quarta-feira, julho 01, 2009

O primeiro dia de máscara


Ao menos 42 mortos, outros milhares infectados no país, emergência sanitária e mesmo assim só eu estava usando máscara hoje no 168, ônibus que pego diariamente pro trabalho.

Todas as janelas estavam fechadas por causa do inverno, logo dentro dele estava quentino e bem aconchegante para o vírus. Mesmo assim todos me olharam quando subi de máscara. Decidi levar mais a sério essa epidemia e colocar o "barbijo", como chamam aqui. Fico pensando no motorista do ônibus, que passa 8hs por dia nesse ambiente fechado convivendo com milhares de pessoas e está lá tranquilo e desprotegido. Se esse cara não se contaminar ele é um highlander.

Os argentinos tem costume de assoar o nariz tranquilamente em público, com um lenço, fazendo aquele barulhão. Digam o que digam, pra mim é uma baita falta de educação, mas sou eu o estranho aqui, eu que tenho que me adaptar. Por isso no inverno é uma verdadeira sinfonia de narizes assoados e germes viajando pelo ar, bem serelepes.

Outra coisa é a higiene pessoal, lavar a mão sempre. Diz a lenda que o vírus pode ficar até 6h em algum lugar, mesa, nota de dinheiro e coisas assim. Lembrei da Ugi's, pizzaria perto de casa onde o bigodudo pega o dinheiro e serve o orégano na pizza com a mesma mão. Ou os vendedores de "pancho", o cachorro-quente, que soam o nariz, coçam o saco, pegam o dinheiro e abrem o pão para colocar a salsicha com a mesma mão.

Desse jeito fica difícil melhorar, por isso as estimativas são pessimistas sobre a gripe.

8 comments:

Marcelo Urânia disse...

viu q uns cientistas tão dizendo q os brasileiros tem menos possibilidade de se contaminar? tem um lance genótipo + fenótipo q cria uma resistência e pá. tão estudando mais pra saber qualé. isso explicaria os poucos casos por aqui. sei lá, né. bom pra vcs aí ficarem menos neuróticos e com fama de superman. :)

(tá. é mentira. mas até q dá enganar, ein! hahaha)

se cuida, rapá!

Leo Carioca disse...

El barbijo sólo sirve si estás enfermo, para disminuir el riesgo de contagiar a alguien. Como prevención, no. Pero, si te sirve par que tye sientas más tranquilo, usalo, mal no te va a hacer.

Ana Martins disse...

Tou há três meses em São Paulo, e eu já reparei que eles aqui tem essa mania de assoar o nariz em qualquer lugar também. Andando na rua, dentro do ônibus, esperando o elevador. Nas primeiras vezes, eu tomei um baita sustão, do tipo "o que este barulho está fazendo aqui". Mas eles se comportam como se isso fosse uma coisa supernatural. Pra mim, "estrangeira" vinda de Minas, não é!

Boa sorte aí com sua máscara. Que a gripe não te pegue.

Leo Vinhas disse...

Pelo menos o León Gieco vai passar despercebido como sempre quis.

Túlio disse...

Quem diz isso, Leo Carioca?

Todos os médicos estão recomendando o uso da máscara. Além disso nas eleições de domingo também foi recomendado, por isso vi muitas fotos de gente assim. Pessoas que trabalham em aeroportos, hospitais e lugares com grande fluxo de pessoas também estão usando como o governo obriga.

Fato que a máscara não é eficaz 100% contra a gripe. Ruim sem ela, pior sem.

Leo Carioca disse...

Médicos lo dijeron!!!!!! Sanitaristas. Lo vi en entrevistas tanto en Brasil como en Argentina.

Usálo, total, mejor lo que te diga el tordo que yo. Mal no te va a hacer.

Stella disse...

Hoje comprei o meu barbijo mas fiquei com vergonha de colocar no subte D!!! Amanhã de manhã nao tem jeito, vou pegar a linha A mais protegida.
Concordo com as suas observações de falta de higiene, como eu não percebia tudo isso antes de mudar pro brasil???
Beijo
Stella

Pri disse...

Não é só naUGis que pegam a comida com a mão. Em TODOS os lugares. A noção de higiene aqui é beeem diferente da brasileira. Até no Disco, já vi os funcionários reabastecendo as estantes de verdura, e eles pegam os pés de alfaçe e repolho e etc tudo com a mão, sem luva,e vao colocando na estante. Um repolho caiu no chao, o funcionáro pegou e colocou na estante de volta. Isso tudo no meio da tarde, na frente dos clientes, ninguém pareceu se comover. Já me acostumei. Vc vai no açougue e é tudo com a mão. Até no McDonalds se vc olhar a cozinha nunca vi ninguém de luva...enfim....c'est la vie.

Blog Widget by LinkWithin