segunda-feira, abril 06, 2009

Novos do Gomez e Doves

Duas das melhores bandas inglesas da atualidade, tirando aquelas grandes do mainstream que fazem shows para milhares de pessoas, lançaram cd´s novos recentemente.

Gomez e Doves fazem parte de um rol de grupos que são "not mainstream thank you very much". São bandas que já tem uns bons anos de estrada, com alguns grandes sucessos ali e aqui, mas que no fim essa vida não tanto mainstream acaba dando mais liberdades para eles fazerem o que quiserem nos seus álbums.

Gomez - A New Tide

Desde sempre o Gomez teve um pé na roça. New tide é algo como a continuação de do anterior "How we operate", de 2006, um dos mais bem sucedidos da banda com hits como "See the world" e "Notice", que foram trilha de várias séries como a massiva Grey's Anatomy.

A fórmula é quase a mesma. Belos arranjos de violões com explosões de guitarras e refrões incandescentes, junto com mudanças e quebras de climas, do intimista ao nervoso em segundos. Tudo isso untado com letras sensacionais. O hit "Little pieces" é exemplo clássico dessa matemática gomeziana que se traduz numa baita música.

Além dessa, minhas preferidas são "Win Park Slope", a suja "Airstream driver" e a contagiante "Natural Reaction".

É música para cantar junto, meus caros!

Doves - Kingdom of Rust



Se o britrock é uma religião, Manchester é sua meca e Jimi Goodwin e os irmãos Williams são uns dos seus principais sacerdotes.

Exageros à parte, o Doves é uma das bandas mais classudas da atualidade. Sempre entregando ótimos cd's com um tipo de som que só eles fazem.

Foram 4 anos de espera após "Some Cities" e "Kingdom of Rust" não decepciona. Desde sempre a banda foi apontada como uma das substitutas do U2 no quesito stadium rock. Nunca concordei muito, mas ouvindo "Jetstream", a música inicial do novo cd, percebi o que eles queriam dizer. Um som que vai crescendo, dominando os sentidos e se transformando num digno abre-alas do que vem por diante.

"Kingdom of rust" vem em seguida sendo resultado de um Vangelis com britrock, uma melancólica balada épica (se é que isso existe) que pode ser considerado um resumo do cd: é Doves, só com mais camadas guitarrentas que criam um clima etéreo e melancólico.

"The greatest denier", "Winter hill" e "Spellbound" lembram o Doves de The Last Broadcast, o cd de 2002 que tornou a banda famosa mundialmente, com uma levada mais stadium explosiva.

"Compulsion" que parece meio fora de lugar, com uma ginga funky swingada, mas que casa muito bem com o outro vocalista da banda.


Fique aí com o Gomez ao vivo no Jimmy Fallon

3 comments:

hellenG disse...

kingdom of rust tá no repeat aqui. :)

Túlio disse...

é um clássico.

giancarlo rufatto disse...

Gomez, meu mordomo favorito. (ia reclamar da falta de link, mas ja achei)

Blog Widget by LinkWithin