quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Buenos Aires Herald

O Buenos Aires Herald seria apenas outro dos vários jornais que circulam pela capital argentina se não fosse por um simples detalhe: ele é todo em inglês.

Fundado em 1876, o periódico vive até hoje, tendo atuações importantes na história do país. A principal delas, talvez, tenha sido seu papel contestador na época da ditadura. O Herald porteño perguntava pelos desaparecidos e enfurecia os militares com seus editoriais, ganhando notoriedade na sociedade pela suas denúncias de abuso dos direitos humanos.

Robert John Cox era um jornalista inglês que trabalhou no veículo como editor exatamente durante a ditadura. Largou tudo na Inglaterra e veio de mala e cuia para a Argentina, onde ficou até 1978 quando o governo finalmente o expulsou do país.

"Dirty secrets, Dirty war" é o livro lançado recentemente em inglês, escrito pelo seu filho David, com ajuda de cartas e o arquivo pessoal do jornalista. É uma espécia de biografia do editor, desde sua infância, a guerra da Coréia e sua chegada em Buenos Aires com 26 anos.

O Diário Perfil mostra uma parte do primeiro capítulo do livro, que ainda não foi lançado em espanhol.

Aqui o site oficial do ainda ativo, e bilíngue, Buenos Aires Herald.

E aí uma foto do cidadão hoje.

0 comments:

Blog Widget by LinkWithin