quinta-feira, setembro 04, 2008

Milagre: argentinos acertam no português.

Existe uma alucinação coletiva na Argentina que diz que tudo no Brasil é o "más grande del mundo". Nosso país, nosso futebol, nossas praias, nossa música. Segundo eles nós dizemos que tudo isso é o "mais grande do mundo".

Já vi várias reportagens de revistas, capas do Olé tirando sarro em portunhol e também matérias no Clarin ou La Nación com o mesmo erro de português.

Mas ontem aconteceu um milagre! Finalmente umm jornalista argentino acertou no português. Foi a "Veintitres Internacional" que traz na capa o título Brasil Potência. São várias matérias especiais e todas bem coerentes. Analisam a economia, os prós e contras, o passado recente do FHC, a transição para Lula e uma entrevista com um argentino especialista em Brasil.

Em uma parte do texto e fazem uma "aclaración" de que não se diz "mais grande do mundo" em português e sim MAIOR DO MUNDO.

Milagre! Ainda existe esperança! Desanima não, gurizada!

7 comments:

Otávio Pacheco disse...

Nossa, sabe que esse é um tema que sempre me perturbou um pouco? O "mais grande" é foda, eu já ensinei dois argentinos que estavam aprendendo português sobre isso.

Túlio disse...

é uma praga! Linkei seu blog aqui, grande Otávio.

Anônimo disse...

Essa é foda, eu também odeio.

também odeoio a mania de brasilerio de chamar a tudo mundo de usted. porra, isso é o senhor ou a senhora, não é nem tú, nem vos.

Túlio disse...

HAHAHAHA
É verdade! Brasileiros e seu portunhol de QUINTA falando USTED e pedindo UNA CASQUITA DE SORBETE é foda!

Juliana Bragança disse...

mais uma informaçao pro meu dicionario portunhol: usted é para senhores, nao é o mesmo q vc! hahahah!

Lívia disse...

Gosto muito dessa revista.

Eu nunca entendi como um porteño pode dizer que nós somos egocêntricos! Quando eles falam "Ah, pero todo de ustedes es lo más grande do mundo", sempre fico pensando de onde caralho esses tiraram isso, se é falta de espelho em casa ou a terapia, moda nacional, não tá ajudando. Uma vez numa boate baixei o nível. Um cara veio de graça: "brasilera? Los brasileros tienen todo lo mais grande do mundo!". Gentil e doce, respondi: "Si, todo. Así que ya te imaginas que no voy a perder mi tiempo con vos, que para mí la tenes chiquita...".

Meu orgulho da malandragem e falta de noção carioca! :)

bjs!

Túlio disse...

hahaha.... nossa, que belo fora vc proporcinou ao cidadão.

Blog Widget by LinkWithin