segunda-feira, maio 26, 2008

Especial Música da Suécia: 1 - Intro

Desde pequeno sempre tive muita simpatia pela Suécia. É um país diferentemente igual ao Brasil.


A bandeira tem as mesmas cores, mas é diferente. Os times de futebol tem uniforme quase igual. Ambos países tem fama de ser terra de mulheres bonitas, mas elas são bem diferentes. E claro, Brasil e Suécia são conhecidos por sua música, que, quando colocadas lado a lado, são bem diferentes uma da outra.

Desde o ABBA em 1970, que os suecos são conhecidos como grandes exportadores de música. Nos anos 90 foi época do sucesso mundial do Roxette, além dos clássicos da dance music Ace of Base e Rednex.

De uns tempos pra cá uma nova geração de bandas suecas vem dominado o mundo da música independente. Jens Lekman, I'm from Barcelona, Lacrosse, Eskobar, The Hiver, Peter Bjorn and John, Kent, The Knife, Perro del Mar, Jose Gonzales, The Sounds: são bandas de vários gêneros distintos que mantém uma coisa em comum: uma pitadinha pop.

Conversei com algumas dessas bandas suecas para tentar entender o que de especial existe no gene desse povo e que esses grupos andam fazendo de novo. 

Confira aqui no blog a partir de amanhã entrevistas com o Eskobar, I'm from Barcelona, Lacrosse e Detektivbyrån.

Fiquem aqui com um vídeo do Detektivbyrån (Bureau de Detetives), a única das quatro bandas que não conhecia anteriormente. O som deles é uma espécie de Yan Tiersenn drogado numa viagem pelo sul do País de Gales. Vale a pena escutar!


7 comments:

giancarlo rufatto disse...

eskobar é sueco? nossa.

Túlio disse...

sim, são sim. Falei com o guitarrista deles, que também é dono de uma produtora de vídeos que dirige vários clipes de bandas nórdicas.

Helena is... disse...

Ah eu gostei desse! Parece a trilha de Amelie.
Ele num quer empregar uma designer grafica em Helsinki não?=)

Helena is... disse...

Ah eu gostei desse! Parece a trilha de Amelie.
Ele num quer empregar uma designer grafica em Helsinki não?=)

Túlio disse...

hahaha... taí um trabalho legal!

Rodrigo Terra disse...

Túlio, sou paulista e sempre acesso seu blog, estou indo pra Buenos Aires fazer Cinema na UBA, voce podia postar um texto sobre os brasileiros que moram ai, o que acha??
Um abraço

Túlio disse...

valeu pela sugestão, Rodrigo.

Blog Widget by LinkWithin