quarta-feira, setembro 30, 2009

Muros de Buenos Aires


Não é muito comum ver pichações por Buenos Aires. Aqui os argentos preferem expressar toda essa arte urbana em stencils com desenhos e frases criativas.

É muito comum você andar pela cidade, seja lá em que bairro for, e se deparar com pequenos pedaços de criatividade. Algumas vezes elas são só engraçadas, outras um pouco mais políticas e existenciais.

Você pode ver um pouco disso no blog da Mariana Bernal ou no próprio Google.

Como sou uma pessoas rara que não tem câmera fotográfica, quase nunca posso documentar essas pérolas. Mas ontem, voltando do serviço com uma amiga do trabalho, tive que registrar esse momento com a câmera alheia.

É um stencil interativo nos muros da Calle Honduras em Palermo, onde você pode deixar fluir toda sua breguice e veia de galã de rodoviária. Numa dessas vira a capa do Cd do Pagodeversions!

Galã de Rodoviária feelings
Wando feelings

Angel
Vuela, Vuela!

Tango é do povo


Pois é, depois de meses de análises árduas, cansativas e incessantes, finalmente a Unesco declarou que o TANGO é do povo. É patrimônio cultural da humanidade, minha gente!

Argentina e Uruguai, que até hoje lutam para dizer que são os pais do tango e do Gardel, deixaram as diferenças de lado e impulsionaram juntos a candidatura.

O melhor de ter o status de "Patrimônio Cultural da Humanidade" é poder usufruir de uma graninha legal do fundo especial da Unesco, para ajudar a preservar e difundir o ritmo caliente de la pasión!

E pelo jeito vai ter festa. A mítica esquina de San Juan e Boedo, que até mês passado nem sabia que era tão mítica assim, se transformará numa milonga popular com a presença de cantores dos anos 40 e uma orquestra típica. Do outro lado do Rio da Prata, em Montevidéu, preparam um show da Orquestra Filarmônica.

Foto La Nación

Mais no Diário Perfil

terça-feira, setembro 29, 2009

Racismo é o hype argentino

Na última sexta só se falou de uma coisa na tv argentina: a juíza Parrilli.

A mulher é responsável por julgar as multas e apelações da capital, mas quando ela foi multada e teve o carro guinchado deu um verdadeiro show na frente das mocinhas que realizam o trâmite de regularização. O problema é que tudo estava sendo gravado.

Autoritarismo, muita falta de educação, elitismo e racismo transformaram a juíza num verdadeiro fenônemo midiático. O vídeo abaixo, exibido sem parar em todos os canais abertos e de notícia do país, mostra a mulher perdendo o controle, dizendo que é juíza e não paga porra nenhuma, falando que as meninas ganham um salário de merda, ameaçando de prender e reclamando que não existe nenhuma loira no lugar delas, somente "morochas".

O pior é que ela conseguiu sair sem pagar a multa! Canalha!

O hype é tanto que a juíza já virou um aplicatico no Facebook onde você pede uma frase para ela.

Aqui a última notícia que vi no Clarín sobre o caso.

Veja aí toda a performance dela. Imperdível!



Parabéns para a menininha atendente que conseguiu ser classuda quando a juíza from hell falou que a mocinha "ganha 1200 pesos para encher o saco".

- E você, quanto ganha para ser mal educada e racista?

segunda-feira, setembro 28, 2009

"El secreto de sus ojos" no Oscar

"El secreto de sus ojos" foi o filme argentino escolhido para concorrer a uma indicação ao Oscar de Melhor filme estrangeiro.

Fica aqui minha torcida para o melhor filme argentinos dos últimos anos. Um clássico desde já!

Mas Ricardo Darín, um dos protagonistas do filme e praticamente uma "Fernanda Montenegro" do cine argentino, tá meio cagando e andando pra isso tudo. Mais no Diário Perfil.

domingo, setembro 27, 2009

Personal Hippie



Sensacional esse comercial que acabei de ver na TV. É da Personal, operadora de celular.

Incrível toda a história que eles contam com o personagem do filho dos hippies para vender o produto. Acaba fechando certinho tudo.

Genial, viste?

Clipping pagodeversions

Agora foi a vez de sair no Portal Vírgula, num papo com o Gustavo Miller. Pois é, o cara entrevista atores de True Blood, Big Bang Theory e tal, e depois tem que lidar com coisas do nível de Pagodeverions. C'est la vie. A entrevista aqui.

O carismático Guga Azevedo também comentou das versões do pagode, do Johnz e deu o endereço do blog no seu programa da rádio curitibana Lumen FM.

Também foi destaque na Piracema, coluna da Adriane Perin do Jornal do Estado lá de Curitiba. Tenho um carinho muito grande pela Adriane e o Ivan, o casal super-herói da música paranaense. Eles foram os primeiros a escrever sobre meu antigo projeto musical em Curitiba, o Johnz, e depois nos convidaram para tocar no Rock de Inverno, o que acabou transformando o projeto numa banda de verdade. A coluna está aqui, mas transcrevo a parte do pagodeversions.

Johnz
Quem é vivo uma hora aparece. Inclusive na “grande mídia” e não só nos blogs dos amigos. Pois é, lembra do Tulio Bragança, o rapaz que fez belas canções sob o nome de Johnz? Então, ele tá morando na linda Buenos Aires e apronta das suas. Agora caiu na rede – via UOL - a notícia de que catou seu violão e foi fazer versões de pagode. Em um inglês literal. E com direito a vídeos caseiros de suas “performances” com os hits do gênero. “Caçamba”, do Molejo, agora é “Bring The Caçamba”; “Eu Me Apaixonei Pela Pessoa Errada”, do Exaltasamba, é “I’ve Fallen In Love With The Wrong Person”; e “Que Se Chama Amor”, do Só Pra Contrariar, ficou “That’s Called Love”. O blog dele é http://aires-buenos.blogspot.com/.

Mais vídeos no canal do pagodeversions no youtube. A última canção foi "Brown Goodgood".

sexta-feira, setembro 25, 2009

Cris K Heart Obama


Que tierno!

Owl City


Desde ontem que li no blog Supernovas sobre a banda Owl City, baixei o cd "Ocean Eyes" e não parei de ouvir.

É um projeto de um americano chamado Alan Young, que podemos classificar como um misto de powerpop com eletrônica. Algo como o Postal Service, só que mais juvenil. O cara sofre de insônia e gravou boa parte das suas músicas de madrugada, no porão da sua casa. O tom é bem para cima e contentão, mesmo quando as letras não acompanham o ritmo. Simplesmente viciante.

Aqui o myspace dele.

E aqui o ótimo clip de Fireflies, que o youtube babaca não me deixa colocar no blog, mas você pode ver de lá. Recomendo!

quinta-feira, setembro 24, 2009

El Banderín


El Banderín não é um bar que existe para dar lucro ao seu dono. Ele parece existir pelo simples fato de estar na esquina das ruas Guardia Vieja e Billinghurts há tanto tempo que já não existe outra opção.

É um lugar pacato, antigo e cheio de causos para contar. A porta estava trancada nessa noite fria de quarta-feira e o dono, Seu Mário Riesco, veio destrancar, avisando que só abre o bar para conhecidos. Mal cheguei e já era um conhecido? Pensei calado.

Considerado um "Cafe Notable" pela prefeitura de Buenos Aires, El Banderín existe desde 1929 quando o pai do Seu Mário abriu o bar como "El Asturiano". Em 1958, o atual dono grudou umas 300 flâmulas de times de futebol do mundo nas paredes do lugar e o nome mudou.

A comida é clássica e simples como nos bares antigos portenhos: empanadas, sanduíches, picadas e comida de boteco, além de cervejas e outras bebidas a preços honestos. Nas paredes, placas com os nomes das ruas deixam bem claro o bairro onde você está: Almagro!

El banderín

Ao perceber que eu era brasileiro, Seu Mário, que é hincha do River Plate, veio logo perguntando de que time eu torcia. Quando respondi firme "Palmeiras" ele apontou para uma flâmula na parede. Demorei para encontrar a maldita no meio de tantas. Só depois fui perceber uma bandeirinha amarelada pelo tempo com o P de Palmeiras e um periquito desenhado. "É de 1968", esclareceu o dono do estabelecimento, antes de mostrar outro "banderín" mais novo do meu time do coração.

No fim da noite, com o bar vazio, não é preciso respeitar o aviso da lei municipal que proibe fumar em estabelecimentos fechados. "Eu mando embora quem reclamar de cigarro num bar a essa hora da noite", comentou o Señor Simpatia enquanto brincava com o Luna, seu gigante pastor alemão, que tinha sido liberado para transitar com os clientes da madrugada.

Las chicas del Banderín

No El Banderín você não vai comer uma comida imperdível, conhecer as últimas novidades da gastronomia portenha ou tomar uma cerveja artesanal rara. Visitar esse lugar só vai fazer você entender e sentir um pouco como funciona Buenos Aires.

Mais no site do bar ou no Guia Óleo

El Banderín

Mais alto que Michael Jackson

Hoje cheguei no trabalho com a notícia de que eu sou notícia. Estou mais alto que Michael Jackson na parte de música do Uol.

A matéria/entrevista feita pela Mari Tramontina é sobre o pagodeversions, projeto meu de gravar em inglês grandes hinos do pagode em versões acústicas.

A matéria do UOL você pode ler aqui.

O Bruno do Lado B do Cassete também me entrevistou aqui.

E os vídeos do pagodeversions aqui.

quarta-feira, setembro 23, 2009

Top 10 empanadas de Buenos Aires

O ótimo site Planeta Joy trouxe um Top 10 de empanadas portenhas, com os endereços onde são servidos os melhores exemplares da gastronomia argenta.

Como toda lista, esse top é bem polêmico. Eu, por exemplo, não conheço nenhum dos 10 lugares. Parece que eles preferiram ser bem alternativos nas escolhas, sendo bem roots!

Pra mim os melhores lugares para comer empanada nessa cidade são:

1. Imaginario Cultural
Um bar na esquina da Bulnes e Guardia Vieja que você nunca imagina que vai ter uma empanada boa. É cara porém sensacional. Sempre que vou lá como uma de carne picante, não importa se tenho fome ou não.

2. El Cuartito.
Na região central perto dos Tribunales, Talcahuano 937, El Cuartito faz pizza e empanadas desde 1934. Não sou só eu que é fã das empanadas deles, mas também o chef rockstar Anthony Bourdain, que passou por lá com seu programa "No reservations".

3. El Noble Repulgue
De todas as redes de empanadas do estilo McDonalds é a que mais gosto. Várias opções de preços e sabores, alguns deles bem afrescalhados e gourmet.

A dica essencial é evitar a perigosa publicidade da Solo Empanadas, outra cadeia com várias filiais pela cidade. A estratégia de marketing deles é ousada, com empanadas saborosas e gigantes dançando um ritmo sensual em pleno semáforo. Você pode ficar tentado, mas seja forte e não resista!

Como já disse o gaúcho ex-porteño Fabiano Goldoni: "As empanadas dançantes da Sólo Empanadas são como prostitutas baratas da culinária: levam o teu dinheiro, te deixam com a consciência pesada e o estômago embrulhado"


Kings of Convenience!

Por um tempo considerava essa banda o baluarte máximo do indienismo e do blasé.

Mas não teve jeito, fui fisgado por esses nórdicos de cantoria mansa e músicas intimistas. Agora os Kings of Convenience lançaram um novo cd, que tem um ótimo nome "Declaration od Dependence".

Esse clipe da música Boat Behind é bem a cara deles. Ame-os ou deixe-os.

terça-feira, setembro 22, 2009

El Federal

Foto por Villamota

El Federal não é apenas mais um dos cafés notáveis de Buenos Aires. Esse lugar, na esquina das Ruas Peru e Carlos Calvo no bairro de San Telmo, mostra muito bem a preocupação que os portenhos tem em preservar sua história.

Funcionando desde 1864, uma das principais características do bar é uma barra um pouco mais baixa onde você pode sentar, beber, comer e bater um papo com os atendentes do lugar. Fui ontem lá, num dia de temperatura bem agradável, e muitas das pessoas estavam sentadas nas mesas do lado de fora.

Foto por Paula Moya

O cardápio é clássico como a maioria dos bares notáveis. Tem quase de tudo e você perde bastante tempo com tanta opção. Desde milanesas, supremas, carnes, massas, bebidas, cafés e sobremesas. Recomendo o belo sanduíche de lomo completo, que tem um preço justo e um tamanho mais que suficiente.

A decoração é uma viagem no passado, mas sem forçar a barra. Você sente que tudo está ali sem exagero e cada coisa faz parte da paisagem. Várias placas de publicidade antigas na parede e móveis antigões que trazem aquela sensação daquela Buenos Aires que ficou famosa no passado pela sua classe e estilo. Velharia pra todo lado, mas lá dentro tem até wireless e eles aceitam cartão, o que não é muito comum na cidade.

É um lugar para você sentar sem pressa. O atendimento é lento no ritmo portenho, mas simpático. Não espere receber um menu segundos depois de por a bunda na cadeira. Espere, relaxe, veja a poesia da vida, os detalhes do bar e aguarde ser atendido. Vai valer a pena!

Visitar esse bar também foi uma pequena viagem pra quatro anos atrás pra mim. El Federal foi o primeiro lugar que fui quando cheguei em Buenos Aires em 2005, numa viagem de test-drive da cidade. Lembro que deixei as coisas no Hostel, cansadíssimo de uma viagem de quase 20 horas de ônibus saindo de Foz do Iguaçu, e fui junto com o Claudemir no primeiro endereço que ouvimos falar da cidade.

E claro, foi a primeira vez que saboreei uma Quilmes!

O mestre Marcelo Barbão também escreveu sobre o lugar, com muitas fotos. Recomendo a visita no seu blog.

segunda-feira, setembro 21, 2009

Primavera


Confesso que achava comemorar o "Dia da primavera" uma das coisas mais idiotas da Argentina, empatado com o excesso de mullets e a insistência de usar arroz gelado na salada.

São pessoas que te "saludam" no trabalho por isso, nego com buquê de flor na rua, chefona que compra sorvete pra galera, aborrecentes saem pro parque em bando(como você pode ler aqui) e tudo isso a troco de que chegou a primavera? Pera lá, né! Vão arranjar uma vida!

Confesso que não via mesmo graça nisso tudo, mas a cada ano morando aqui vou começando a entender.

Brasileiro acha que inverno é charmoso. Claro, quando são umas duas semanas por ano e olha lá. Aqui não! O frio vem pra valer, mermão. Desde abril ou maio estou usando as mesmas jaquetinhas, as mesmas camisetas que são mais quentes, os casacões e calças. Cansa! Realmente, o fim dessa friaca é um baita alívio e, sim, traz bastanta alegria. Os argentos que são todos mais tangueiros e sensíveis, quase sempre em excesso, transformam tudo isso num grande evento.

A comoção é tanta que todo mundinho brasileir0 de Buenos Aires está falando nisso. Ana, Carol e Mariana também escreveram sobre nos seus respectivos blogs.

Passei o dia 21 enfurnado no trabalho oficial e em outro extra, só saindo pra rua no meio da noite. Mal vi toda essa grande poesia da vida que é a chegada da primavera portenha. Mas não importa, deu pra sentir que se fue el invierno de mi corazón.

Terminamos com os simpáticos uruguaios do "El Cuarteto de Nos, que tem uma pueril música chamada "Primavera" que diz: Tu risa y mi bobera, me hicieron creer que era primavera


sábado, setembro 19, 2009

Mi Barrio, mis amigos

Guardia Vieja à noite

Estou para sair do meu apartamento (ou não). Só de pensar em mudar outra vez me dá um desânimo gigantesco. Dos quase 4 anos na cidade, foram 3 no Abasto

Já estou faz quase dois anos no apartamento, adoro o caos desse lugar, já estou familiarizado com meu supermercado chino, meu kiosco, as linhas de ônibus e o metrô já fazem parte do meu dia, a paraguaia da lavanderia já sabe meu nome de cór, adoro a vista da minha sacada, já tenho meus bares preferidos da cidade há poucas quadras e toda essa região já faz parte da minha rotina.

Hoje fui tomar uma cerveja e bater papo de homem com meu amigo, que era roomate até semana passada, no seu novo apartamento na Recoleta e fiquei pensando nisso. Por mais que seja um bairro bem melhor, mais limpo e organizado, não o trocaria Abasto. Não quero sair do meu lugar. A vida segue para todos e às vezes me pergunto se não estou deixando isso acontecer comigo.

Sou um cidadão de pouquíssimos mas bons amigos. É sempre bom perceber que esta cidade me trouxe alguns novos, pessoas com as quais não preciso me censurar sobre nada.

Shopping Abasto

sexta-feira, setembro 18, 2009

Um apanhado do nada

Um pouco de nada e muito de pouco.

Hung.
O final de temporada da minha atual série preferida da HBO foi um tanto quanto decepcionante. Essa dramédia, que tá mais pro drama do que pra média, mostra Ray, o cara que perde a casa e vira prostituto para ter uma renda extra. Parece chulo, parece imbecil, mas a trama e o mundo de personagens é sensacional. Pena que terminou, mas vai ter segunda temporada!

John Me.
Mattias Edlund tem pinta de vocalista de Backstreet Boys, mas na verdade era o cantor da ótima banda The Motorhomes, do inesquecível clip onde o cara manda o cachorro pro espaço e sofre. Agora ele saiu em carreira solo, com esse nome estranho de John Me.

Confesso que não me agradou muito. Muito mudérnu pro meu gosto, mas o cidadão manda bem nas baladas e tem uma bela voz. Aqui o clip de "Run". Mais no myspace dele.



Salada Sea Ceasar
Na Argentina é comum comer frango frio e nunca me acostumei a isso. Pedi então pros caras do "Pacífico", café que fica do lado do trabalho, mudarem o frango da salada Ceasar para atum. Desde então tudo mudou. Penso em patentear isso e viver de royalties.

Soulsavers
Faz tempo queria postar sobre o novo cd do Soulsavers e da genialidade de algumas músicas. Não preciso mais. O nobre palmeirense curitibano Marcelo Urânia já fez isso no seu blog.

Poesia da vida.
Há alguns posts afirmei que tinha voltado a ver a poesia da vida. Fato! Tanto é que descobri o Mark Strand, um americano que foi um dos principais tradutores do Drummond pro inglês e tem uma obra com uma onda bem parecida com o poeta itabirano/carioca. Cru, visceral e bem gauche.

Nesse site há uma compilação de algumas coisas dele, mas esse aqui em especial é o que bate de frente.

Os Buchas



Ótima essa websérie da "Oi" chamada Os Buchas.

Melhor cantada podre do primeiro episódio:
- Você gosta de sucrilhos? Porque você despertou o Tigrão em mim.

Primeiro episódio tem até trilha do Copacabana Club.

quinta-feira, setembro 17, 2009

O homem mais alto da Terra

La Blogoteque foi um dos primeiros projetos internéticos que gravaram performances de músicos em lugares inusitados. Nessa onda também existe o Black Cab Sessions e o brasileiro Música de Bolso.

Eles levam o artista para um lugar legal e caprichado, deixando só ele com seus intrumenrosa numa apresentação super intimista.

"Tallest Man on Earth" é a banda-de-um-homem-só de um sueco estranho de bigode e com cara de manguaceiro chamado Kristian Matsson, que conheço há pouquíssimo tempo . Tenho pouquíssima paciência para a música folk em sua essência. São poucos os que me convencem e que no final não ficam parecendo apenas um cara agonizando com um violão cópia do Bob Dylan. Felizmente com o "Tallest Man" a coisa não é assim.

Ótimo o lugar que escolheram para ele tocar a música "The Gardener", uma loja cheia de instrumentos e violões pendurados. Invejo demais todo o som que ele tira do seu simples violão, mas me simpatizo com qualquer um que coloca o capotraste lá em cima e manda ver uma canção bem aguda.

Tallest Man on Earth - The Gardener - A Take Away Show from La Blogotheque on Vimeo.

quarta-feira, setembro 16, 2009

Cris Heartbreaker

Segundo a Forbes ela é a 11ª mulher mais poderosa do mundo. Cristina Fernandez de Kirchner ultimamente anda caprichando no figurino. Desde a derrota nas eleições legislativas, onde o governo perdeu maioria no Congresso, a presidenta contratou uma estilista pessoal para atualizar o look.

O cabelo ficou mais moderno, a saia diminuiu um pouco, as cores ficaram menos bregas, os acessórios mudaram e até a postura melhorou.

Não é a toa que a fauna de presidentes latinos está rasgando elogios para a argentina. O equatoriano Raul Correa a chamou de "linda presidenta", o venezuelano Hugo Chavez disse que era "esplendorosa" e o canalha peruano Alan García "Eu respeito as mulheres casadas". Clima de azaração total na cúpula latina!

Mais no Diário Perfil

Tudo é um tango


Talvez seja a idade, as responsabilidades, o famigerado retorno de saturno ou apenas um lento processo de argentinização, afinal já são mais de 3 anos e meio nessa terra. Mas ultimamente tudo tem sido um tango para mim.

Coloco drama onde não há, transformo o fácil em difícil, desconfio quando me sinto bem e aos poucos vou me tornando essa pessoa estranha, talvez não para os olhos dos outros mas para mim mesmo.

Vamos fazer ioga, conversar com os amigos, com desconhecidos, pagar um psicólogo, tomar todas até cair e ouvir The National com o Matt Berninger cantando insanamente as suas verdades.

a little more stupid, a little more scared
every minute more unprepared

terça-feira, setembro 15, 2009

Quando a vida dá limões faço limonadas

The Boy Least Likely To é dessas bandecas insuportavelmente felizes que irritam com tanta buena onda.

Suas músicas com xilofones e um tom country tem um "Q" infantil e eles só afirmam isso com o nome do seu último cd "The law of the playground".

Aqui a bela animação que fizeram como clip de "When live gives me lemons I make lemonade".


When Life Gives Me Lemons I Make Lemonade from The Boy Least Likely To on Vimeo.

Del Potro histórico

Sim, o futebol é o esporte mais popular na Argentina. Mas o tênis, o rugby e o basquete estão ali na rabeira disputando o segundo lugar.

É como no Brasil, quando alguém ganha um campeonato logo todos parecem ser fãs do tal esporte e entender muito bem de tudo. Foi assim com o Guga e a Daiane dos Santos, por exemplo. Por uma época muita gente comentava de lobbies, aces e duplo twist carpado como se fossem grandes especialistas.

Hoje cheguei no trabalho e o papo era só esse: Del Potro. O gurizote de 20 anos que conquistou o US Open e pos a lenda Roger Federer no chinelo.

Em tempos de crise na seleção de futebol, nada melhor que um título histórico em outro esporte.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Pounding



Eu sempre achei esse clip uma das coisas mais bonitas que o Doves já fez.

Mas nunca tive percebido o que as batidas constantes da bateria tinham a ver com "Pounding". Agora faz sentido. É arte!

Jens, Drew e eu

O primeiro filme da Drew Barrymore como diretora, que tem um elenco com Ellen Page (a mocinha de Juno) e Juliete Lewis, vai ter na trilha sonora nada menos que o grande Jens Lekman.

O filme é da Fox Searchlight Pictures, que convenhamos sabe muito bem escolher seus filmes. Desde já muito bom!

Aqui o trailer:



E pelo que vi uma das músicas é a pérola "Your arms around me"

domingo, setembro 13, 2009

Pirilo


Já fui na feirinha de domingo de San Telmo umas trocentas vezes, mas nunca tinha reparado na Pirilo. A pequena pizzaria está bem no meio do fervo da feira na Calle Defensa e muita gente passa despercebido pela sua humilde fachada.

Lá você come em pé e com guardanapos, no balcão de mármore que deve estar no local desde 1932, quando a pizzaria começou a funcionar. Tudo simples, prático e honesto, como a comida para as massas deve ser. A porção de fugazzeta e a fainá (algo como uma massa de grão-de-bico) que pedi estavam deliciosas. Os clientes são os mais variados. Desde taxistas, velhinhos de San Telmo, gringos ruivos e criancinhas famintas.

É um pit stop recomendadíssimo para quem está na feirinha e sente fome. Aprecie uma bela pizza num estabelecimento que tem uma história que se confunde a história de San Telmo.

A trendsetter Ana Manfrinatto acertou mais uma vez na dica. A outra tinha sido a cantina italiana Spiagge di Napoli, um verdadeiro achado no bairro de Boedo.

Fica aí a provocação!

Pirilo - Calle Defensa 821, San Telmo

sexta-feira, setembro 11, 2009

10 restaurantes com onda fora do circuito

O site Planeta Joy listou 10 restaurantes portenhos com "mucha onda" e que estão fora do circuitinho Palermo-Las Cañitas-Puerto Madero. Nada contra esses bairros, mas a moda é tanto que em muitos lugares a comida deixou de ser o principal e o que conta é o "disáine"

A lista contém endereços de diferentes bairros de Buenos Aires como Boedo, San Telmo, Almagro, Abasto, Montserrat, Villa Crespo, Chacarita e Colegiales.

Obviamente não conheço todos, mas certamente irei visitar muitos deles. Dos 10, os 3 que conheço são:

- Mochica: comida peruana ao lado do Shopping Abasto. Esse bairro tem várias opções de comida peruana, mas esse é o mais caprichadinho e bonito. Agüero 520

- La Reina Kunti: comida indiana vegetariana há poucas quadras do mesmo Shopping Abasto. Decoração rústica, iluminação tênue e clima aconchegante. A foto do post é dele. Humahuaca 3461

- Thymus: nesse nunca fui, mas já morei bem perto na Villa Crespo e lá estava sempre lotado. Mais elegante e chique, pra quando você quer se dar um luxo. Lerma 525 esq. Malabia

Buen provecho!

quinta-feira, setembro 10, 2009

O dia que a Argentina ficou fora da Copa

A primeira vez foi há 40 anos, no dia 31 de agosto de 1969. Um empate de 2 a 2 contra o Peru, em plena Bombonera, impediu que os argentos fossem pra Copa de 1970.

Será que isso vai se repetir em breve?

O Diário Perfil tem uma interessante matéria sobre as similaridades da seleção de 1969 e a de 2009.

quarta-feira, setembro 09, 2009

Phoenix - 1901

Dessas 15 mil bandas do novo rock pós Strokes, o Phoenix é uma das poucas que vem fazendo um som que curto de verdade. Essas guitarras pausadas e metódicas, junto com o vocal agudão do Thomas Mars, marido da Sofia Coppola, são uma mistura interessante.

Os franceses, que cantam em inglês, lançaram recentemente o cd Wolfgang Amadeus Phoenix e "1901" é a segunda música de trabalho deles. Escutei pela primeira vez no trailer do filme "New York, I love you" e foi paixão a primeira vista pela canção e pelo filme.

Agora eles lançaram o clip de "1901", que joga bastante com a luz e as pausas da guitarra, assim como o som da bateria. Altamente recomendável!



Falling, falling, falling, falling!

Barrios de mierda

Estima-se que 70 toneladas de cocô de cachorro são deixadas diariamente nas ruas de Buenos Aires. É bosta pra todo lado, meu povo!

Mesmo morando em apartamentos diminutos, muitos portenhos tem cachorro e às vezes daqueles dos grandes. Segundo dados oficiais são mais de 425 mil cachorros na cidade.

Um levantamento feito pela prefeitura portenha indicou os quatro bairros mais cagados da capital: Recoleta, Palermo, Caballito e Flores. Andar por certas ruas desses lugares é um verdadeiro desafio. São raríssimos os casos do dono que limpa a caca do seu canino e mal sabem eles que deixar sujeira na rua é uma infração, que varia entre 25 e 200 pesos. Mas só são 10 fiscais de merda para multar toda a cidade.

Para quem reclama do seu trabalho taí uma oportunidade de repensar a vida. Não reclame! Você poderia estar fiscalizando cachorro cagão!

Mais na matéria do Clarín.

terça-feira, setembro 08, 2009

Galvão Bueno feelings

Posso reclamar de tudo nessa cidade, menos de tédio. É cada coisa que me aparece para fazer!

Já locutei receitas com ajuda de uma das maiores cozinheiras da Argentina, já entrevistei mulherada semi-nua para promos, já apertei a mão da presidenta e hoje mesmo dancei ridiculamente para tentar ajudar a uma apresentadora numa promo.

Mas nada disso é comparável a ser um mini Galvão Bueno.

Comecei ontem a narrar corridas de várias categorias argentinas. É um programa chamado Velocidade Sul, um resumo semanal do automobilismo argentino, que passa no Canal Speed.

Os programas vão ao ar todas as quintas à noite, acho que lá pelas 18hs se não estou enganado.

Minha primeira gravação foi bem mais ou menos. Eram muitos nomes de pilotos, categorias e pistas a serem decorados. Sorte que o pessoal da produtora é simpaticíssimo e tem uma paciência e tanto. Mesmo assim acho que dá pra melhorar bastante. Pelo menos na categoria mais importante do episódio, a TC 2000, consegui decorar o nome dos pilotos.

No mais foi uma tempestade de tentativas de criar bordões.

- cavucar as minhocas (quando um carro foi pro barro e jogou terra em todo mundo)
- beijar o bumbum (quando um carro toca a traseira do outro)
- assassinou o pocotó (quando um piloto de rally atropelou um cavalo)
- Tem que tomar mais Toddy para me passar (quando um carro tentava e tentava ultrapassar, mas não conseguia)

Hotel avenida lança Cd ao vivo

O Hotel Avenida, uma das melhores novas bandas, mas de gente muito experiente, de Curitiba está lançando um Cd ao vivo. São as gravações do show da sétima edição do festival Rock de Inverno.

A união de Giancarlo Rufatto, o cara que compõe tanta música que faz parecer que é algo fácil, com o Ivan Santos, frontman do lendário Oaeoz, se tornou uma espécie de "All Star Band" já que reúne só grandes músicos da cidade.

Sobre o bootleg ao vivo, Ivan diz: "o legal é que justamente por não ser uma coisa planejada, tem todo aquele caráter de gravação ao vivo mesmo, com erros e acertos, e sem nenhum overdub ou pós edição. É o que é a banda ao vivo é pronto. Sem maquiagem.".

Eu, que ainda não vi os caras ao vivo, assino embaixo. As letras estão entre as melhores do que está sendo feito ultimamente por aí. "Eu não sou um bom lugar" e "Um centavo" são clássicos desde já!

Clique na foto abaixo para baixar o disco.


E aqui o Gian fala um pouco da banda e do cd.

1. Como surgiu a idéia do Hotel Avenida? Pq a parceria junto com o Ivan não foi "suficiente"?

O Ep que colocamos nossos nomes – meu e do Ivan na capa inicialmente se chamaria Hotel Avenida, mas acabou sendo usado para o projeto banda. O Ivan sempre falava que eu deveria ter uma banda pra tocar meus discos e como nossa parceria deu certo, chamamos os melhores caras que conhecíamos pra tocar junto e tcharam: Hotel Avenida. Funcionou muito bem com pouquíssimos ensaios e muitos integrantes se revezando, sete no total até agora.

2. Fale um pouco do bootleg e pq vcs decidiram lancá-lo como um cd.

Não é exatamente um cd, não foi planejado, mas o resultado de um show cru me agradou bastante. Não há produção que melhore uma canção ruim e de certa forma o oposto também vale não há gravação ruim que consiga estragar uma boa canção. Não que nossas canções sejam essa maravilha toda, as canções tem defeitos, errinhos e desafinadas como em todo show de verdade e é nisso que está a graça. Depois de tanto tempo gravando em casa sou totalmente a favor de só gravar ao vivo.


3. Como são as composições, como aparecem? Quem decide quem canta qual? Ect etc etc...

Não vou mentir, eu componho o tempo todo e tenho material pra uns três discos cheios (10 canções por álbum). Muitas das canções que a Hotel toca hoje já existiam há 2, 3, 5 anos, mas eram impossíveis de executar não fosse por uma banda como essa - o que explica o fato de querer gravar ao vivo. Também há nossas canções em parceria. Eu insisto em mudar o estilo das composições do Ivan, foi assim com “Um centavo” cuja melodia do Ivan e letra minha eram para uma balada. Eu acelerei e escrevi um texto com refrão sem métrica e o Ivan colocou o tempo de acordo com a voz dele – tanto que eu não consigo canta-la. Não tem muita manha pra isso, compor é mais ou menos como ir ao banheiro.

4. O que é esse "som de igreja" que vc comentou sobre a banda?

Eu brinco com duas coisas. coisa um: que o som da Hotel tem de ser atemporal, ser uma banda de canções a moda antiga, daquelas que se você arrancar tudo e deixar apenas a voz e melodia ainda é possível identifica-la. Coisa dois: a mensagem. Bandas de igreja são apenas coadjuvantes de uma mensagem maior. É uma banda que tem a função de ser mais celebração de um sentimento coletivo e isso tem de ser maior do que qualquer outra coisa.

5. Já lançaram o single e agora esse bootleg. Quando vai rolar o cd? O Hotel Avenida faz planos ou só deixa a vida levar?

Não sei te dizer, a gente lança esse bootleg, em outubro sai outro ao vivo desta vez pelo projeto da Mundo Livre Fm e talvez mais um EP solo meu, depois só Deus sabe. É muita coisa e tudo tem de ser pensado de outra forma hoje em dia. Um disco cheio ou algo com mais de 5 faixas é praticamente inviável em tempo de “ouça hoje, esqueça amanha” e sempre acaba-se perdendo alguma coisa. Minha opinião é que na maioria do casos a melhor canção está sempre entre as ultimas.

segunda-feira, setembro 07, 2009

Provocame



Na Guerra dos comerciais de cerveja a Brahma sempre esteve um pouco atrás da Quilmes. Seus comerciais são um pouco menos inteligentes e mais sexuais.

Esse pelo menos, com a música do "Provocame", é bem engraçado. Impossível não dar uma risada idiota quando passa.

Let's get out of this country

Trilha sonora perfeita para quem chega mais cedo no trabalho enquanto o Brasilzão todo está em feriado



What does this city have to offer me?
Everyone else thinks it’s the bee’s knees

What does this city have to offer me?
I just can’t see
I just can’t see

domingo, setembro 06, 2009

Imagens de um jogo


Não sou tão assim patriota, mas é incrível o quanto você se torna brasileiro estando fora do país.

A quantidade de feijoadas que comi estando aqui é muito maior do que eu comeria estando no Brasil. Os próprios filmes que assisto e as músicas brasilerias que escuto entram no mesmo quesito, por mais que tente negar certas facetas da brasilidade.

Nada como gritar forte 3 gols do Brasil com um bando de compatriotas felizes.

As fotos são da Ana Laya, amiga venezuelana que torce pelo Brasil.

sexta-feira, setembro 04, 2009

Banda Gentileza e seu primeiro CD

O dia de ontem terminou muito bem com a notícia do lançamento do primeiro cd da "Banda Gentileza".

O Heitor, vocalista da banda e ex-calouro da faculdade, sempre chamou atenção desde que começou a se apresentar nos intervalos nos apoteóticos shows da lendária banda Buttertoffs. Eram grandes letras como "Abc" e "Dor", onde o cara só ficava falando "ai" a música toda. Acho que muitas vezes o intervalo chamava mais atenção que o nosso show.

Chegamos a ensaiar algumas vezes juntos, bem no comecinho, já que Johnz / Banda Gentileza era praticamente a troca do vocalista e um pouco mais de ginga. Pois bem, essa coisa que começou sem nenhuma pretensão acabou virando uma banda muito boa.

Começaram a chamar atenção também fora dos limites da capital anti-social, fazendo showzinhos e aparecendo em jornais por São Paulo. A coisa não ficou só na brasilidade, ganhou uns sopros e acabou flertando com alguma coisa balcânica ou húngara. Sabe lá o que seja isso!

Os caras investiram de forma muito inteligente no primeiro cd. São 12 faixas produzidas pelo Plínio Profeta, que já gravou uma penca de gente graúda e ganhou até Grammy. Sem puxação de saco posso dizer que é uma das melhores coisas que ouvi em português esse ano. Original e bem feito!

O link para baixar o cd está aqui. Minhas preferidas são a romântica "Piá de Prédio", a caipiresca "Teu capricho, meu despacho" e o hino à vagabundagem "Preguiça".

Fiz uma entrevista rápida com o Heitor e aqui está:

1. O que mudou no som de vocês depois do Plínio Profeta? Qual a principal diferença?

No som da banda em si mudou pouca coisa. Ele deu algumas ideias para usar alguns instrumentos que utilizávamos em músicas específicas (violino, viola caipira, concertina) também em outras faixas do disco. Com relação às músicas, ele deu uma mexida bacana. Inverteu alguns trechos de músicas, mudou um pouco a linha do baixo, da bateria, enxugou alguns excessos, deu algumas boas ideias. Como produção e gravação do disco foi muito muito bom. Ficamos muito satisfeitos e felizes com o resultado. Acho que a sonoridade da banda não mudou tanto justamente porque ele entrou no nosso espírito, conseguiu sacar muito bem a nossa proposta. Mas não tenho dúvidas de que o trabalho dele vai influenciar o nosso para o resto da vida da banda.


2. Como que nascem as letras da banda? Tá mais pros seus trocadilhos ilustrados da Bravo ou são relatos da vida curitiboca?

Duas letras são do Artur (O indcifrável mistério de Jorge Tadeu e 33B). Outra é do Jota - nosso ex-guitarista - (Piá de prédio). Normalmente a gente chega com uma ideia de letra e música já formatada para apresentar para a banda, que acaba sendo moldada por todos depois. As minhas letras costumam ser meio demoradas para ficarem prontas. Normalmente elas nascem de alguma frase ou ideia. Os trocadilhos acabam sendo uma boa saída, pois volta e meia eu acabo saindo da forma pra chegar no conteúdo. Sobre a vida curitiboca, já tem coisa demais escrita. Acho que influencia nossas letras numa escala muito pequena.

3. Alguma razão especial de mudar de "Heitor e Banda Gentileza" só pra "Banda Gentileza"?

"Heitor e Banda Gentileza" foi uma piada que acabou sendo levada a sério, ahaha. No começo, ela até se sustentava, mas logo todos da banda já estavam compondo e ajudando no processo criativo. Muitas vezes, minha opinião era a que menos valia. Desde então eu comecei uma campanha pela exclusão do "Heitor e" que, apesar de deixar o negócio mais engraçado, não refletia a realidade da banda. Agora, com o lançamento desse nosso primeiro álbum, chegamos à conclusão que seria o momento oportuno para seguir apenas como "Banda Gentileza", que no fim das contas sempre foi o modo como todo mundo chamou a banda.

4. Vocês investiram forte na gravação do cd e agora liberam tudo de graça na internet. Acham que é possível pra uma banda independente ganhar dinheiro com cd? Ou é só show? Ou estão cagando pra isso?

A gente vai prensar o CD com o objetivo principal de divulgar para os meios de comunicação, para os festivais, para tentar vender o nosso show, além de ter um produto bacana para oferecer aos que gostam de ter a mídia física. Mas a nossa ideia não é ganhar dinheiro com venda, já que o preço será R$5. Acreditamos que com uma série de shows poderemos reaver um pouco do investimento que fizemos. Não estamos contando com o fato de ganhar dinheiro, mas estamos fazendo o possível pra que isso aconteça. Enfim, foi uma aposta que fizemos e houve um momento que foi preciso mesmo cagar pro resultado financeiro.

5. Depois do Cd, qual o próximo passo. Vai rolar uma turnê de divulgação? Raul Gil?

Em 2010, cantaremos "Sempre quase" com o Didi e a Ivetinha no Criança Esperança. A Ivete eu não garanto, mas o resto pode anotar. Até lá, precisamos decidir se aceitamos o convite do Maquinaria ou do Planeta Terra. Sempre quis dividir o palco com o Deftones.

6. Mande um recado do coração para seus fãs .

TUM-TUM!

A mão de Sinead

A internet está cheia de vídeos interessantes e inteligentes, mas muitas eles só ficam nisso.

Esse aqui é diferente. Além de ser ótimo, cute e bem feito, ele defende uma causa. Não digo qual é para não estragar a surpresa.

O sotaque irlandês do cara pode dificultar a compreensão, mas ele faz sempre a mesma pergunta.

quinta-feira, setembro 03, 2009

Faceboom - O livro

Tá todo mundo falando e comentando. Não tenho ideia do conteudo, mas a ideiado livro Facebool é ótima.

Um amigo de um colega de trabalho, que sempre colabora pra Revista Nah!, que escreveu.

Aqui o genial vídeo comercial, que compara o Facebook com a vida real. Qualquer um que já usou o site se identifica.



Aqui o site oficial do livro.

Valeu, Bernales, pela dica do vídeo.

Amizade lat(r)ina

Dona Cristina está querendo mudar a lei de imprensa da Argentina, em mais um ato da sua cruzada midiática que bate principalmente no Grupo Clarín.

Primeiro ela estatizou o futebol nacional, forçando que a AFA quebrasse um contrato milhonário com a TyC Sports, que faz parte do Clarín.

Agora todos os jogos são televisionados pelo Canal 7, a Tv Pública, e sendo retransmitidos por outros canais da TV aberta. Diz a lenda que a próxima vítima será o automobilismo, que é televisionado pelo Canal 13, do mesmo grupo.

Um forte e sensato editorial do Estadão (leia aqui) repercutiu na Argentina nessa segunda-feira. O Clarín também comentou sobre o que o jornal brasileiro disse (aqui).

Parece que cada dia mais, o Senhor Chavez anda criando tendências na região. Só falta começarem a fechar canais agora por aqui. Veremos.

quarta-feira, setembro 02, 2009

Túlio 69

Tá tudo explicado, meu povo!

O túlio (do grego "Thule", nome de uma ilha) é um elemento químico de símbolo Tm, número atômico 69 ( 69 prótons e 69 elétrons ) com massa atómica igual a 168,9 u. À temperatura ambiente, o túlio encontra-se no estado sólido. Faz parte do grupo das terras raras.

É encontrado com outros "terras raras" no mineral monazita. Devido ao preço elevado, o túlio e seus compostos não apresentam, ainda, aplicação economicamente viável.

Foi descoberto em 1879 pelo sueco Per Teodor Cleve.

Características

É um elemento do grupo dos lantanídios , sendo o menos abundante das terras raras. Seu metal é fácil de ser trabalhado, apresenta boa ductilidade, tem um brilho cinza prateado e pode ser cortado com uma faca.

Aplicações

O túlio foi usado para produzir lasers, porém os custos de produção elevados impediram que outros usos comerciais para o túlio fossem desenvolvidos.

Ocorrência

O elemento nunca foi encontrado na forma pura na natureza, mas é encontrado em pequenas quantidades em minerais com outras terras raras. Nenhum dos compostos de túlio são comercialmente importantes.

Precauções

O túlio apresenta uma toxicidade de baixa a moderada, porém deve ser manuseado com cuidado. O pó metálico de túlio é passível de entrar em combustão e tornar-se explosivo.

Fonte: Wikipedia

A moradora mais popular de San Telmo


Foi inaugurada domingo passado uma estátua da Mafalda em pleno bairro de San Telmo, exatamente na esquina das ruas Chile e Defensa, onde o Quino morava e local de muitas histórias da tira de quadrinhos mais famosa da Argentina.

A iniciativa, muito boa por sinal, faz parte de várias homenagens que a prefeitura começou a fazer pelo bicentenário da cidade.

Ainda não passei por lá, mas logo logo visito a Mafalda.

Skank - Sutilmente

Nada a ver com Buenos Aires, nada a ver com nada que acontece nesse momento no mundo.

Mas já repararam na genialidade desse clip do Skank?

terça-feira, setembro 01, 2009

Gustavo Cerati - Fuerza Natural


Foi lançado hoje o mais novo cd do Gustavo Cerati. Depois de 3 anos do ótimo "Ahí Vamos", o ex-vocalista do Soda Stereo chega com "Fuerza Natural".

É inegável a influência de Cerati e do Soda Stereo no rock em espanhol e principalmente no rock argentino. Suas guitarras oitentosas e seu vocal um tanto quanto etéreo são sentidos em muitas outras bandas.

Pelo pouco que ouvi de "Fuerza Natural", o cara está mais tranquilo e menos rock. Ainda tenho que digerir melhor para ter uma opinião mais embasada. Mas dificilmente uma lenda como Cerati faria algo ruim.

Entre nós, dá pra baixar aqui para quem quiser.

Aqui o single de estreia "Déjà vu" com letras para gente cantar junto.

Blog Widget by LinkWithin