sábado, janeiro 10, 2009

O Fantasma da Infância.

Taí mais um belo livro do Cristovão Tezza. Editado pela primeira vez em 1994, ele entrou na onda de relançamentos do livro do autor pela Editora Rocco.

Graças a minha semi-obsessão em ler todos os livros do autor, que com seus dois últimos livros "O fotógrafo" e "O filho eterno ganhou muitos prêmios e o reconhecimento mais do que merecido pela crítica e público, faltam poucos para terminar. "O ensaio da paixão" e "Aventura provisórias" estão na lista. Só tenho que comprar da próxima vez que estiver no Brasil.

"O fantasma da infância" tem duas histórias paralelas que aos poucos começam a fazer sentido em toda a trama. Em uma, um escritor (personagem recorrente dos livros do Tezza) responde um anúncio classificadoe acaba sendo sequestrado e mantido em cativeiro em uma luxuosa casa do Jardim Social em Curitiba. Na outra, um bem sucedido assessor político recebe a visita de um velho amigo, que conhece um lado obscuro do seu passado.

Os personagens de Tezza são sempre muito cultos, ou ao menos com aspirações intelectuais, e por isso acabamos lendo e vendo muitos insights e frases inteligentes que nos fazem ver e pensar coisas que sempre estiveram ali e fizeram sentido, mas nunca percebemos. Seria interessante ler o escritor falando de um cara ignorante e sem cultura, só pra ver do que ele é capaz!

Pra mim, um clássico.

3 comments:

Wilame Prado disse...

Do Tezza, caro Tulio, li "O filho eterno", "O trapo" e "Uma noite em Curitiba". Gostei dos três. Leio as crônicas às terças no jornal Gazeta do Povo também. São boas.
Mudando de assunto, e vendo que curte bandas de Curitiba, conhece a banda Charme Chulo? Envio o link a você de uma entrevista que fiz com o vocalista: http://apoltrona.blogspot.com/2008/05/charme-chulo-representa-o-rock-caipira.html

Um abraço!

Túlio disse...

Conheço sim o Charme Chulo. Já tocamos várias vezes juntos, quando existia o Buttertoffs e depois o Johnz. Desde 2003 se não me engano!

André Ramiro disse...

ô fio, se quiser que eu compre e te envie, é só falar!
abraço

Blog Widget by LinkWithin