quarta-feira, fevereiro 20, 2008

This Film Is Not Yet Rated.

Posso estar meio atrasado, já que esse documentário foi lançado em 2006, mas "This movie is not yeat rated" merecia umas linhas de comentário.

Os filmes, nos EUA, recebem uma classificação que ajudam os consumidores na hora de decidir se devem ou não deixar seus filhos assistirem.

G - sem restrições.
PG - um pai deve estar presente.
PG 13 - material inapropriado paar menores de 13 anos.
R - recomendada a presença de um adulto para menores de 17.
NC 17 - nenhum menor de 17 anos deve ver.

Essa classifcação, criada pela "Motion Picture Association of America" há mais de 40 anos, pode significar uma diferença no faturamento de dezenas de milhões de dólares para um filme.

"This filme is not yet rated" fala de como funciona essa classificação, mostra cineastas que foram forçados a cortar pedaços e cenas de seu filme para obterem uma melhor distrubuição e outros que lidaram com o prejuízo da temida classificação NC17.

O documentário questiona com dados, fatos e muita lógica todo um sistema conservador e incoerente que se preocupa muito mais com o sexo na tela do que com o teor da violência dos filmes.

Vários diretores dão o seu depoimento de relatam os casos mais absurdos que muitas vezes inviabilizaram todo um filme. Para mostrar a total falta de coerência, eles comparam filmes de diferentes época, cenas parecidas que receberam uma classificação distinta. Não existem padrões ou métodos. Simplesmente os filmes são exibidos e os "classificadores" discutem em qual faixa o título deveria estar.

O mais revoltante é o caráter totalmente CIA da associação que faz a classificação. Poucos de seus membros são conhecidos e, sob a desculpa que "eles devem trabalhar longe de influências", há um segredo total sobre isso. Paralelamente aos argumentos contra os métodos de rankeamento, que não deixa de ser um tipo de censaura, o documentarista contrata uma detetive particular que facilmente encontra os nomes dos responsáveis pelas classificações.

2 comments:

Fabiano Goldoni disse...

Coloquei esse e o The Pervert's guide to Cinema na fila.

Túlio disse...

definitivamente um clássico

Blog Widget by LinkWithin