segunda-feira, janeiro 19, 2009

El baño del Papa

Demorou para "O banheiro do Papa" entrar em cartaz aqui na Argentina. Esse filme uruguaio de 2007 só agora chegou e exatamente nos Cinemas do Incaa, Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual que exibe filmes argentinos e latino-americanos sempre com preços abaixo do mercado.

Fui lá com minha irmã no Complexo Tita Merelo, um cinema com cara de anos 60 a uma quadra do Obelisco, para poder comprovar todo o frenesi que tinha escutado sobre ele. Além do mais, um dos diretores desse é o uruguaio Cesar Charlone, o diretor de fotografia da maioria dos filmes do Fernando Meirelles.

É tudo bastante divertido, mesmo sendo tão trágico e baseado num fato real. Em 1988, o papa João Paulo II faz uma espécie de uma mini-missa na cidadezinha de Melo, no Uruguai. A imprensa e os moradores especulavam que milhares de pessoas comparecerão ao evento, uma verdadeira chance de progresso pra região. Assim, uma verdadeira onda de empreendedorismo invade a cidade. Todos os moradores se animam e começam a pensar em como podem sair lucrando com tamanha multidão.

Beto, o protagonista, que vive de contrabandear comidas e quitutes brasileiros para as vendinhas da cidade uruguaia tem uma brilhante idéia. Essa gente toda que vem pro evento do Papa certamente precisará usar banheiro. Então, por que não construir um banheiro para esse povo?

"El baño del Papa" me lembrou bastante os filmes do argentino Carlos Sorín. Seus personagens humildes e seus planos, que mesmo parecendo tão simples trazem tanta mudança em suas vidas, conquistam o espectador quase que instantaneamente. É exatamente o tipo de cinema que mais gosto.

7 comments:

Anônimo disse...

Sou absolutamente apaixonada por esse filme!

Carlos Sorín é o do Historias Minimas, né? É outro que também merece tudo.

Túlio disse...

Exatamente.

Ele tb fez "el camino de san diego", que é muito bom, e "el perro" que tô louco pra ver mas nao acho em nenhum lado.

Cido disse...

eh mto bom o baño! eq saudade do Tita Merelo! nostalgia.

Túlio disse...

Cara, vai ter nostalgia do ABASTO, da BOCA, da RECOLETA...

Mas desse cinema??? hahaha

só se for do conteúdo dele, porque não vou sentir saudade nenhuma do conforto.

Cido disse...

ah mas era so conteudo mesmo! haha! eh barato pra ver pq depois vc vai investir uma bela grana no arreglo das espaldas.

Anônimo disse...

Ô Túlio, achei uma quantidade razoável de "Bombon el Perro" no Emule!

Túlio disse...

Opa! tenho que ver!

Blog Widget by LinkWithin