quarta-feira, março 26, 2008

As panelas estão sendo batidas.

A coisa tá feia aqui em Buenos Aires.

A greve dos produtores rurais já dura 2 semanas, as gondôlas do Coto aqui em frente de casa não carne. Várias estradas pelo país estão bloqueadas pelos agricultores e pecuaristas.

As pessoas resolveram sair para as ruas e finalmente presencio os famosos panelaços. É algo realmente surpreendente. Tudo isso depois de um discurso muito dura por parte da presidenta.
Muitos deles estavam na Plaza de Mayo, onde está a Casa Rosada, mas logou chegou o contra-protesto dos piqueteiros oficiais. Pessoas claramente pagas pelo governo para manifestar. Outros, mais nervosos, foram buzinar nos ouvidos da presidenta em sua casa em Olivos.

Políticos aparecem nos canais de notícia e falam qualquer coisa. Culpam não sei quem, culpam entidades, mentem descaradamente, mas resolver os problemas nada.

Entendo pouquíssimo de política e ainda menos entendo por completo todas as variáveis da problemática argentina, mas o que sinto é que o Estado está presente demais em tudo.
São subsídios demais que claramente não adiantam. A inflação é gritante e os dados oficiais não mostram isso. O peso não vale nada e as exportações explodem. Os produtores preferem vender para o mercado externo pelo melhor preço, aí vem o governo e limita as exportações. Parecem querer criar uma própria realidade e economia, quando no mundo de hoje é impossível um país se isolar das idas e vindas da economia mundial.

Só sei que a população está furiosa e as panelas estão sendo batidas.

4 comments:

Anônimo disse...

Bemvindo à política argentina, onde são todos peronistas, até aqueles, como eu, não são!!!!!

Aqui sinto saudades dessas coisas. Quando estou lá, fico de saco cheio dessa bagunça também.

Estou muito gata flora

Leo Carioca

Juliana Bragança disse...

pelo menos agora tenho companheiros q tb nao estao comendo carne, mas no meu caso eu nao como pq nao tem aqui em casa pra fazer e eu nao vou fazer se tiver...
bjos

Adélia Jeveaux disse...

deixa o peso barato mesmo, pelo menos até eu viajar... hehehehehehehhehe

Anônimo disse...

Tulio, me manda por favor seu email, precisamos trocar uma ideia contigo! o nosso é: paulo.karinne@hotmail.com

Familia Logan
www.familialogan.spaceblog.com.br

Blog Widget by LinkWithin