segunda-feira, abril 27, 2009

El cuartito


O legal de ter visitas na cidade é que sempre acabo descobrindo coisas novas ou visitando lugares que os guias dizem que é obrigatório.

Com a visita da Dona Adélia pela cidade acabei chegando no El Cuartito, um dos mais tradicionais endereços da cidade no quesito pizza e empanada.

Já tinha ouvido muito falar do lugar, e até mesmo o famoso Anthony Bourdain em seu programa "No reservations" visitou o lugar, falando as maiores maravilhas sobre a tal empanada.

El Cuartito é fica perto da Av. Córdoba, escondido na Calle Talcahuano e é um restaurante bem grande e movimentada. A decoração no maior estilo "coisas velhas que o tiozão foi juntando durante décadas" reúne desde cartazes de filme, à várias pérolas de times argentinos e internacionais, além de muitos cartazes de boxe. Um cartaz de uma luta do George Foreman é sensacional.

O povo argentinos é exagerado por natureza. Sempre bom lembrar que eles realmente acham que o Maradona é o melhor jogador do mundo mesmo. É óbvio que aqui existe muita coisa boa na parte culinária. O doce de leite e o sorvete são inigualáveis, por exemplo. Porém, a própria cozinha argentina não é lá assim tão sensacional e inovadora. Afinal qual é o grande mistério de por um pedaço de boi no fogo?

Isso tudo é só pra falar que El Cuartito vende uma empanada honesta e uma pizza ok. É gostoso e nada mais. Acho coisa igual ou melhor ali na quadra detrás de casa, pagando pela metade do preço. Não existe muito o que inventar "a nível de" empanada e os gostos variam muito pouco pela cidade. A casa histórica e o ambiente caótico e barulhento podem até ter seu charme, mas existem muitos outros endereços para visitar em Buenos Aires ante desse.

Mais do El Cuartito no Guia Óleo.

7 comments:

Paulo Torres disse...

Como mineiro, é muito estranho ler que o doce de leite de qualquer outro lugar que não MG seja "inigualável" - mais ou menos o que os argentinos devem sentir quando falam mal do Maradona.

Túlio disse...

Pois é, Paulo.

Nasci em MInas e minha família e toda de lá, mas mesmo assim me rendi ao dulce de leche. O daqui é mais cremoso. Mas por outro lado eles não fazem em barra.

Ana disse...

¡Epa! Falto reseñar el cartelito que por decreto prohibe escupir en el suelo... ¡importantísimo!

http://www.flickr.com/photos/nalayita/2448466279/

Pol disse...

Ó Tulio como todas as coisas sempre tem alguma coisa especial nao tudo, no Cuartito isso é a Fugazzeta com queixo, experimentó? nossa é muito bom mesmo, sem exagerar :)

Marcelo Urânia disse...

caras, essa foto da mesa vc tirou no Tartaruga e tá querendo dizer que é no tal Cuartito. engana outro, rapá! hahuauha

Túlio disse...

este cartel hay en casi todos los bares de San Telmo tambien.

Adélia Jeveaux disse...

uhuu to citada no brógue do túlio

mas sabe que achei que a melhor empanada foi a da bartolomé mitre com a callao, na Reina de las Empanadas? nuss, último dia com louvor.

Blog Widget by LinkWithin