terça-feira, dezembro 19, 2006

5 Programas econômicos em Buenos Aires

Para você brasileiro falido, que vai aproveitar essas super ofertas da GOL para viajar pra capital argenta, um guia de programas econômicos e chinelos em plena Buenos Aires. Essas informações valem ouro! Não tem em nenhum guia!


5. Choripan ou Bondiola na Costanera


choripan

Bem ao lado do chiquérrimo Puerto Madero está a Costanera Sur. Comer uma bondiola lá num domingo à tarde seria algo como ir no Parque Barigüi em Curitiba e comer um cachorro quente. Programa chinelo, sem muito glamour. Do lado da costanera tem uma reserva do exército onde dá pra dar uma caminhada e ver o rio da prata de perto. O choripan nada mais é que pão com linguiça, já a bondiola é pão com carne de porco. De ótima qualidade mesmo. O choripan sai 2 pesos, a bondiola 4.

4. Pizza na Uggi's

ugis

A verdadeira argentina está na Ugi's. Objetividade total. Só existem dois sabores na pizzaria: muzzarela ou fogazzeta (que é uma muzzarela com queijo). Há filiais por toda a cidade, muitas delas nem cadeira tem. Sugiro a clássica filial do Abasto onde você pode ser atendido pelo carismático Bigode. Garfos? Para quê garfos se é mais barato comer com guardanapo? Quer levar a pizza pra casa? Ok, a caixinha da embalagem custa 30 centavos.
Não reclame se o tiozinho que te atendeu e pegou o dinheiro usar a mesma mão para por orégano na sua pizza. A pizza de muzzarela sai por 5,60. FAz 2 semanas que aumentou o preço, antes era 4,80. Em breve piqueteiros invadirão a Uggi´s exigindo que o preço volte ao normal. Impossível resistir a uma pizzaria que imprime na caixa de suas pizzas "Siempre imitada, nunca igualada" ou melhor ainda "No a la droga, Si a la pizza". Na filial da Suipacha, no Microcentro, há uma pichação homenagem que resume muito bem o espírito Uggi´s de ser: "Uggi's es amor".

3. Cinemas no INCAA

Com a tal carteirinha de estudante você pode garantir bons descontos por Buenos Aires, como no Malba por exemplo. Mas em cinemas é mais difícil, quase nenhum aceita. Aconselho então alguma sessão de cinema em algum INCAA (Instituto Nacional de Cinema e Artes Visuais). Lá o preço é 4 pesos e você pode desfrutar de filmes argentos de qualidade que dificilmente passarão no Brasil. Dê uma de cool e veja filme nacional. Sempre com ótimas opções, desde os mais experimentais, documentários e aos mais comerciais. Meu INCAA favorito é o da Praça do Congresso. Nas sessões concorridas do sábado a tarde você pode conhecer velhinhos clássicos portenhos.

2. Segundas e terças no Ill Gatto

all the wine

Ill Gatto é uma rede de restaurantes italianos que existem por toda a cidade. Nas segundas e terças, todas as massas saem pela metade do preço. Tem uma "cordas de guitarra a matriciana" que é um clássico. Além de "sorrentinos" e "ravioles" de altíssima qualidade. Nos dias de promoção um prato desse sai por 7, 8 pesos e vale cada centavo. Sugiro o Ill Gatto da Av. Callao com Santa Fé, perto do Freddo e da Livraria Ateneo. se você for numa segunda, saia do Ill Gatto, caminhe meia quadra e pegue a promoção do Freddo de 2 cucuruchos pelo preço de 1. Cucurucho é a clássica casquinha. Sai 7 pesos, não esquece de pedir metade mousse de chocolate/metade dulce de leche con brownie.

1. Paulín

Tudo começou quando fui encontrar uma pessoa até então desconhecida e acabei caindo lá com ela. Localizado na Calle Sarmiento com Florida. Devido a minha falta de criatividade, sempre quando tem algum visitante nessa cidade marco de me encontrar em frente do Burger King da Florida com Corrientes. Lugar central e de fácil encontro e a uma quadra do boteco. Um bar/padaria que vende Quilmes de 1 litro a 5 pesos, num estilo meio diferente, lembrando muito as padarias paulistanas. Cerveja mais barata que lá, só no Coto. Os garçons são simpáticos e perguntam toda hora do Brasil e da sua vida. Coincidentemente vou lá sempre com companhia feminina e assim os caras acham que sou o pegador de Buenos Aires. Um garçom lá mesmo já afirmou que eu sou "da casa" Ok então né? Além da Quilmes por 5 e das Stellas por 6 pesos, há as empanadas por honesto preço de 1,50. Enfim, o bareco é um achado.

Ficarei esperando os agradecimentos pelo guia!

9 comments:

Anônimo disse...

Esse guia está totalmente excelente!!! Quando for aí vou querer conhecer todos esses lugares! (Bom, quase todos, ainda tô meio cabrera com essa pizzaria Uggis's e seus métodos não muito convencionais de higiene! rsrs)Mas é isso aí! Viva o turismo da classe operária! O negócio é gastar pouco, comer bem e ser feliz!

Anônimo disse...

Patricia, não tenha medo da Uggi´s; Pode comer que é garantido!
Jamais esquecerei da Uggi´s, pois na minha primeira viagem a BsAs, depois de quase 40 horas dentro de um onibus, sem comer nada, foi uma muzzarela deles que me saciou a fome!
Demais dicas são quentes mesmo! E a dica subliminar de marcar encontro no Burger King da Florida é boa também! Não tem erro de se perder! hehehehe
Juliano

Anônimo disse...

e a milanesa com papas? na maioria dos lugares custa 7pesos. Recomendo a do DESNIVEL, fica na defensa x independencia. Aliás, lá tb tem sandubas pra levar, bem baratex. Otimas carnes.

Anônimo disse...

Aproveito e dou uma dica: Cumaná, em Rodriguez Peña e Santa Fé. Comida típica do interior argentino com um preço bem em conta. Recomendo o "pastel de papas" com um copo de vinho da casa (que não é nada mal). Enquanto o garçom não vem você pode desenhar na mesa com giz de cera! Mas chega cedo porque quase sempre tem fila de espera.

Julio Cesar Corrêa disse...

Irei para essas terras na semana santa. Agradeço as dicas pela metade. A outra metade, eu agradeço quando voltar, após ter comprovado tudo. ;=)
abração

Unknown disse...

Cara, estou aqui uma semana e procurando coisas sobre ba achei seu blog, dei risada como criança!! parabéns de verdade!!!

TeoFranco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TeoFranco disse...

Estive no dia 14/01/2008 (segunda-feira) no Il Gato da Corrientes, 959. Infelizmente a promoção de desc. 50% não tem mais.
http://www.youtube.com/user/betelnet

Luciana disse...

Túlio, adorei as dicas! Como bons brasileiros falidos, programamos viagem no próximo fim-de-semana a Buenos sem lembrarmos que estávamos como sempre sem um p... então, procurando por dicas baratas na internet, dei de cara com seu blog e adorei... também ri feito criança e, com certeza vou provar as pizzas com gosto mix duvidoso!!! O cinema talvez deixe de lado, mas a o resto com certeza. Bom saber que muitos tem os mesmos problemas que nós: milhas, pero no libras...rsrsrs...

Blog Widget by LinkWithin