domingo, fevereiro 17, 2008

Brasil, Brasil.

Brasil, Brasil é um documentário da BBC que fala sobre a música brasileira. Dividido em 3 partes, mostra a história e o desenvolvimento dos ritmos através dos tempos. Começam com a chegada dos escravos no país e chegam até a Ivete Sangalo nos tempos de hoje.

1. Samba to Bossa
A primeira parte mostra o desenolvimento do samba desde a chegada dos escravos, o uso do ritmo por Getúlio Vargas como meio de intergração nacional e até a chegada da Bossa Nova, uma coisa mais classuda da burguesia. Carmem Miranda, João Gilberto e o povo dessa época.

2. Tropicalia Revolution
Da Bossa a Tropicália de Caetano e Gil. A música como manifesto contra a opressão e a criatividade para escapar da censura da ditadura. Jorge Ben, Milton Nascimento, Eduardo Lobo, Elis Regina, Os Mutantes e toda a patota

3. A tale of four cities
Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As cidades responsáveis pelos últimos movimentos musicais dos anos 90 como Mangue Beat, Funk, Axé e o Hip Hop/Rap. Mano Brown, Olodum, Chico Science, Nação Zumbi e a galerinha do Olodum. A música mais como uma voz das periferias.

Se você gosta de música, história ou é brasileiro, recomendo muito o documentário. Cheio de entrevistas com músicos, jornalistas, historiadores e pessoas do "ramo", o documentário consegue ser bem abrangente. Interessante ver uma abordagem estrangeira de algo tão "nosso" como a música.

Estou longe de ser um especialista em música brasileira, mas o documentário da BBC é extremamente correto e uma verdadeira aula de história contemporânea brasileira, explicando muito bem que coisa levou a tal coisa e delimitando bem o tipo de ritmo brasileiro que é sucesso dentro do país e o que é sucesso no exterior.

4 comments:

Anônimo disse...

belíssima dica :P

Túlio disse...

um clássico.

Mariana P. disse...

oxe, e acha aonde isso??

Anônimo disse...

Túlio,
Tudo bem? acredito que já escrevi outras vezes no blog...
Estou morando em BA e se puder me dar umas dicas do que fazer na cidade...
Saludos

Blog Widget by LinkWithin