sexta-feira, março 20, 2009

País incurável?

Um dos mais famosos e premiados escritores latino-americanos, o peruano Mario Vargas Llosa, também conhecido pela sua veia política, saiu atirando bosta no ventilador sobre os países da América do Sul, numa entrevista pro jornal italiano Corriere de la Sera.

Sobre a Argentina:
"A Argentina está conhecendo a pior forma de peronismo: populismo e anarquia. Temo que seja um país incurável. A força escura que faz meio século levou à ruína uma das terras mais ricas do mundo ainda está em movimento".

Sobre a Venezuela:
"Um populismo total, anacrônico e anti-democrático de Chavez, que leva a Venezuela ao modelo cubano: miséria, corrupção e ditadura. Porém os cinco milhões de votos contra ele no último plebiscito me dão esperança".

Com Brasil, Chile e Uruguai ele foi mais simpático:
"Há também uma esquerda democrática que antes não existia. Lula, por exemplo, aceitou a economia de mercado. O Chile tem um governo de esquerda moderno e liberal. O Uruguai é uma grande surpresa. Os tupamaros, que antes eram extremistas, souberam se renovar.

O escritor continua fazendo mais crítica a elogios a presidentes de outras nações como França, EUA, Alemanha, Espanha e até mesmo a Itália, que tem seu atual governante Silvio Berlusconi classificado como caudillho democrático.

Olha, eu desconfio muito quando elogiam demais o Brasil. Ultimamente Lula tem sido tratado como um exemplo a ser seguido, como um visionário incrível que levou o país para um progresso nunca antes visto. Tem algo errado aí.

Aqui o link para a entrevista em italiano. Aqui o da matéria que fizeram no jornal Crítica.

7 comments:

Anônimo disse...

Vargas LLosa, gran reaccionario!!!!!
Se preocupa por Venzuela, pero nada dice del fascista Uribe.

Vargas LLosa es la representación intelectual del establihsment defensor a ultranza de EE.UU, el libre mercado. Es como el boludo de Arnaldo Jabor, pero en castellano.

Qué opinará de la crisis? Es culpa de los populista? No es populismo salvar bancos?

Y encima ni critica al integrante de la logia P2, Silvio Berlusconi!!!

Que poco serio es este tipo.

Patrízia Veloso disse...

Olá...
Passando por aqui para dizer que gostei muito do seu blog. Sou uma brasileira apaixonada pela música, literatura e pela Argentina, e confesso que as vezes me dá uma vontade de trocar de país, por mais "incurável" que possa parecer...
Convido a visitar meu blog também e assim podermos trocar mais figurinhas.
Abraços,
Patrízia
http://fuaemlata.blogspot.com/

Anônimo disse...

Hummm... Túlio, querido: é preocupante quando elogiam o Aécio Neves.

Vc aceita a Argentina demais.

Saludos desde las Alterosas.

Juliana Bragança disse...

eu ja li um livro dele chamado as travessuras da menina ma! é bem legal!

Anônimo disse...

ei! estou procurando informações internas sobre a cidade. vou pra buenos aires em julho e só sei o que os guias me dizem. algumas outras dicas atuais para quem vai passar 10 dias na cidade? obrigada

Circo Golondrina disse...

A alma latino americana não tem cura, Tulio. Mas de tanto insistir no errado algum dia acaba dando certo.

André Ramiro disse...

Se internamente o marketing não funciona, o exterior é a única esperança...
Brô, radiohead tudo certo aí, né? Vc vai, não????
abraxxxx

Blog Widget by LinkWithin