sexta-feira, setembro 04, 2009

Banda Gentileza e seu primeiro CD

O dia de ontem terminou muito bem com a notícia do lançamento do primeiro cd da "Banda Gentileza".

O Heitor, vocalista da banda e ex-calouro da faculdade, sempre chamou atenção desde que começou a se apresentar nos intervalos nos apoteóticos shows da lendária banda Buttertoffs. Eram grandes letras como "Abc" e "Dor", onde o cara só ficava falando "ai" a música toda. Acho que muitas vezes o intervalo chamava mais atenção que o nosso show.

Chegamos a ensaiar algumas vezes juntos, bem no comecinho, já que Johnz / Banda Gentileza era praticamente a troca do vocalista e um pouco mais de ginga. Pois bem, essa coisa que começou sem nenhuma pretensão acabou virando uma banda muito boa.

Começaram a chamar atenção também fora dos limites da capital anti-social, fazendo showzinhos e aparecendo em jornais por São Paulo. A coisa não ficou só na brasilidade, ganhou uns sopros e acabou flertando com alguma coisa balcânica ou húngara. Sabe lá o que seja isso!

Os caras investiram de forma muito inteligente no primeiro cd. São 12 faixas produzidas pelo Plínio Profeta, que já gravou uma penca de gente graúda e ganhou até Grammy. Sem puxação de saco posso dizer que é uma das melhores coisas que ouvi em português esse ano. Original e bem feito!

O link para baixar o cd está aqui. Minhas preferidas são a romântica "Piá de Prédio", a caipiresca "Teu capricho, meu despacho" e o hino à vagabundagem "Preguiça".

Fiz uma entrevista rápida com o Heitor e aqui está:

1. O que mudou no som de vocês depois do Plínio Profeta? Qual a principal diferença?

No som da banda em si mudou pouca coisa. Ele deu algumas ideias para usar alguns instrumentos que utilizávamos em músicas específicas (violino, viola caipira, concertina) também em outras faixas do disco. Com relação às músicas, ele deu uma mexida bacana. Inverteu alguns trechos de músicas, mudou um pouco a linha do baixo, da bateria, enxugou alguns excessos, deu algumas boas ideias. Como produção e gravação do disco foi muito muito bom. Ficamos muito satisfeitos e felizes com o resultado. Acho que a sonoridade da banda não mudou tanto justamente porque ele entrou no nosso espírito, conseguiu sacar muito bem a nossa proposta. Mas não tenho dúvidas de que o trabalho dele vai influenciar o nosso para o resto da vida da banda.


2. Como que nascem as letras da banda? Tá mais pros seus trocadilhos ilustrados da Bravo ou são relatos da vida curitiboca?

Duas letras são do Artur (O indcifrável mistério de Jorge Tadeu e 33B). Outra é do Jota - nosso ex-guitarista - (Piá de prédio). Normalmente a gente chega com uma ideia de letra e música já formatada para apresentar para a banda, que acaba sendo moldada por todos depois. As minhas letras costumam ser meio demoradas para ficarem prontas. Normalmente elas nascem de alguma frase ou ideia. Os trocadilhos acabam sendo uma boa saída, pois volta e meia eu acabo saindo da forma pra chegar no conteúdo. Sobre a vida curitiboca, já tem coisa demais escrita. Acho que influencia nossas letras numa escala muito pequena.

3. Alguma razão especial de mudar de "Heitor e Banda Gentileza" só pra "Banda Gentileza"?

"Heitor e Banda Gentileza" foi uma piada que acabou sendo levada a sério, ahaha. No começo, ela até se sustentava, mas logo todos da banda já estavam compondo e ajudando no processo criativo. Muitas vezes, minha opinião era a que menos valia. Desde então eu comecei uma campanha pela exclusão do "Heitor e" que, apesar de deixar o negócio mais engraçado, não refletia a realidade da banda. Agora, com o lançamento desse nosso primeiro álbum, chegamos à conclusão que seria o momento oportuno para seguir apenas como "Banda Gentileza", que no fim das contas sempre foi o modo como todo mundo chamou a banda.

4. Vocês investiram forte na gravação do cd e agora liberam tudo de graça na internet. Acham que é possível pra uma banda independente ganhar dinheiro com cd? Ou é só show? Ou estão cagando pra isso?

A gente vai prensar o CD com o objetivo principal de divulgar para os meios de comunicação, para os festivais, para tentar vender o nosso show, além de ter um produto bacana para oferecer aos que gostam de ter a mídia física. Mas a nossa ideia não é ganhar dinheiro com venda, já que o preço será R$5. Acreditamos que com uma série de shows poderemos reaver um pouco do investimento que fizemos. Não estamos contando com o fato de ganhar dinheiro, mas estamos fazendo o possível pra que isso aconteça. Enfim, foi uma aposta que fizemos e houve um momento que foi preciso mesmo cagar pro resultado financeiro.

5. Depois do Cd, qual o próximo passo. Vai rolar uma turnê de divulgação? Raul Gil?

Em 2010, cantaremos "Sempre quase" com o Didi e a Ivetinha no Criança Esperança. A Ivete eu não garanto, mas o resto pode anotar. Até lá, precisamos decidir se aceitamos o convite do Maquinaria ou do Planeta Terra. Sempre quis dividir o palco com o Deftones.

6. Mande um recado do coração para seus fãs .

TUM-TUM!

3 comments:

Caco Velloso disse...

Mt massa o blog man!
já ta nos favoritos!

Heitor Humberto disse...

Caceta, bela introdução.

Ivan disse...

tá muito bom mesmo o disco. confirma a há ótima impressão dos shows. a piazada tá de parabéns!!

Blog Widget by LinkWithin