segunda-feira, agosto 04, 2008

Mundo Bizarro: Jingles de Curitiba.

Estou longe de Curitiba mas isso não me impede de rir das bizarrices políticas da capital paranaense.

Saiu uma ótima matéria na Gazeta do Povo falando dos jingles do candidatos e disponibilizando os dos quatro principais candidatos.

Ouvi cada um deles atentamente e aqui estão minhas impressões. Incrível como eles insistem em colocar ritmos do longínquo nordeste como algo popular. Faz sentido para Curitiba que fica a uns 3 mil quilômetros de Caruaru?

Beto Richa - PSDB



Uma verdadeira festa na casa da mãe Joana, um dos mais irritantes. Parece que o candidato é dono de um circo pela sonoridade. Influências claras de Frank Aguiar com os piores timbres de teclados disponíveis.

Frase mais constrangedora:
"Eu quero Beto. Beto, fica. Eu quero Beto. Beto Richa.".

Gleisi Hoffman - PT



Uma onda mais pé na roça. Começa com uma viola de raiz mas descamba pra um xaxado bizarro. Melodicamente é até honesto, mas não entendi os vocais em coro. Dos quatro é o que achei melhorzinho e o mais coerente com a cidade.

Frase mais constrangedora:
"Gleisi minha prefeita, curitibana guerreira. Para cuidar de nossa gente só a coragem da mãe brasileira".

Moreira - PMDB



Bizarríssimo. Começa com um forrozão nada curitibano tosco tocado por um teclado Casio dos anos 80 com um timbre que fura qualquer tímpano. Um mal gosto terrível! O cantor é fanho com uma dicção no mínimo questionável, parece que faltou verba para produzir o jingle. Adorei o eufemismo da letra quando diz que o Requião é um homem de fibra.

Frase mais constrangedora:
"Sou Requião, eu sou Moreira. Esses dois homens de fibra. Vem com a gente também, na parceria pelo bem da nossa Curitiba".

Fábio Camargo - PTB



Gravado durante a folga dos garçons de alguma churrascaria da BR-116 com um microfone de 15 reais daquele de Lan House. Não dá para ouvir os instrumentos direito e o tecladinho estilo Raça Negra rouba a cena junto com a bateria midi. O sotaque da cantora não é nada curitibano, parece uma cantora de axé de fundo de quintal.

Frase mais constrangedora:
"Fábio Camargo é 14 pra valer. Prefeito dos bairros, caminhando com você.".

4 comments:

André Ramiro disse...

vamoae!
ontem estava cansado cara...tive que ir dormir mesmo. ;)
te ligo logo mais!
abssss

Túlio disse...

belezzzz....

hellenG disse...

oi, sempre leio o seu brógue... e agora não pude deixar de comentar. Vc já viu o da Havanir? Eu acho que tiraram a música, mas quando vc entrava no site, tocava um versão de "Eye of the tiger" com o nome da mulher e o número... uma pérola. Vou tentar encontrar e te passo.
beijo.
PS: o ramiro me conhece, sou fonte confiável! hahahahaah

Túlio disse...

conheço sim... um verdadeiro show de site que assombra qualquer pessoa com a mínima noção de design. fora a musiquinha Havanir 16500 ao ritmo daquela canção.

Blog Widget by LinkWithin