quinta-feira, fevereiro 12, 2009

O Homem que não estava lá


Nada se cria, tudo se transforma. Talvez essa clássica frase de Lavoisier deveria ser revista em tempos de internet. Prova disso é o curioso caso de Masal Bugduv, o artilheiro invisível.

O renomado jornal inglês The Times publicou no começo do ano uma lista com as 50 maiores promessas do futebol atual, entre eles muitos brasileiros, como Hernanes, Thiago Silva e Miranda. (O nome do jogador já não está mais no ar)

Mas antes, no número 30 dessa lista estava um jogador da Moldávia.

30. Masal Bugduv (Olimpia Balti)

Moldova’s finest, the 16-year-old attacker has been strongly linked with a move to Arsenal, work permit permitting. And he’s been linked with plenty of other top clubs as well.

Masal apareceu em blogs há mais de um ano e vários rumores foram sendo publicados sobre a promessa do futebol da Moldávia, uma verdadeira pérola do leste europeu. Referência de notícias sobre ele, do jornal moldaviano Diario Mo Thon, falavam de sua técnica e de sua vontade de sair do país e disputar um campeonato competitivo. Outro detalhe: tal jornal nunca existiu.

Mesmo assim rumores começaram a pipocar que Arsenal e Chelsea estavam de olho no Masal, inclusive muitas declarações do próprio jogador. A página da wikipedia da seleção moldaviana confirmava a grande sensação como a esperança para a próxima copa. Daí para a lista cheia de credibilidade do The Times foi um pulo.

O fato é que Mosal Bugduv não existe. Além do mais, seu nome num dialeto irlandês significa "Meu pequeno jegue preto". Não importa, mesmo assim ele ficou em trigésimo lugar na lista do The Tomes. Fico só com pena dos jogadores que treinam diariamente e suam a camisa, mas mesmo assim não conseguiram ser melhores que o Mosal, o artilheiro invisível.

O site Soccerlens tem uma bela nota sobre o caso. Aqui. O The Guardian, outro jornal inglês, também comenta.

O site Goal.com também caiu na pegadinha do mallandro.

4 comments:

Anônimo disse...

Adoro historias mentirosas, que a mídia reproduz, e depois nem disculpa pede!!!!

Na Argentina, nos 80, dois jornalistas fizeram um programa sobre um rinventado: era editado e até com depoimentos de famosos, que obvio, na entrevista perguntaram por outra pessoa.

Muito intelectuais depois saíram falar de importância de esse escritor. Todos pagaram mico quando os apresentadores do programa falaram que a historia era inventada.

Unknown disse...

a moldávia é um país de mentira. tem um guia de turismo pra lá, ele é todo falso. criaram até clipes pra um músico falso que teria concorrido ao eurovision pela moldávia. as músicas são bem toscas, é muito engraçado. ano passado lançaram esse livro no brasil. :)

Juliana Bragança disse...

tenho dó dos outros 20 que ficaram atrás dele, são piores que um cara que não existe...

Anônimo disse...

Faltou o K9 nessa lista da the times. Dessa maneira que o menino ta jogando, ele vai ser o futuro melhor do mundo em 3 ou 4 anos.

Blog Widget by LinkWithin