quinta-feira, agosto 09, 2007

Dica para turistas brasileiros em Buenos Aires

Se você vem para Buenos Aires de avião, não coloque nada de valor nas malas que você despacha.

Ontem o Telenoche, espécie de Jornal Nacional, mostrou a primeira parte de uma matéria que mostra os guardas e funcionários responsáveis pelo raio-X do aeroporto de Ezeiza abrindo malas e roubando perfumes, celulares e até mesmo notebooks.

Para saber mais veja a matéria do Clarín de hoje.

Não adianta nem por cadeado ou aquelas fitas plásticas resistentes. Os caras abrem o cadeado e arrebentam esse lacre na maior, tranquilamente.

Sempre fui muito cauteloso ao criticar a Argentina e a sua sociedade. Afinal, querendo ou não, é o país que paga meu pão de cada dia. Mas o fato é que a corrupção aqui é uma coisa endêmica e totalmente arraigada na sociedade. Nem comentar então a corrupção das autoridades.

Vergonhoso realmente.

Bom, vocês estão avisados.

11 comments:

Anônimo disse...

Não que a corrupção seja menor no Brasil, mas aqui, muitas vezes parece que há um certo protecionismo, como um corporativismo da corrupção.

Túlio disse...

CRIME! CRIME!

Anônimo disse...

bem, na minha opinião a américa latina toda está tomada pela corrupção...na minha opinião isso é fruto de uma cultura colonialista...por isso acho que isso não é so um problema argentino. gosto muito da argentina e penso em morar em buenos aires...bom saber disso antes!

Anônimo disse...

a corrupção no brasil também é endêmica. e se os guardas nos aeroportos não furtam coisas nas bagagens, outros fazem coisas piores.
a propósito, seu blog é ótimo. ah! e descobri que temos um amigo em comum. hehe!

Túlio disse...

Ok, concordo que no Brasil também é, mas não vamos mudar o foco. Estamos falando da Argentina, onde não é confiável nem despachar uma mala no maior aeroporto desse país.

Anônimo disse...

porra, nem em angola rolava isso.
eles tinham a dignidade de abrir na sua frente.

Anônimo disse...

Tulio
Valeu pela informação. Vou para BsAs em setembro e faz tempo que tenho lido sobre os furtos em Ezeiza - tomara que a coisa toda melhore.
Desculpe a intromissão, mas dei uma 'fuçada' no seu blog em busca de dicas para minha viagem e descobri que o mundo é mesmo muito pequeno: fiz direito na ufpr e vivia no Cacos jogando baralho (não torça o nariz para o meu curso, please, eu mesma já me encarrego disso).
Mas, se não for pedir muito, você tem alguma sugestão para quem vai à cidade pela terceira vez, com marido a tiracolo e levando a sogra e a cunhada para conhecer BsAs?
Obrigada

Leo Vinhas disse...

Eu parei no outro aero (Jorge Newpark, não é?), mas tenho com os federais da Argentina a mesma relação que tenho com meus eventuais problemas de saúde: eu os odeio e espero que desapareçam sem deixar vestígios. Já fui "vítima da polícia" duas vezes em Misiones... para não falar nos tais "carregadores de ônibus", flanelinhas de pedestres que mostram a miséria que afunda a Buenos Aires de Calamaro.

Anônimo disse...

Olá...Saudações brasileiras.
Meu nome e Patrica e estarei em Bueno Aires 15/11/07,sendo assim estou adorando as dicas de sobrevivência nesta terras portenhas...Hahaha...
Quanto a corrupção nem os "argentinos" tão cheios de si conseguem escapar....E a tal da globalização.
Até mais.

Anônimo disse...

Fui para Buenos Aires em novembro de 2007 com a faculdade de ônibus e fiquei horrorizada com a corrupção! De 1 em 1 hora os policiais nos pararam e nos extorquiam dinheiro para que pudéssemos prosseguir viajem! É vergonhoso.. sem falar que fui assaltada e ainda tentaram roubar a mochila de uma colega nossa!! Mas mesmo assim n deixei de me apaixonar pela cidade! Gostaria muuuuito de morar lá..

Anônimo disse...

Desculpem a intromissao, achei o site navegando por ai.
Eu acho que rola o velho barirrismo...
Nao sei em que lugar voces moram, provavelmente no Sul ou em SP, mas eu moro em Copacabana, coracao do Rio de Janeiro, e posso dizer que isto aqui virou um chiqueiro, mesmo com todo o tao propalado crescimento brasileiro. A corrupcao aqui estao tao arraigada que ate obra de recapeamento de ruas ( Manutencao!!) eh anunciada pela prefeitura como operacao "asfalto liso". Eu morei em Buenos Aires de 2006 a 2007 e fiquei fascinado pela educacao e cultura do povo Sensacao boa ser atendido em restaurantes e lojas por semelhantes que entendem o que voce diz, e nao como aqui, por coitados que vem migrados do Nordeste e Norte que nao tiveram a mais basica educacao, suficiente para tomar as decisoes mais elementares. Eu troco facil isto aqui por uns probleminhas no aeroporto!!
Nao vejo a hora de voltar a morar ai de vez!

Blog Widget by LinkWithin