Medrano 718 Almagro” Una hora precisa, en una dirección dada.
Algo extraño esta por suceder en esta calle de Almagro... La imagen muestra Buenos Aires como yo la veo, con esa mezcla de contemporáneo y de antiguo, fuera del tiempo y con un eclecticismo rico de múltiples migraciones y nacionalidades.

Abasto (Balvanera)

Já o Abasto, que oficialmente tem o nome de Balvanera, ficou a cargo da Mo Sánchez Viamonte, que usou uma referência do Sumo, banda dos anos 80 que tinha algumas letras em homenagem ao bairro, onde morava o vocalista Luca Prodan.

Para representar al barrio de Balvanera pensé en el mercado del Abasto, antes de convertirse en Shopping, que era un punto de suma importancia para la zona. La canción de Sumo acompaña sonoramente la soñolencia matutina del paseo entre las gondolas frutales.

Dá pra ver todos os bairros no site do projeto:
http://www.generacionba.gob.ar/generacionba/48barrios/

Déjà vu



Faz alguns meses falei do lançamento do novo cd do Gustavo Cerati, ex-vocalista do Soda Stereo. Na época o clip de "Dèjá Vu" não estava pronto.

Pois bem, aqui está ele. Um pouco estranho e tal. Não entendi nada, mas até gosto da canção.

terça-feira, dezembro 01, 2009

Rubin - El rey de la ansiedad



Rubin, que é um cara que faz belas músicas em espanhol, no seu novo clip "El rey de la ansiedad"

Bem legalzão, cheio de telas divididas e planos legais, e com a participação do cartunista Liniers, da tirinha Macanudo, que no clip é um professor de desenho.

segunda-feira, novembro 30, 2009

Certa manhã acordei de sonhos intranquilos


Quase tão clichê como amor é o clichê do artista fudido que chega ao fundo do poço para depois lançar um disco redentor. Os Beach Boys já fizeram isso, o Beck também, e agora chegou a vez do Otto.

O cara que nunca me interessou porque tinha uma música cheia de ziriguiduns tecnológicos, menções a iemanjá, ogum e babalorixá, deixou isso um pouco de lado e lançou um discaço.

Em "Certas manhãs acordei de sonhos intranquilos", Otto conseguiu juntar a velha e boa brasilidade com a fossa e o esgoto, violinos com batidas de tambor, Julieta Venegas e Céu, as vísceras com lirismo.

As melhores canções do disco são as duas primeiras. "Crua", que com uma letra tão bonita que você até chega a achar poética a parte "Mas naquela noite que chamei você fodia". Logo depois vem "O Leite", um dueto com a cantora Céu onde ele destila "Quando eu sai da tua via / Bati a porta / Saí morrendo de medo do desejo / Do desejo de ficar". Dá até medo!

Também tem o belo cover "Naquela mesa", no melhor estilo brega galã de rodoviária com direito a um tecladinho classics de churrascaria. Além das duas belas participações da mexicana Julieta Venegas. Em "Lágrimas Negras" ela bem que tenta cantar um português manco e em "Saudade" ela manda ver em espanhol mesmo.

"Certa manhã acordei de sonhos intranquilos" é um disco inspirador, assim como levar um pé na bunda da Alessandra Negrini deve ser.

Tem aqui para baixar e aqui embaixo "Crua".

This is how it works

Sempre foda o Quoteskine.

domingo, novembro 29, 2009

Venha nadar na cerveja.


Andando pelo metrô lá pelos lados de Belgrano achei esse outdoor aí em cima e achei incrível a ideia. Nadar em cerveja é o sonho de muito bebum.

A Isenbeck, cerveja argentina que está um escalão abaixo de qualidade da Quilmes, lançou uma promoção genial. Eles vão fazer um sorteio onde 10 ganhadores, que terão direito a levar cada um mais 5 amigos, poderão nadar numa piscina de cerveja numa festa fechada.

Vai ser tudo em Mar del Plata, no dia 9 de Janeiro em pleno verão argento. Pra saber mais tem um site da promoção http://www.yonadeencerveza.com/

E não, isso aqui não é um post pago. Apenas gostei muito da ideia dos caras. Agora só falta uma promoção de um banco pra nadar em dinheiro!

sábado, novembro 28, 2009

The Killers em Buenos Aires 2009


"Tu corazón sigue latiendo?", Brandon Flowers gritou em perfeito espanhol para uma multidão no show de ontem, 27 de novembro, aqui em Buenos Aires.

Foi simplesmente uma apresentação impecável numa noite perfeita. O GEBA (Gymnasia Esgrima Buenos Aires), onde rolou o show, tem um tradicional time de rugby no país. No meio do campo estavam lá aqueles gigantes "Y". A localização do clube é no mínimo pitoresca. Perto do hipódromo da cidade e entre duas linhas de trem, uma delas bem atrás do palco. Várias vezes os trens freavam enquanto passavam ou simplesmente paravam para assistir alguns momentos do show.

No palco um The Killers que sabe muito bem fazer um espetáculo. Banda redonda, vocalista incansável que sabe interpretar como ninguém as músicas. Uma verdadeira avalanche frenética de hits. Difícil escolher os melhores momentos, já que tudo foi ótimo. Fico com a épica"Read my mind" e com o ponto auto da noite pra mim, "Smile like you mean it" em versão semi-acústica intimista de tocar o corazón.

E o melhor de tudo foi que não paguei nada para ver isso. Lindo!

sexta-feira, novembro 27, 2009

Operação Kiko

Procura-se!

Tudo começou quando o Barbão comentou que o Carlos Villagrán, ator que interpreta o Kiko na lendária série Chaves, está morando em Buenos Aires.

A Wikipedia, que não é lá uma fonte 100% confiável, confirma que o eterno Kiko está morando exatamente em Palermo Soho. Peraí! Eu trabalho em Palermo.

Desde então tenho uma missão na vida: encontrar o Kiko e confirmar se ele realmente está entre nós. Ontem mesmo já mudei meu tradicional caminho a pé de volta pra casa para explorar novas ruas com minha máquina fotográfica. Vai ver que encontro alguém com roupa de marinheiro andando pelas Calles Gorriti ou ali pela El Salvador!

A busca apenas começou. Ainda tenho muitas ruas para percorrer, vizinhos para conversar e pistas para investigar. Prometo que deixarei os leitores do Aires Buenos sempre atualizados na Operação Kiko.

Você não vai com a minha cara?

quarta-feira, novembro 25, 2009

Lady Gaga para crianças



Se esse vídeo não te traz uma sensação de alegria gratuita... Nada vai trazer.

A versão original você vê aqui.

An evening with Fran Healy & Andy Dunlop


Vocalista e guitarrista do Travis fizeram uma turnê pelos Estados Unidos e Canadá, tocando as músicas da banda em formato acústico e intimista.

Só os dois no palco, dois violões, sotaque escocês e muitas histórias entre cada música. O resultado disso é um cd ao vivo chamado "An evening with Fran Healy & Andy Dunlop".

Entre hit e hit, eles intercalam histórias e lendas sobre a composição de cada canção, além de piadinhas infames e trocadalhos que devem fazer sentido lá na terra deles, a fria Escócia. "Flowers in the window", "Turn", "Sing" e "Side" estão lá. Também há uma bela quantidade de novas canções, algumas velhas que nunca entraram num cd do Travis e outras que quem sabe estarão no futuro.

Perfeito para as putinhas do britrock como eu.

terça-feira, novembro 24, 2009

Dicen que hay, dicen que hay



Ontem fiquei assistindo um especial sobre o Andrés Calamaro no MuchMusic e fiquei de cara. Conhecer a trajetória dele só me faz gostar mais das suas músicas e de sua pessoa. Começou numa banda nos anos 80, começou carreira solo, depois teve sucesso estrondoso na Espanha com outra banda nos 90, voltou pra carreira solo, caiu numa depressão bizarra e voltou nos últimos tempos para ser um dos principais nomes do rock argentino, e porque não do rock em espanhol?

É um cara que consegue agradar desde o mais popular até o mais erudito, com suas músicas que transitam entre a genialidade, o clichê e a breguice.

Também fiquei pensando como estão faltando ídolos no rock brasileiro. Essas entidades que movem massas e são realmente respeitadas, e não um produto de marketing e nicho de mercado.

O Calamaro toca no Club Ciudad Buenos Aires agora em dezembro e já foi aberta uma segunda data, porque a primeira já está com ingressos esgotados. Um lugar enorme, capacidade para umas 40 mil pessoas. Que roqueiro brasileiro conseguiria fazer show pago para tanta gente assim?

Andrés Calamaro - Estadio Azteca
Atencion pido al silencio... y silencio a la atencion
Que voy en esta ocacion si me ayuda la memoria
a contarles que a mi historia le faltaba lo mejor!

segunda-feira, novembro 23, 2009

10 restaurantes bons e baratos em Buenos Aires

A revista Brando, algo mais ou menos como a VIP do Brasil, fez uma seleção com 10 restaurantes para se comer bem e barato em Buenos Aires.

A lista ultrapassa as fronteiras da capital e cita alguns endereços de San Isidro e Vicente López, que estão na zona norte da Grande Buenos Aires.

A maioria dos lugares são bodegones tradicionais, daqueles em que a comida é farta, absurda e engordativa. Entre os citados, conheço alguns como o Club Eros de Palermo, o Lo de Mary e o La Maroma.

Veja a lista completa de restaurantes bons e baratos no Novo Aires Buenos!

#pagodeversions no JT

Matéria sobre o pagodeversions no Jornal da Tarde desse domingo, dia 22 de novembro.

Clique na foto para ver em tamanho maior.

domingo, novembro 22, 2009

We love Zooey



O que é essa Zooey Deschanel?

Musical dirigido pelo mesmo diretor de 500 days of Summer e onde atua o Joseph Gordon Levitt, também do filme. A música é "Why do you let me stay here" da banda She & Him, da qual nossa musa faz parte.

Zooey, I think you're just so pleasant, I'd like you for my own!

sábado, novembro 21, 2009

500 days of Summer



Teria tanto pra dizer desse filme, mas a frase "This is not a love story" presente no trailer já fala tudo.

Ótima trilha sonora com Smiths, Doves, Feist e a apaixonante Zooey Deschannel como Summer.

No início do filme uma frase diz "Essa história não foi baseada em nenhum acontecimento real. Qualquer semelhança é mera coincidência". Impossível não duvidar.

sexta-feira, novembro 20, 2009

Her morning elegance



Um pedaço de genialidade desse cara chamado Oren Lavie.

Bela música, belo clip.

Vi aqui.

Zulma Lobato - a personificação do Trash


A TV Argentina é surreal. Quase todos os programas de tarde são de fofocas e vivem do que acontece na propria TV. São vários os casos de "personalidades" que só vivem de escândalo e briga após briga.

Zulma Lobato é um travesti, que diz a lenda tem 51 anos, e vivia na pobreza total. É mais feia que o cão chupando manga e tem uma cara de tonga inconfundível. O canal Crônica TV foi o responsável por transformar essa pessoa em uma subcelebridade conhecida nacionalmente. Quem conhece esse canal imagina o tipo de celebridade que ele pode lançar. É um misto de noticiário 24hs com o melhor do trash. Praticamente uma instituição argentina!

Zulma passou da miséria para a quase fama. Já posou para a revista Maxim, algo como a VIP brasileira, e no final do ano fará uma temporada de shows em Mar de Plata, destino de milhões de argentinos no verão.

Para quem quer saber mais sobre essa personalidade trash, o La Nación tem uma notícia com vários vídeos. Sinta o drama aqui.

quinta-feira, novembro 19, 2009

Mano negra

Capa do jornal Olé de hoje, falando do jogo França x Irlanda. Henry meteu a mão na bola, o juiz não viu nada e o gol foi validado.

Racismo? Ou eu to vendo pelo em ovo?

Fica aí a provocação.

Charlotte Gainsbourg - Heaven Can Wait

Charlotte Gainsbourg (sim, é a filha do Serge) é a feia mais bonita e charmosa da música.

Ela também faz uns bicos de atriz, como em "Science of Sleep", onde contracena com o Gael García Bernal e podemos entender exatamente esse charme sensacional de uma mulher que não é exatamente linda.

Agora ela lançou um clip novo "Heaven can wait" junto com o Beck. A música é estranha, o clip é estranho, mas mesmo assim vale a pena dar uma olhadinha.

quarta-feira, novembro 18, 2009

Stereophonics - Keep Calm And Carry On

Nessa vida gosto de cultivar algumas tradições. Tomar leite com bastante Nescau, muita coca-zero, preferir sempre pizza de gorgonzola, reclamar da Cristina Kirchner, caminhar sem rumo pela cidade num dia de sol e escutar sempre o Stereophonics quando eles lançam algo novo.

"Keep Calm and Carry On" é o oitavo da carreira desses galeses e é um Cd que continua mostrando o que eles fazem melhor. Kelly Jones, o frontman compositor, segue a linha de músicas narrativas e vocais rasgados. Só mudou o conteúdo das histórias. Se antes o papo era sobre causos da cidadezinha deles, agora a coisa é sobre o mundo todo e a mudérnidadi.

"Innocent", "Could you be the one?", "Uppercut" e "100 mph" são os destaques pra mim. E não podia faltar uma baladona no piano, "Show me how" com um Kelly Jones todo vulnerável naquele clima de última música do disco, trazendo esperanza para los corazones.

Quem é fã vai gostar, quem não conhece não vai se encantar muito não. Simple as that!

Aqui a apresentação deles no mítico Jools Hollanda com a música "Could you be the one?". Simples e repetitiva, como todo mantra deve ser.

terça-feira, novembro 17, 2009

Tiembla el Imperio Ugi's

Em português: treme o império Ugi's.

Uma nova cadeia de pizza barata começa a invadir Buenos Aires, trazendo preços muito mais baixos que a clássica Ugi's.

A concorrente se chama "Fabrica de Pizzas" e já tem 6 filiais na cidade que vende pizza por 7 pesos, ao contrário dos 12 da amiga Ugi's.

Um blog de economia do La Nación comenta o fato.

Seria o início do fim da magia da pizza?

Ugi's es amor!

ugis
O clássico bigode da filial Ugi's de Abasto, fotografado pelo Vinícius Cunha

I guess I just wasn't made for this times

Estamos nos encaminhando pro fim de novembro e eu vou tentando digerir o que passou da metade do ano pra cá.

A velocidade impiedosa que as coisas acontecem e como aquilo que a gente acredita se estilhaça antes mesmo de tomar alguma forma.

O tempo realmente fez uma estranha tarefa dessa vez. Transformou aquela sensação de solução dos seus problemas no seu principal problema.

E aqui estamos nós. Tentando nos convencer de que existe algo maior por trás disso, de que é possível não pensar em lógica e sentido e que eu realmente amo o que sou e não me arrependo de nada.

segunda-feira, novembro 16, 2009

100 semanas com Cris K


Vamos comemorar ou chorar?

Cristina Kirchner completa 100 semanas no poder e o Diário Perfil conta essa história toda em fotos num especial muito bom.

Veja aqui!

Carol Brown



Ok, não quero parecer repetitivo, mas isso é apenas genial.

Episódio do Flight of the Conchords, dirigido pelo Gondry, com a música onde as ex-namoradas do cara vem cantando os problemas que ele tinha.




Já nesse eles falam que os rappers também tem sentimentos!

Noche de los Museos 2009

Eu fui uma das quase 500 mil pessoas que participaram da edição 2009 da Noche de los Museos de Buenos Aires.

150 museus de Buenos Aires estiveram abertos na noite de sábado, dia 14, até às 2h da manhã de domingo.

Depois uma fiestita na Costanera Sur, num museu mudérno cheio de Dj's e luzes coloridas ao lado dos tradicionais carrinhos de choripan e bondiola do lugar.

Resumindo: como evento é sensacional mas se você quer apreciar arte de verdade não é uma boa pedida. Muita gente lotando e aglomerando.

Mais aqui no Clarín.

sexta-feira, novembro 13, 2009

Jens Lekman - Black Cab



O gênio Jens, sempre ele.

Bom fim de semana a todos!

I want to sleep in my bed
I want to clean up my head
Don't want to look this dead
Don't want to feel this dread

Bate-boca em horário nobre


Primeiro foi o Tinelli, misto de Faustão com Gugu mas com programa diário, que reclamou da violência em seu programa.

Depois veio Luis D'Elia, piquetero do pior tipo, que veio xingando e dizendo que Tinelli não podia reclamar porque vive em seu condomínio fechado com sua Mercedes Benz e nunca fez nada pro povo argentino.

Ontem Tinellão voltou a atacar no seu programa que tem uma das maiores audiências do país, chamando o piquetero de "Patético".

¿Quién carajo soy? Soy un ciudadano que pide seguridad, Luisito. Patético lo tuyo, entiendo que yo hable de paz y a vos te cueste entenderlo, porque vos hiciste de la violencia un culto, tomaste comisarías, insultaste y hasta golpeaste al que piensa distinto..."

O piquetero hoje de manhã já afirmou que o programa do Tinelli é um prostíbulo.

Qual será o próximo round? Mais no Jornal Crítica.

quinta-feira, novembro 12, 2009

O que eu quis ser

Li o post da Vanessa e fiquei pensando naquilo que um dia já quis ser.

1. Oftamologista


A primeira profissão que quis ter foi a de "oculista". Desde os 8 anos, quando descubriram que eu deveria usar óculos porque simplesmente não enxergava as legendas dos filmes, achei o máximo a profissão de oftamologista.

Ano a ano eu tinha que fazer a visita naquele escritório escuro, cheio de coisas legais de brincar. Pura diversión.

2. Veterinário


Depois com o tempo pensei em ser veterinário. Mas não desses de Pet Shop e sim esses especializados em animais selvagens. Meu sonho era curar todos os males de um Tigre ou de uma girafa.

3. Psiquiatra


Talvez só pelo fato de escutar os problemas alheios e dar pitaco, mas já sonhei em ser psiquiatra. Fora que sempre fui fascinado por filmes de psicólogos e coisas do tipo. Até hoje sempre vejo, como a sensacional série "In treatment" que mostra o dia-a-dia de um psiquiatra e seus pacientes.

Só foi recentemente que pude realmente conhecer como é IN LOCO uma consulta psicológica. Esperava mais emoção, confesso.

Lula x Cris K. Flawless victory.

Não é novidade nenhuma, mas é sempre bom ler certas coisas com embasamento e de gente que entente. Dessa vez foi o The Wall Street Journal que comparou as situações políticas e econômicas de Brasil e Argentina.

O título da matéria é "Argentina cai enquanto velho rival se levanta".

Mais aqui

quarta-feira, novembro 11, 2009

Fifty people, one question

Muito interessante esse projeto que faz a mesma pergunta para cinquenta pessoas e acaba recolhendo as mais variadas respostas. Desde as mais práticas até as mais sonhadoras, tem de tudo.

Onde você gostaria de acordar amanhã? Eu sei muito bem onde gostaria de estar e você?

Fifty People, One Question: Brooklyn from Fifty People, One Question on Vimeo.

Flight of the Conchords 2!

Ando bastante desatualizado com as séries de TV.

Flight of the Conchords, Dexter, Californication e por aí vai. Não vi quase nada das últimas temporadas. Ontem comecei a ver a segunda, e infelizmente última, temporada de Flight of the Conchords, uma das melhores comédias dos últimos tempos.

Indie + musical + humor. Apenas sensacional.

Aqui dois vídeos da segunda temporada:

Ladies in the World: uma homenagem a todas mulheres do mundo, com pura lascívia da dupla musical mais sem noção da TV americana.




Sugar Lumps!

terça-feira, novembro 10, 2009

De volta!

Show no Guairinha em Curitiba

Mesmo num domingo chuvoso, mesmo não tendo ajuda do meu amigo que ia tocar junto comigo, o show no Guairinha em Curitiba, desse domingo dia 8, foi bem bom.

Lugar bonito, som bom, público legal e muita bobagem dita entre as músicas.

No mais ótimo rever tantos amigos no clássico Café Mafalda, poder jantar com a família, que veio de Santos pra ver o show, no sempre sensacional Spaghetto e comemorar o aniversário de uma amiga no Piola com um drink sensacional. Tipo de visita que faz bem de tempos em tempos, melhor ainda quando ela é paga por uma apresentação do Pagodeversions.

Engraçado que antes quando eu visitava a cidade, todo lugar me trazia algo na memória, uma história. Aquela esquina onde dei o primeiro beijo numa ex-namorada, o lugar onde toquei num show que agora não existe mais, a praça onde vomitei depois de uma vinhada, o restaurante que me alimentou no tempo de vacas magras e por aí vai. Nessas últimas visitas isso não aconteceu mais. Vai ver que depois de tanto tempo em Buenos Aires já tenho meu próprio repertório de histórias.

Aqui o vídeo da música que fechou o show.



* Segundo o Blogger esta é a milésima postagem do Aires Buenos. Um brinde!

sexta-feira, novembro 06, 2009

Argentina e Venezuela: difíceis para o jornalismo


É assim que a Sociedade Interamericana de Imprensa qualificou Argentina e Venezuela recentemente numa reunião em Buenos Aires.

Só nesse ano na Argentina foram invasões no Clarín, sindicatos ligados ao governo que obstruiram a distribuição de jornais e revistas, a dissolução do contrato de transmissão dos jogos de futebol pelo governo e uma nova lei de comunicação e meios, que mais pareceu perseguição contra grandes grupos.

Estaria a Argentina no caminho da Venezuela? Fica aí a provocação, aqui o link da notícia do Diário Perfil e um interessante texto sobre o assunto no La Nación.

Curitiba, here we go!

Estou indo esse fim de semana para Curitiba para uma apresentação do #Pagodeversions no domingo, no Teatro Guairinha. Aqui dá até pra comprar o ingresso online, mas eles também estão a venda em todas as lojas das Livrarias Curitiba.

O Dary Jr. me convidou para abrir o show da banda dele, Terminal Guadalupe, e vou com muito gosto visitar a cidade que nunca saiu do meu corazón.

Vai ser um bate-volta rapidíssimo, mas quero aproveitar para ver o máximo de gente possível e tentar matar a saudade. Oremos!

Tem esse clipe da Relespública, banda que nem gosto muito, mas me lembra muito Curitiba.

Ir ao cinema e ver um longa sem piscar
E nas legendas entender que as histórias são iguais

quarta-feira, novembro 04, 2009

9 de julio fechada por piqueteros

Ricardo Arjona, um cantor latino brega que lota estádios, disse numa entrevista pra Revista Caras que "A las mujeres no hay que entenderlas, hay que quererlas mucho". É basicamente esse meu sentimento com esse país. Argentina, eu não te entendo, mas gosto de você. Fazer o quê?

Só assim para não achar um absurdo surreal de ficção cientítica fecharem a Avenida 9 de Julio, a mais importante do país, por 31 horas. Para liberar o trânsito até um prêmio Nobel da Paz foi chamado, o Adolfo Peres Esquivel.

Alguns movimentos sociais acharam que bloquear a Avenida seria a melhor maneira de protestar contra o governo, que os havia excluído de um plano chamado "Argentina trabaja" que poderia gerar cerca de 5 mil empregos.

Não estou por dentro do plano da Cris K e nem dos detalhes, mas só sei que fechar a 9 de Julio por 31 horas, transformando o lugar num verdadeiro acampamento com direito a um churrasquinho, não é mesmo o jeito de conquistar a simpatia da opinião pública.

Quem ficou putíssimo com todo acontecimento foi Maurício Macri, o prefeito de Buenos Aires. Ele pediu para a polícia federal tirar a galera da Avenida para liberar o trânsito logo que começou o protesto. Mas por causa de picuinhas políticas, culpa da briga do governo municipal com a presidência, nada foi feito.

Mais aqui no Clarín

Galã de Rodoviária feelings
Ricardo Arjona: " no hay que entenderlas, hay que quererlas mucho"

terça-feira, novembro 03, 2009

Babasonicos - Como eran las cosas



Além de terem um vocalista horrível que se acha o galã, essa é a banda com as letras mais canalhas de todo rock da Argentina. Tem "Putita", "Algunas noches soy fácil oooo", "Capricho", "Puesto" e por aí vai.

Aos poucos estou descubrindo o cd "Mucho" deles. Essa "Como eran las cosas" mostra que até os Babasónicos, canalhas master, também amam.

segunda-feira, novembro 02, 2009

Fora do ninho

Estranho ficar tanto tempo fora do Brasil e perder todo o contexto de certas coisas.

O mundo do pseudoshowbizz é alguma coisa que apenas não entendo.

De repente aparecem um bando de "celebridades" (atenção para as aspas) que você não tem a mínima ideia de que se trata, quem são e porque são famosas.

- Quem é esse humorista Zina?
- Quem é Geraldo Brasil? Pelamordedeus alguém me explica!
- E esse bando de ex-Big Brother que nunca vi na vida? Francine? Como? Priscila? Oi?
- Desde quando Claudia Leitte é uma celebridade?
- E porque Pedro Bial de sunga verde-limão é notícia em site?
- Eri Johnson. Por que essa criatura gravou um DVD?

Enfim, tô mais por fora que cego em tiroteio e sentindo cada vez mais o que é ser estrangeiro. Seja aqui na Argentina ou no Brasil.

Top 5 shows internacionais


Aos poucos vou percebendo que não sou muito fã de shows. Vou sim e com muito gosto para ver bandas que realmente me declaro fã.

Agora, se é pra pagar caro, ficar desconfortável, enfrentar fila e caminhar quadras até achar um transporte decente só pra ver uma banda que acho legalzinha, prefiro ficar em casa. Não é à toa que já perdi vários shows de bandas grandes aqui em Buenos Aires, mas não me arrependo.

Escutei hoje o novo cd do Weezer, que achei bem ruim, e lembrei que eles me proporcionaram o melhor show que vi nessa vida. Aqui uma lista do 5 melhores shows internacionais que vi, ao melhor estilo Alta Fidelidade.

1. Weezer (Curitiba 2005)
Não sou dos maiores fanáticos pela banda, mas é difícil esquecer aquela noite em Curitiba. Eram vários ingredientes: Uma energia que nunca vi igual numa ao vivo, um público alucinado e um lugar de tamanho médio que foi ideal.

Quando começou a tocar "My name is Jonas" foi declarada a catarse oficial de umas 4 mil pessoas, que só foi acabar umas 20 músicas depois.

2. Travis (Buenos Aires 2007)
A noite era do The Killers, mas quem roubou a cena foi o Travis, que tocou antes. Banda que não é nada roqueira, mas soube muito bem como animar uma multidão no estádio do Velez, com seus verdadeiros hinos.

Buena onda, simpatia, camisa escrito "me gusta dulce de leche" e um set list infindável pra nenhum fã reclamar. Uma aula de como se faz um espetáculo!

3. Oasis (Buenos Aires 2006)
Oasis não faz show bom. Fato! Mas, quem disse que essa é uma lista racional?

Para quem era fã desde 1995 e nunca tinha visto os caras ao vivo,aquela noite mágica no Campo de Pólo de Palermo foi única.

Fui sozinho porque não conhecida ninguém na cidade e apenas não me importei. Pulei como um verdadeiro imbecil em todas as músicas e berrei até o fim.

4. Franz Ferdinand (Buenos Aires 2006)
Meu primeiro dia em Buenos Aires. Um show no mítico Luna Park e uma multidão enlouquecida.

Foi o primeiro contato com o público argentino que tive, que agita demais em shows e chega a encher o saco de tanto solavanco. Nunca fui tão empurrado em toda a vida, mas mesmo assim o Franz deu um baita show. Som perfeito e uma avalanche de hits!

5. Interpol (Buenos Aires 2008)
O Gran Rex parecia ser um lugar não muito recomendado para o show. É um teatro grandíssimo e ver um show de rock sentado nunca é legal.

De qualquer maneira, poucas vezes vi uma banda tão perfeita tecnicamente e um som tão nítido. Emocionante escutar "Stella was a diver" naquele ambiente. Uma ocasião para se apreciar.

sexta-feira, outubro 30, 2009

Calamaro feelings



Calamaro é o cara do rock argento. Rockeiro e sempre muito sincero, sem medo de ser sentimental e brega.

"Todavía una canción de amor" é de 1995, da época que ele fazia parte da banda Los Rodriguez, que tem vários clássicos. Essa música em questão tem um dos refrões mais poderosos de toda a discografia do cara.

Lembro que cantei alucinadamente no último show dele que fui, no final do ano passado. Agora em dezembro ele vai tocar no mesmo lugar. Espero estar lá.

Estoy tratando de decirte que
me desespero de esperarte,
que no salgo a buscarte porque sé
que corro el riesgo de encontrarte;
que me sigo mordiendo noche y día
las uñas del rencor;
que te sigo debiendo todavía
una canción de amor

quinta-feira, outubro 29, 2009

Stella, que fachiamo con la compra?



Falando em comerciais geniais, taí um que gruda na cabeça.

Um casal bizarro falando italiano errado para vender os descontos do Cartão do Santander Río.

É babaca e brega mas genial ao mesmo tempo, já que todo mundo sabe que com cartão de débito você tem "quinci por ciento" de desconto.

Más duras que la realidad



Puertas Pentagono, más duras que la realidad.

Um slogan como esse só podia ser pensado por uma mente argentina, certo? Tanta melancolia para vender uma porta, num comercial mais dramático que tango meia boca.

Depois me falaram que acusaram o comercial de ser racista, já que o cara que tenta passar pela porta tem "cara de pobre" e isso só reforça esse estereótipo. Enfim, fica aí a provocação.

quarta-feira, outubro 28, 2009

La Maroma

Seguindo a dica do Barbão, fui conhecer o La Maroma, um bodegón porteño clássico que fica no bairro de Almagro. Aqui o post onde ele fala do mesmo restaurante, com muito mais propriedade e fotos.

Bodegón é uma palavra tão difícil de traduzir como boteco. Para mim significa um lugar tradicional, com comida clássica porteña, muita história e um cardápio gigante que faz você gastar uns belos minutos para escolher o que vai comer.

É preciso estar no espírito certo para ir no La Maroma. Quem busca um restaurante francês ou uma proposta gastronômica vanguardista vai achar tudo um horror. Quem quer conhecer um lugar honesto, roots e autêntico de Buenos Aires, com desenhos de estética questionável na parede e que parece parado no tempo, vai adorar.

Serve porções gigantescas e o atendimento é bem bom, se compararmos ao nível portenho de qualidade. Uma das garçonetes é brasileira, vive há 14 anos na Argentina e sinceramente acho que ela esqueceu como se fala português. Um tangueiro, ou milongueiro, passeava entre as mesas destilando seu cardápio de tangos tristes para a clientela. Quando chegou a vez de "Por una cabeza" confesso que cantei o refrão junto!

O prato pedido em questão foi a famigerada Suprema Maryland, que é uma milanesa de frango, com creme de milho, quilos de batata frita e uma banana também a milanesa acompanhando. É um espetáculo de calorias sem fim! Parece prato pra três pessoas ou pra duas com bastante fome.

Certamente voltarei!

La Maroma
Mario Bravo 584, esquina com Humahuaca - Almagro

Aqui a página do La Maroma no Guia Óleo.

Quando ela tira o vestido

Clip mais que honesto dos curitibanos dos Sabonetes da música "Quando ela tira o vestido".

Já tá na hora de que alguma banda daquelas da Comunicação da UFPR chegue longe.

Sabonetes - Quando ela tira o Vestidos from Banda Sabonetes on Vimeo.

terça-feira, outubro 27, 2009

Por que o Brasil seduz o mundo?

O Jornal La Nación desse domingo veio com um grande especial sobre o Brasil e como os holofotes do mundo estão cada vez mais virados para os tupiniquins.

Aqui o link principal e não deixe de ler lá embaixo as "notas relacionadas"

Charly García, o maradona do rock argentino

Charly García, o maradona do rock argentino, está de volta aos palcos.

Depois de 500 mil crises, pular do sétimo andar para uma piscina em um hotel, ser internado como louco, ter shows de 12 minutos onde ele sai do palco depois de brigar com meio mundo, ele voltou.

Foi na última sexta, com 34 mil pessoas lotando o estádio do Velez Sarsfield e não se importando com o dilúvio que assolou Buenos Aires. O show fechou a perna de sua turnê que passou por vários países da América Latina.

Mais na Rolling Stone Argenta.

Hotel Avenida lança EP ao vivo


Os migões do Hotel Avenida lançaram ontem um EP ao vivo, com qualidade de gravação fodística, download gratuito com capas e letrinhas para gente cantar junto.

São seis faixas, sendo quatro composições da banda, e duas versões: “Nuvens de Lágrimas”, e “Meu abismo, meu abrigo”, do disco “Noite” (1998), de Lobão.

O lançamento faz parte do projeto “Acústico Mundo Livre”, dá curitibana Rádio Mundo Livre FM (93.9) e via internet (http://portal.rpc.com.br/mundolivrefm ).

A banda é um projeto dos comparsas Ivan Santos e Giancarlo Rufatto, que nas gravações foram acompanhados por Carlos Zubek (guitarra), Igor Ribeiro (baixo), Eduardo Patrício (bateria), e Alan Yokohama (bateria).

Os melhores momentos são "Zelo", que abre o EP de forma despretensiosa mas matadora e "Nas profundezas do Coração no Fundo do Copo", uma baladona sem refrão que ultrapassa os seis minutos de duração, com solinhos e um clima envolvente, que só afirma a capacidade da banda de fazer ótimas letras.

Você pode baixar aqui ou aqui.

O lançamento também acontece nos seguintes sites e blogs

http://giancarlorufatto.blogspot.com

http://deinverno.blogspot.com

www.senhorf.com.br

http://screamyell.com.br

http://aires-buenos.blogspot.com

http://subtropicalia.wordpress.com/

http://www.rockinpress.com.br/

http://www.innewmusicwetrust.com.br/

http://younghotelfoxtrot.blogspot.com/

http://www.blogdovinhas.blogspot.com/

Blog Widget by LinkWithin