quinta-feira, maio 15, 2008

A violência é tão fascinante mas nossas vidas são tão normais.

Sempre subestimei a violência de Buenos Aires. Sempre achei a cidade tranquila demais e achava um exagero quando meus amigos porteños reclamavam do estado caótico da cidade.


Mas não é que hoje fui roubado a apenas 3 quadras de onde trabalho. Em pleno Palermo JACU DE TOCA Hollywood. No final, o cara só conseguiu levar minha jaqueta jeans, que já tinha uns 10 anos de idade.

As duas vezes que fui abordado por marginais foi pura cabacice. Na primeira não me levaram nada, mas saí com um nariz sangrando. Bruno, Claudemir, Leonardo e eu estávamos esperando um ônibus na avenida 9 de julio às 3h30 da manhã, depois de uma naite meio falida. O ponto de ônibus era em frente ao Banco Ciudad, onde há uma marquise que serve de abrigo para uma verdadeira cidade de indigentes. Ou seja, dava pra ter evitado. Felizmente os ladrõezinhos, na sua maioria uns guris de bosta, não conseguiram levar nada.

Dessa vez foi mais ou menos a mesma idiotice. Caminhava eu pela Av. Juan B. Justo, justo no lado escuro do lado da linha do trem. Vejo de longe num ponto de ônibus uma figura suspeita mas sigo a caminhada. O animal em questão vem em minha direção e apenas diz "Quedáte tranquilo" (fica calminho) e segura minha gola. Opto por não esperar para ver o que o cara tinha para falar comigo, dou uma violãozada nele (estava a caminho de um ensaio), e saio correndo. Mesmo assim o cara força e fica com minha jaqueta querida. Não valia nada, foi comprada na época que eu fazia cursinho, mas sempre gostei dela. Uma pena.

Pois é, amigos. Buenos Aires não é tão calminha assim. Olhe bem para os dois lados e não faça como eu.

Crime!!!

15 comments:

Anônimo disse...

Oconteceu comigo em fevererio. O cara tinha uma desses facas enormes par cortar cana de açucar. A sensação de medo que fica muito tempo é o pior.

Juliana Bragança disse...

nossaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!
aquela jaqueta era mto velha! mas era bonita, uma pena mesmo! era da C&A?? Bom, o máximo q aconteceu comigo foi qdo um cara parou de bicicleta na minha frente enquanto eu atravessava a rua no gonzaga (pleno meio dia) e disse: "dá o mp3!" nao deu tempo de fazer nada, ele puxou e foi embora! o triste era q o mp3 so tinha dois dias de vida!

André Ramiro disse...

O lance é colocar uma máscara na parte de trás da cabeça, tipo os malucos indianos que com esta atitude não deixam os tigres atacarem por trás...hahaha...sorte que foi só uma jaqueta...o violão ainda tá contigo...hehe
absss

Anônimo disse...

que merda. estragou o violão?

Túlio disse...

O violão ficou intacto, tava dentro do case. Meu eagle é um sobrevivente! hahahah

Anônimo disse...

Oi, sei que aqui não é o espaço correto. Mas pretendo fazer faculdade em Buenos Aires, mais precisamente no bairro San Telmo. Gostaria de dicas para saber onde posso morar. Como posso alugar um apartamento, num bairro, bom, tranquilo, seguro etc...
Quanto é o aluguel de um apartamento +- ?

Obrigado!

Leo Vinhas disse...

Tulio, o consultor bonaerense de turistas e visitantes, hehehe!

Velhinho: quando eu fui aí, desci num onibus a poucos metros de Caminito e fui confirmar a informação num mercado. O índio que me atendeu olhou para a bolsa (simples e vagabunda) da minha namorada e disse surpreso: "pero la mujer va asi? Es muy peligroso".

Pois é. Menos mal que foi só a jaqueta. Suerte!

Túlio disse...

Luc, dá uma olhada nos classificados do Clarin. Abrazo.

Ciana Lago disse...

Túlio, seu louco!
Se fosse no Rio arricava de tomar um tiro! Pára com essa vida de reagir a assalto e libera uns pesitos!!

Vinícius da Cunha disse...

A sorte é que os porteños são preguiçosos como nordestinos, aí é só dar uma corrida que eles não vão atrás.

Anônimo disse...

Túlio que bairro você recomenda morar? Que não seja perigoso. Os argentinos alugam numa boa para estudante brasileiro? Aproveitando você mora em que bairro?

Um grande abraço

giancarlo rufatto disse...

dizem que os seres humanos tem algo no sistema nervoso que nos permite lidar com aranhas e assaltantes. eu obviamente nasci sem sisos e sem essa coisa.

Anônimo disse...

O pior está por vir...

Tia Marta está raivosa, mandou-me passar-lhe um "pito" por ter reagido. Onde ela arranjaria um sobrinho mais querido e amado que você?
Se cuida garoto!

Anônimo disse...

Poxa filho!!!
Pena que não posso dizer pra vc que aqui no Brasil é melhor para viver!!!
Aqui os bandidos fazem pior!!
Mas ainda bem que vc esta salvo!!!
Foram os anéis ficaram os dedos!!!
Te cuida!!!
E da proxima se houver... não reaja pode acontecer pior.
Lembrei dos primeiros assaltos que vc sofreu aqui em Santos... vários relógios...
Beijos.

Unknown disse...

a jaqueta deveria ser linda! por isso é que levaram :-P

Blog Widget by LinkWithin