domingo, abril 13, 2008

Argentina e os Simpsons.

Os Simpsons fazem muito sucesso por aqui na Argentina, muito mais que no Brasil. Uma simples caminhada pelo calçadão da Calle Florida mostra isso. Quadros, cartazes, camisetas, tudo com os Simpsons e o "Homero" pode ser encontrado.

Mas agora, parece que pela primeira vez, a série animada cita o país e logo uma das suas figuras histórias mais memoráveis: Perón.

Nós brasileiros já vimos esse filme. A família amarela já veio em um episódio ao Brasil, viu macacos nas ruas, chamou nosso dinheiro de moeda de viado e em outro episódio comparam um mal-cheiro com o nosso país. Lembro que políticos em geral se enfureceram e tentaram evitar a transmissão dos capítulos em questão. Felizmente não deu em nada.

Agora é a mesma coisa aqui. O episódio em questão, um da temporada 19, nem foi exibido na Argentina ainda, e os políticos peronistas estão tentando evitar isso. Para ler mais clique aqui na notícia.

Sempre evito dar pitaco sobre a política argentina, pois afinal não tenho toda a contextualização necessária. Mas pessoalmente essa coisa do peronismo me impressiona muito. Já cheguei a falar disso num post que contava a história do segundo enterro dele em 2006.

O que sinto é que a política daqui olha demais para trás e ao se intitularem "peronistas", eles remontam a um modelo governo que foi de forma clara totalmente populista e assistencialista, algo que hoje em dia é impensável numa sociedade moderna. Fico imaginando se algum político brasileiro com um discurso estilo "pai dos pobres" de Getúlio Vargas teria alguma credibilidade no Brasil.

Bom, pelo menos os políticos daqui tem um lado bem marcado e defendem seus "ideais" com afinco e não ficam mudando de partido como mudam de cueca como nossos amigos de Brasília.

Enfim, fiquem aí com o pedaço do episódio dos Simpsons que gerou toda a discórdia na Argentina.

7 comments:

Anônimo disse...

isso é gozado, pq aqui no brasil houve até um draminha entre o bureau de turismo e a embaixada americana. exigiram que o matt groening se desculpasse publicamente. isso sim, uma piada!
abs, ber.

p.s.: político assistencialista no brasil???? lula deixou getúlio no chinelo, há tempos...

Andre disse...

mirá vos, ni sabía de este tema jaja
es que se copian de chavez que ya prohibió los simpsons en venezuela por no ser "recomendable para niños"
Y a cambio puso... Baywatch!

Igual respecto del peronismo en este país lo que sí te puedo decir es que los que hoy se llaman "peronistas" no tienen nada que ver con aquel gobernante que tiene muchas cosas destacables, sobretodo en su primer gobierno. Después, como toda 2da (y 3era parte).. ya no son buenas.

Saludos

Anônimo disse...

ai que saco. uma bobaginha dessa e os telejornais NÃO PARAM de falar no assunto. me poupem. já tá me irritando.. imaina no dia que for ao ar... pára o país, seguro.


mariana

Túlio disse...

lo de CHAVEZ fue indreible...... BAY WATCH en el lugar de los SIMPSONS!!!

Anônimo disse...

Botar Baywatch é foda. Cuidado a ocnferir, que Os Simpsons não foram tirados do ar na Venezuela e sim passram depois das 10 da noite. Não é a mesma coisa.

Leo Carioca

giancarlo rufatto disse...

tiraram do ar e eu não pude ver, droga.

Anônimo disse...

Oi tudo bem? Meu nome é ANA!

Eu acho uma pena o Simpsons ter saído do ar aqui na TV aberta :/ Não sei o que deu na cabeça desse povo para colocar no lugar deles algo como ICarly...essa série é péssima e Simpsons? Eles são imbatíveis!!!

Bem,eu sei que pode parecer atrevimento,mas eu gostaria muito de contar com a sua visita nos endereços abaixo.Eles tem relação com a música...músicas internacionais lindas!!!

Todos os endereços fazem referência ao cantor e compositor Alex Band (da banda The Calling)e seu novo trabalho musical:

http://itunes.apple.com/br/album/after-the-storm-ep/id529563958
http://www.amazon.com/After-the-Storm/dp/B0084Q7GN6
http://www.alexband.net/

Muito obrigada pelo apoio e pelo post...ele me fez recordar a melhor série que eu já vi!!!

Blog Widget by LinkWithin