terça-feira, janeiro 06, 2009

More books on the table

Ando lendo bastante. Entenda-se bastante apenas aquilo que é bastante para mim, não para a média mundial. Garanto que existe gente que lê 10 vezes mais que eu.

Não sei se é saudosismo ou uma busca de raízes, mas os últimos livros comprados tem tudo a ver comigo.

Drummond, que por mais que tenha vivido tantos anos no Rio de Janeiro, não deixou nunca de ser mineiro, itabirano para ser mais específico. Comprei o "Dossiê Drummond" do Geneton Moraes Neto e não pude parar de ler até que chegasse um final. Um frenesi total.

É exatamente na cidade de Santa Maria de Itabira, a poucos quilômetros de Itabira, que meu vô morava e onde boa parte da minha família materna nasceu. Muitos tios e primos meus ainda estão por lá. A maioria acabou indo rumo à Itabira, que comparada a Santa Maria, é praticamente uma metrópole.

Do outro lado, Tezza e Trevisan, da antipática Curitiba para qual ainda sonho voltar um dia. Fico imaginando às vezes se não é uma preguiça mental de imaginar cenários e situações o fato de adorar encontrar lugares conhecidos em seus livros. A simples menção de um trilho de trem em "O maníaco do olho verde" do Trevisan já me transporta ali para o Cristo Rei. Ou falar do Passeio Público traz a idéia de um lugar decadente que um dia, faz bastante tempo, tentou ter um certo charme. Já tenho todos os detalhes em minha cabeça, nem preciso criar nada.

0 comments:

Blog Widget by LinkWithin