quarta-feira, dezembro 19, 2007

Once.


Cá estou eu falando mais uma vez sobre outro filme. Fazer o que? Não há nada de muito emocionante acontecendo nessa cidade. Nada que tenha a ver comigo pelo menos.

Já tinha ouvido falar nesse filme chamado Once faz uns meses. Lembro porque na época achei que teria algo a ver com o bairro Once de Buenos Aires, mas não tem nada a ver o cú com as calças.

Once conta a história de um cantor que canta diariamente no mesmo lugar nas ruas de Dublin em troca de um dinheiro. O cara é talentoso pra caramba, suas músicas são ótimas, mas ele não percebe isso até que aparece uma garota do leste europeu na sua vida. Na verdade ela é Tcheca e pede pro cara ajudá-la a consertar seu aspirador de pó. Aos poucos eles vão se tornando mais íntimos e o cara grava uma demo, com a tcheca no piano (impossível não fazer um trocadilho).

O filme é bastante musical. Mostra a construção das músicas do cara (que não chega a ter um nome no filme), como elas acontecem toda a relação que vai crescendo com a garota tcheca. Fora aquele mundo totalmente "indie" de gravações caseiras e em estúdios até altas horas da madrugada. Seria uma mistura de algo de "lost in translation" com um algo de Damien Rice.

É para quem gosta de música. Acho que no total são 8 ou 9 inteiras. Nada de cortes ou só refrãozinhos. Os próprios protagonistas são músicos. O ator, Glen Hansard, já teve seus discos no top das paradas irlandesas e a atriz, Marketa Irglova, é pianista. Detalhe que o casal já se conhecia e acabou se tornando "pareja" de verdade no filme.

Alguns jornais americanos, forçando a amizade, falaram que o filme é um dos melhores filmes musicais da nossa geração. Talvez seja exagero. Mas afinal quais seriam os outros concorrentes nessa categoria? Um filme independente que não mostra o lado "ruim" da vida é coisa rara.

Extremamente recomendado, meus caros. De preferência para assistir com um bom vinho e uma bela garota ao seu lado.

E nem precisa dizer que já baixei as mp3 e ouvirei de maneira insana e ininterrupta por algumas semanas.

Deixo aqui o link do myspace do filme: Once
Recomendo todas, mas principalmente as músicas"Fallen from the sky" e "Lies".

E o trailer, percebam as críticas forçadas dos jornais e revistas americanos:


3 comments:

Lz disse...

OBS - Cu não tem acento. acento que tem cu.

OBS 2 - indie.

Túlio disse...

Cú com acento é errado mas é muito mais enfático.

Anônimo disse...

humm... época de festival aí?

Blog Widget by LinkWithin