terça-feira, setembro 22, 2009

El Federal

Foto por Villamota

El Federal não é apenas mais um dos cafés notáveis de Buenos Aires. Esse lugar, na esquina das Ruas Peru e Carlos Calvo no bairro de San Telmo, mostra muito bem a preocupação que os portenhos tem em preservar sua história.

Funcionando desde 1864, uma das principais características do bar é uma barra um pouco mais baixa onde você pode sentar, beber, comer e bater um papo com os atendentes do lugar. Fui ontem lá, num dia de temperatura bem agradável, e muitas das pessoas estavam sentadas nas mesas do lado de fora.

Foto por Paula Moya

O cardápio é clássico como a maioria dos bares notáveis. Tem quase de tudo e você perde bastante tempo com tanta opção. Desde milanesas, supremas, carnes, massas, bebidas, cafés e sobremesas. Recomendo o belo sanduíche de lomo completo, que tem um preço justo e um tamanho mais que suficiente.

A decoração é uma viagem no passado, mas sem forçar a barra. Você sente que tudo está ali sem exagero e cada coisa faz parte da paisagem. Várias placas de publicidade antigas na parede e móveis antigões que trazem aquela sensação daquela Buenos Aires que ficou famosa no passado pela sua classe e estilo. Velharia pra todo lado, mas lá dentro tem até wireless e eles aceitam cartão, o que não é muito comum na cidade.

É um lugar para você sentar sem pressa. O atendimento é lento no ritmo portenho, mas simpático. Não espere receber um menu segundos depois de por a bunda na cadeira. Espere, relaxe, veja a poesia da vida, os detalhes do bar e aguarde ser atendido. Vai valer a pena!

Visitar esse bar também foi uma pequena viagem pra quatro anos atrás pra mim. El Federal foi o primeiro lugar que fui quando cheguei em Buenos Aires em 2005, numa viagem de test-drive da cidade. Lembro que deixei as coisas no Hostel, cansadíssimo de uma viagem de quase 20 horas de ônibus saindo de Foz do Iguaçu, e fui junto com o Claudemir no primeiro endereço que ouvimos falar da cidade.

E claro, foi a primeira vez que saboreei uma Quilmes!

O mestre Marcelo Barbão também escreveu sobre o lugar, com muitas fotos. Recomendo a visita no seu blog.

3 comments:

Caco Velloso disse...

Maneiro! Vou levar a coroa esse finde!

Túlio disse...

Os clássicos nunca morrem.

claudemir disse...

Me lembro que já fomos logo esbajando e pedimos uma Quilmes Imperial, pra combinar com a pompa do lugar que já foi frequentado por Borges.

Blog Widget by LinkWithin