terça-feira, setembro 08, 2009

Hotel avenida lança Cd ao vivo

O Hotel Avenida, uma das melhores novas bandas, mas de gente muito experiente, de Curitiba está lançando um Cd ao vivo. São as gravações do show da sétima edição do festival Rock de Inverno.

A união de Giancarlo Rufatto, o cara que compõe tanta música que faz parecer que é algo fácil, com o Ivan Santos, frontman do lendário Oaeoz, se tornou uma espécie de "All Star Band" já que reúne só grandes músicos da cidade.

Sobre o bootleg ao vivo, Ivan diz: "o legal é que justamente por não ser uma coisa planejada, tem todo aquele caráter de gravação ao vivo mesmo, com erros e acertos, e sem nenhum overdub ou pós edição. É o que é a banda ao vivo é pronto. Sem maquiagem.".

Eu, que ainda não vi os caras ao vivo, assino embaixo. As letras estão entre as melhores do que está sendo feito ultimamente por aí. "Eu não sou um bom lugar" e "Um centavo" são clássicos desde já!

Clique na foto abaixo para baixar o disco.


E aqui o Gian fala um pouco da banda e do cd.

1. Como surgiu a idéia do Hotel Avenida? Pq a parceria junto com o Ivan não foi "suficiente"?

O Ep que colocamos nossos nomes – meu e do Ivan na capa inicialmente se chamaria Hotel Avenida, mas acabou sendo usado para o projeto banda. O Ivan sempre falava que eu deveria ter uma banda pra tocar meus discos e como nossa parceria deu certo, chamamos os melhores caras que conhecíamos pra tocar junto e tcharam: Hotel Avenida. Funcionou muito bem com pouquíssimos ensaios e muitos integrantes se revezando, sete no total até agora.

2. Fale um pouco do bootleg e pq vcs decidiram lancá-lo como um cd.

Não é exatamente um cd, não foi planejado, mas o resultado de um show cru me agradou bastante. Não há produção que melhore uma canção ruim e de certa forma o oposto também vale não há gravação ruim que consiga estragar uma boa canção. Não que nossas canções sejam essa maravilha toda, as canções tem defeitos, errinhos e desafinadas como em todo show de verdade e é nisso que está a graça. Depois de tanto tempo gravando em casa sou totalmente a favor de só gravar ao vivo.


3. Como são as composições, como aparecem? Quem decide quem canta qual? Ect etc etc...

Não vou mentir, eu componho o tempo todo e tenho material pra uns três discos cheios (10 canções por álbum). Muitas das canções que a Hotel toca hoje já existiam há 2, 3, 5 anos, mas eram impossíveis de executar não fosse por uma banda como essa - o que explica o fato de querer gravar ao vivo. Também há nossas canções em parceria. Eu insisto em mudar o estilo das composições do Ivan, foi assim com “Um centavo” cuja melodia do Ivan e letra minha eram para uma balada. Eu acelerei e escrevi um texto com refrão sem métrica e o Ivan colocou o tempo de acordo com a voz dele – tanto que eu não consigo canta-la. Não tem muita manha pra isso, compor é mais ou menos como ir ao banheiro.

4. O que é esse "som de igreja" que vc comentou sobre a banda?

Eu brinco com duas coisas. coisa um: que o som da Hotel tem de ser atemporal, ser uma banda de canções a moda antiga, daquelas que se você arrancar tudo e deixar apenas a voz e melodia ainda é possível identifica-la. Coisa dois: a mensagem. Bandas de igreja são apenas coadjuvantes de uma mensagem maior. É uma banda que tem a função de ser mais celebração de um sentimento coletivo e isso tem de ser maior do que qualquer outra coisa.

5. Já lançaram o single e agora esse bootleg. Quando vai rolar o cd? O Hotel Avenida faz planos ou só deixa a vida levar?

Não sei te dizer, a gente lança esse bootleg, em outubro sai outro ao vivo desta vez pelo projeto da Mundo Livre Fm e talvez mais um EP solo meu, depois só Deus sabe. É muita coisa e tudo tem de ser pensado de outra forma hoje em dia. Um disco cheio ou algo com mais de 5 faixas é praticamente inviável em tempo de “ouça hoje, esqueça amanha” e sempre acaba-se perdendo alguma coisa. Minha opinião é que na maioria do casos a melhor canção está sempre entre as ultimas.

0 comments:

Blog Widget by LinkWithin