quinta-feira, janeiro 24, 2008

Santos - J.R. Duran.

Sabe o J.R. Duran? Aquele fotógrafo que tira foto de mulher pelada?

Pois é, esse cara escreveu um livro. Na verdade escreveu até dois.

No começo de janeiro estava em Curitiba e me deparei com esse dois livros no cestão de ofertas das Livrarias Curitiba por R$ 4,90 cada.

Um livro de um cara que tira foto pelada e que custa menos de 5 reais. Ou seja, só podia ser uma bosta. Mesmo assim corri o risco e comprei os dois livros, "Lisboa" e "Santos", principalmente porque um levava o nome da cidade onde fui criado. Na pior das hipóteses, minha estante de livros ficaria um pouco mais recheada.

E vou te contar que o livro, Santos, não é dos piores. A narrativa do J.R. é até bem envolvente e me ganhou. Não estamos falando obviamente de um novo Guimarães Rosa, mas o enredo é interessante.

A história fala de um crime que não dá certo: um sequestro onde a própria vítima colaborava para ter uma parte do resgate. Tudo isso tendo como cenário os canais de Santos, o cheiro do porto, o ferry-boat, os clubes da Ponta da Praia, Guarujá e etc. O final é daqueles para lá de previsíveis e meio que caga tudo, mas a gente perdoa.

***************
Não quero que esse blog se torne um blog de resenhas de livros e filmes. Tô sentindo falta de um post no melhor estilo desabafo diarinho. Mas escrevemos o que vivemos, certo? Mas fazer o que se está faltando emoção e sobrando horas no torrent ou deitado no sofá lendo?

3 comments:

Anônimo disse...

por mim pode continuar as resenhas, estou em divida com a literatura e aceito qualquer convite.

Anônimo disse...

É eu não sou uma das que lê pra caralho, mas ultimamente esse meu lado tem se aflorado, agora tô lendo "o apanhador no campo de centeio", bacana. Mas pra ser bem sincera não consigo imaginar o J.R. Duran fazendo alguma outra coisa que não seja fotografar pererecas. Mas né, quem sabe um dia eu leio...
Valeu pelo toque lá no meu blog ta?!
Bezo.

giancarlo rufatto disse...

mariana: leia seymor, uma apresentação, é o melhor livro do sallinger, serio, de matar de bom.

Blog Widget by LinkWithin