terça-feira, maio 27, 2008

Especial Música da Suécia: 2 - Entrevista com I'm from Barcelona

Eles formam uma das maiores bandas do indie rock atual, nada menos que 29 integrantes. Já foram tema de outros posts aqui no Aires Buenos.


Suas músicas são extremamente grudentas e seus refrões poderosíssimos contagiam qualquer um que ouse escutá-los. É praticamente impossível ficar inerte a essa música feliz cantada pelos sorridentes suecos do I'm from Barcelona.

No final de 2007 eles lançaram o primeiro cd da carreira "Let me introduce my friends" e começaram a dominação mundial. Viciei de uma maneira insana com suas músicas.

O simpático e bigodudo Emanuel Lundgren, vocalista, compositor e idealizador da banda, topou responder algumas perguntas sobre sua banda e a música de seu país. Ele fala dos problemas que uma banda de 29 pessoas pode ter e também conta uma piada sobre os noruegueses, seus vizinhos rivais.

1. Qual é a dos suecos? Por que vocês são tão bons em fazer músicas pop com refrões poderosos?

Acho que estamos entediados. Existe um monte de cidadezinhas aqui. Eu comecei a tocar violão e fazer músicas quando vivia numa cidadezinha de 800 habitantes.


2. Já ouviu falar no festival de bandas brasileiro chamado “Invasão Sueca”?

Não, nunca ouvi falar, mas realmente adoraria ir para o Brasil algum dia.


3.Quais são os planos da banda agora? Algum novo cd? Algo muda no tipo de música?

Estamos mixando o novo album agora e estou muito animado com isso. É o disco que queria ter feito inicialmente, mas não tinha tempo para isso. Dessa vez não será só verão, há muitas outras cores no novo álbum. 


4. O que você está ouvindo ultimamente?

Estou passando por uma fase agora que acho que é muito mais interessante ler sobre música do que ouvir. Recomendo muito o livro sobre o Neil Young chamado Shakey, e também a autobiografia de Tony Visconti.


5. Conhece alguna banda brasileira?

Gosto muito de Sepultura!


6. A música de vocês é terapêutica, traz uma alegria para quem escuta. O que você acha disso? Qual é mais difícil de compor: música alegre ou triste?

Não percebia na época que escrevi as músicas que alguém poderia ficar contente ao escutá-las. Apenas escrevi o que eu sentia. Talvez seja difícil compor uma canção feliz se você está triste ou vice-versa. Não sei mesmo.


7. Quais são os problemas de logística de uma banda com 29 membros?

Existe todo tipo de logística imaginável, mas no final vale a pena porque nos divertimos muito em nossas turnês. Mas difícilmente temos a mesma formação ao vivo porque todo mundo também tem um trabalho diário. É um verdadeiro quebra-cabeça preparar nossas turnês, pode ter certeza disso!


8. Quais são as chances da Suécia na Euro 2008?

Se você me perguntase isso quando eu tivesse 10 anos eu provavelmente poderia te responder.


9. Como os suecos vão para o supermercado? Com escadas porque lá os presos são muito altos.

Ouvi essa piada sem graça de uma norueguesa. Já escutou? Tem alguna piada sobre noruegueses.

É uma velha tradição. Noruegueses e suecos contam as mesmas piadas horríveis uns dos outros. Conheço uma: Como manter um norueguês ocupado o dia todo? Basta dar para ele um papel escrito “vire”e nos dois lados.


Fiquem aqui com o vídeo de Collection of Stamps do I'm from Barcelona:


5 comments:

Anônimo disse...

sensacional

giancarlo rufatto disse...

sepoutura!

fiquei pensando agora sobre que zoou quem nessa entrevista.

Marcelo Urânia disse...

q bonito!

mas sobre a banda achei q ele fosse dizer mutantes...

Helena is... disse...

mmm... isso confirma minha teoria que todo sueco usa calça justa.

Juliana Bragança disse...

a piada do noruegues eu conheço, so q para as loiras..

Blog Widget by LinkWithin