domingo, maio 04, 2008

The Savages.

Quer saber como eu sei que um filme vai ser sensacional mesmo antes de vê-lo?

Não conto uma, mas duas:

1. Talvez a melhor maneira é saber que esse filme foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original. Raramente falha. Dos 5 indicados de 2007 já vi 3. "Juno", "Lars and the real girl" e agora "The savages". Só lembrando alguns filmes que ganharam esse Oscar na história: "Little miss sunshine", "Eternal sunshine of a spotless mind", "Lost in translation", "Almost famous", "American beauty", "Fargo"e por aí vai.

Apostar nessa categoria é (quase) certeza de um filme que foge do lugar-comum.

2. A segunda maneira é ver os atores. Ator bom faz filme bom, ator blockbuster faz filme blockbuster e por aí vai. Particularmente não gosto de super estrelas e suas superproduções, com raríssimas exceções. Filmes com Tom Cruise ou Will Smith, por exemplo, eu passo longe. Assim como Julia Roberts e Angelina Jolie. Claro que existem exceções como Julia Roberts em Closer, por exemplo, mas aí há uma equação diferente.

Em "The Savages" por exemplo temos Philip Seymour Hoffman e Laura Linney. Não tem erro. Dois ótimos atores que raramente se metem em furadas.

Laura esteve no clássico indie "The squid and the whale" e també, na pérola romântica do "Simplesmente amor", entre muitos outros. Já Phillip Seymour Hoffman, que divide com Paul Giamatti o posto de meu ator preferido, é um dos caras que melhor escolhe papéis no cinema. Até quando ele participa de uma comédia romântica besta ele tem um personagem sensacional como em "Quem vai ficar com Polly?". Quem olha a lista de filmes do cara só vê pérolas: "O grande Lebowski", "A última noite", "Magnólia", "Quase famosos", "Embriagado de amor" e "Capote", que lhe deu o merecido oscar de melhor ator. Fora isso, dois dos seus trabalhos que mais gosto estão entre os mais desconhecidos: "Love liza", onde ele é o protagonista que sofre pela suicídio da sua esposa e passa o filme todo para ter coragem de abrir o bilhete de suícidio da defunta e "Próxima parada: Wonderland", onde ele é um ativista que termina o namoro com a protagonista gravando uma fita com "10 razões porque estou terminando com você". Nesse filme seu papel é pequeno, mas desencadeia todo o filme e as ações da personagem interpretada por Hope Davis, outra atriz que escolhe muito bem seus papéis.

Pois bem, "The Savages" foi indicado ao oscar de roteiro original e contém ótimos atores numa trama um tanto quanto incomum. Phillip e Laura são irmãos, profissionais independentes e um tanto quanto fracassados. Um na vida sentimental e outro na profissional. O pai deles, que mora com sua mulher em outra cidade, acaba ficando "gagá" e depois da morte da sua esposa, cabe aos filhos cuidarem dele. É um drama bem humorado sobre voltar a viver em família depois de mais velho. Adorável e profundo. Uma história fora do comum com interpretações à altura.

10 comments:

Túlio disse...

post muito grande, eu sei.

Marcelo Urânia disse...

eu não gosto tanto do PSH pq sempre preciso do google pra escrever o nome dele. mas as cenas com o lencinho embebido na gasolina são demuás!

Anônimo disse...

louca pra ver esse filme!

giancarlo rufatto disse...

eu adoro filmes com hugh grant e julia roberts, pronto falei.
um lugar chamado nothing hill é meu guilt pleasure.

Angelo Pereira disse...

Legal seu Blog, cara achei o blog por acaso procurando guias de buenos, e curti suas dicas, agora fiquei com medo dos aeroportos daí!! Abrax

Túlio disse...

Notting Hill é clássico!

Ferr disse...

as vezes eu gosto tanto da expectativa qdo eu tenho certeza q vou amar o filme que dá até pena acabar com ela e assistir o filme.

Marcelo Urânia disse...

notting hill tá até nos meus filmes preferidos naquela lista do orkut. hahaha e um ator q eu gosto é o JUDE LAW. pronto, falei. o pior é o motivo: jude law é o único galã MAGRELO. hahahahhaa

Jota disse...

Adorei "The Savages" e também tenho o Phillip Seymour Hoffman como um dos meus 3 atores favoritos. Você assistiu o "Before the Devil Knows You're Dead"? (Não sei o nome em pt) Achei fantástico também!

Túlio disse...

To esperando pra ver esse "before the devil", ainda nao estreou em terras argentas!

Blog Widget by LinkWithin