quarta-feira, agosto 29, 2007

Enquanto isso em Buenos Aires

A modelo Nicole Neumann espalhou para todo o mundo que ficaria pelada esta tarde na esquina da Av. Corrientes com o calçadão da Flórida. A desculpa é que seria um protesto em defesa dos animais.

Uma multidão, milhares de pessoas, se reuniu esperando a tal modelo, que no final da história deu para trás e não tirou a roupa com medo do "fervo" da galera.

O trânsito de todo o centro portenho ficou complicado gerando vários congestionamentos por culpa do possível strip-tease.

Uma lenda mesmo --- Leia mais aqui

Feist no David Letterman



Feist cantando 1, 2, 3, 4 com participação do The National, Broken Social Scene, The New Pornographers e Grizzly Bear no coral.

O pior é que se essa mulher não vir pra Buenos Aires vou ter que ir pro Brasil pra vê-la.

segunda-feira, agosto 27, 2007

Sing a sad song.

Uma das trilhas sonoras mais tristes que tive a alegria de escutar é a de "Brilho eterno de uma mente sem lembranças".

O próprio filme em si é uma gostosura de triste, aquele saudável spleen que nunca fez mal à ninguém. Um punhado de imagens que causaria muito menos impacto sem essa trilha.

Pessoalmente "Everybody's gotta learn sometime" do Beck é fichinha perto das instrumentais do Jon Brion. E olha que nunca fui muito entusiasta de músicas sem letra, sempre achei algo como um envelope vazio. Algo que não mostra exatamente a que veio.

Pois bem, Jon Brion mudou esse meu conceito. Incrível o clima que o cara, que também compôs em "Embriagado de Amor" e "Magnólia", consegue fazer com músicas curtas de no máximo 2 minutos.

Na trilha do "Brilho eterno..." existem três matadoras: Theme, Phone Call e Collecting Things. Ouvir cada uma delas é certeza de você ter um momento reflexivo do estilo "morte da bezerra".

Dá uma sensação estranhamente boa, algo como uma melancolia dosada e em conta-gotas. Nada em excesso, tudo prescrito medicamente. É como se você de vez em quando precisasse daquilo.

Para em casos de ingestão em excesso, o antídoto é simples. Só colocar 3 min de I'm from Barcelona no talo. Isso cura qualquer ressaca sentimental!

sábado, agosto 25, 2007

Um livro e uma capa

Outro dia passei na Musimundo do Shopping Abasto e comprei finalmente meu DVD do The Verve.

Também acabei levando o livro "Aerosmith es una mierda y otros cuentos sin música", de Eduardo de la Puente. Já tinha visto a capa e o nome do livro antes e acabaram chamando muito a minha atenção. O cara tem um programa de rádio diário e trabalha semanalmente no CQC, um programa de humor do canal Telefé e esse é o seu terceiro livro.

Já fazia tempo que queria comprar algum livro de um escritor contemporâneo aqui, afinal depois da trilogia das "Histórias de Homens Casados" do Marcelo Birmajer fiquei animado.

O problema é que "Aerosmith es una mierda" é não prende, não é uma leitura que faz você adiar o sono para descobrir o que há nas próximas páginas. Contos muito longos e histórias sem uma "problemática" a ser resolvida. Apenas relatos de coisas interessantes e engraçadas, mas sem um enredo decente. O melhor conto é exatamente o que dá nome ao livro, que mostra uma discussão bem engraçada sobre o rock, mas nada mais.

Pois bem, dá próxima vez compro um Borges ou Cortázar. Afinal os clássicos nunca morrem.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Rose - La Liste

Às vezes parece que paixões são matemáticas.

Somar "Uma francesa + uma franjinha + um violão" só pode dar em algo realmente bom. Assistindo TV a cabo outro dia vi essa garota Rose cantando uma música. Nem lembro que canal era...

Nesse clip da música La Liste, Rose tece uma lista de coisas que ela quer fazer com o seu amado. Não entendo nada de francês, mas com a ajuda do Claudemir e do Babel Fish pude entender um pouco.

Ela gostaria de ir num show, ter um neto, tirar carteira de motorista, ouvir Janes Joplin, olhar ele dormir e por causa de tudo isso ela se acha muito ingênua por fazer essa lista. Além da música ser bem grudenta e com uma letra bem boa, o clip não fica nada atrás.

Rose, vou aprender francês e aí você me liga, hein?

quarta-feira, agosto 22, 2007

A temível vaquinha

Não sou adepto das vaquinhas e raramente dos presentes.

Quando quero presentear alguém, na maioria das vezes, compro eu mesmo o presente sem ser avarento. Se é alguém não muito chegado, mas que considero e tenho uma amizade, aí sim participo da vaquinha normalmente.

Convenhamos, presentes surgem de forma natural e qualquer tipo de cobrança para tal quebra toda a magia.

Se pensarmos mais ainda, poderemos concluir que a "vaquinha" é nada além da demonstração de que aquele bando de pessoas que dela participa não liga pra você o suficiente para comprar cada uma um presente. Faz sentido, certo?

Mas esporadicamente, sempre chega uma vaquinha indesejada na sua vida e junto o velho dilema. Como mostrar para a pessoa que arrecada a vaquinha que você não quer participar? Nada contra mesmo, mas você apenas não tem nada a ver com tal pessoa e que você não quer gastar dinheiro com isso? Talvez se esquivando uma, duas, três vezes? Talvez dando uma desculpa qualquer e esfarrapada?

Obviamente o ideal é apenas dizer:"Não, obrigado. Não quero participar" e seguir fazendo o que você estava fazendo. Pois é, mas não vivemos no mundo ideal e as vezes depois de tanta insistência você apenas joga "deizão" na mesa para que simplesmente não te importunem mais.

terça-feira, agosto 21, 2007

Atunzinho indigesto

Alguém encara esse atum?

Miles de latas de atún con fotos del presidente venezolano y su subordinado Humala son repartidas en zonas de desastre.

segunda-feira, agosto 20, 2007

Feiras e Praças (em excesso)

Parque Centenario
Não sei o que acontece nessa cidade, mas existe apenas uma epidemia de feiras.

Se existe uma praça em Buenos Aires, certamente no sábados, domingos e feriados ela será invadida por barracas e gente vendendo qualquer tipo de badulaque. É praticamente lei, os portenhos acham um espaço com alguns metros quadraos livres e pronto: ali se instala mais uma feirinha.

Seria interessante essa tradição de compras ao ar livre, combinado com uma graminha e o sol de um parque, mas acontece que a maioria dessas barracas só vende coisa inútil. Não existe nenhum produto de primeira necessidade nessas praças. Só bugiganga, bagulho, badulaque, velharia, inutilidades.

Claro que de repente você encontra uma câmera velha por um preço interessante na feirinha de San Telmo, mas isso é o máximo que você vai conseguir. O resto é uma reunião de semi-hippies com cheiro de incenso que só servem para aglomerar.

As feiras de San Telmo, da Plaza Francia na Recoleta e da Plaza Serrano em Palermo são as mais respeitáveis. Na primeira você acha velharia, na segunda itens típicos para turistas e na terceira roupas e coisas moderninhas e fashion.

Agora a da Plaza Armenia, do Parque Lezama, do Parque Centenario são apenas um aglomero que atrapalha o fluxo de pedestres. O Parque Centenário, que é aqui perto, é praticamente um brechó ao ar livre. Só não entendo como é que as feiras sobrevivem. Se elas continuam acontecendo é porque tem gente que consome. No caso do Centenario e do Lezama é menos compreensível ainda, porque são feiras mais de bairro sem turistaiada gastando dólares.

Enfim, da próxima vez que você vier para Buenos Aires e vir alguns metros quadrados livres sem nenhum tipo de construção, saiba que no fim de semana esse espaço certamente será tomado por bugigangas.

sábado, agosto 18, 2007

Tropa de Elite

Vi esse novo e ainda não lançado filme "Tropa de Elite". Exageros e ideologias da história à parte, foi o melhor filme que vi nesse ano. Filme bom é aquele que você insiste para que seus amigos vejam. Insisto nesse, vejam.

A história mostra os batidores da Polícia Militar carioca e do BOPE, espécie de Brigada de Elite. Algo como a RONE paranaense e a ROTA paulista. Um filme cru e sem churumelas, que explica didaticamente toda a problemática da corrupção na polícia, assim como a vida estressante de quem trabalha nela. É também um tapa na cara da burguesia maconheira que financia o tráfico e depois faz manifestação a favor da paz.

Nascimento é um policial do BOPE à beira de um ataque de nervos e procura um susbtituto. Neto e Matías são dois policiais novos e honestos que acabam participando do treinamendo do BOPE. Matías estuda direito na faculdade e convive com pessoas da classe média alta, que tem consciência social e tem uma ONG numa favela.

A grande ironia é que durante as filmagens, uma van da produção cheia de armas falsas foi confiscada por uns policiais que faziam uma Blitz. O detalhe é que não eram policiais, mas sim bandidos disfarçados de policiais que roubaram armas de mentiras para cometer crimes de verdade.

O Brasil é uma merda mesmo e o Rio é a parte que mais fede.

sexta-feira, agosto 17, 2007

Columbia - Amanhã

O grande Manoel, o qual já me cedeu teto no Rio e me apresentou ao mercado popular do Saara, onde adquiri minha camiseta do Sr. Madruga, está de banda nova: Columbia.

Clip belíssimo da música Amanhã, feito todo em stop motion e com direito a atriz da Globo.

Pra mim, desde já um clássico.

quinta-feira, agosto 16, 2007

Tio

Pois é, vou ficar pra titio...

Comemorei a notícia tomando um Pinot Noir Luigi Bosca 2003. Afinal sou muito chique.

segunda-feira, agosto 13, 2007

Burn Notice + Copa Sulamericana

Burn Notice. Série que já virei viciado depois de ver os primeiros capítulos.





quinta-feira, agosto 09, 2007

Dica para turistas brasileiros em Buenos Aires

Se você vem para Buenos Aires de avião, não coloque nada de valor nas malas que você despacha.

Ontem o Telenoche, espécie de Jornal Nacional, mostrou a primeira parte de uma matéria que mostra os guardas e funcionários responsáveis pelo raio-X do aeroporto de Ezeiza abrindo malas e roubando perfumes, celulares e até mesmo notebooks.

Para saber mais veja a matéria do Clarín de hoje.

Não adianta nem por cadeado ou aquelas fitas plásticas resistentes. Os caras abrem o cadeado e arrebentam esse lacre na maior, tranquilamente.

Sempre fui muito cauteloso ao criticar a Argentina e a sua sociedade. Afinal, querendo ou não, é o país que paga meu pão de cada dia. Mas o fato é que a corrupção aqui é uma coisa endêmica e totalmente arraigada na sociedade. Nem comentar então a corrupção das autoridades.

Vergonhoso realmente.

Bom, vocês estão avisados.

quarta-feira, agosto 08, 2007

Rachael Yamagata - Happenstance

Talvez eu esteja um pouco atrasado, já que o cd Happenstance de Rachael Yamagata saiu em 2004 e só foi agora que fui escutar. Bem, Não Importa!

Essa belíssima artista é a minha mais nova "melhor banda dos últimos tempos da última semana". Tudo porque a música "Be be your love" está na trilha sonora da série "Brothers and Sisters", um dramão onde cinco irmãos assumem o negócio do pai depois de sua morte.

Rachael Yamagata traz o melhor do indie-pop-soul-oqueseja. Bases com piano, vozes que alternam sussurro com gritos, melodias cativantes, uma pitada soul e letras apaixonadamente tristes.

Em "Be be your love" a musa chora copiosamente pelo insistente desejo de um amor que todos dizem que não dará certo.

Já em "Letter Read", uma música com um tom mais sombrio, dá vontade de dar um abraço e uma cafungada no pescoço dela quando ouço:


'Cause I'm afraid, and I can't breathe,
And I'm in love with you
But you are not with me

"Worm me down" tem um instrumental mais nervoso, assim como a letra. "I'll find a way" é triste e melancólica, talvez a que retrate melhor o cd todo.

"1963" podia ser música de comercial de celular, margarina, coca-cola... enfim. Yamagata está feliz, amando e tudo é azul como o céu argentino nessa canção.

Não vou falar de todas as músicas do CD pro post não ficar muito grande. Mas dando uma pesquisada, descobri que a cantora tem uma música chamada "São Paulo Rain". Tô pra ouvir ainda.

Enfim, "Brothers and Sisters" teve a genialidade de escolher essa mulher para a trilha sonora, resta saber agora se é uma boa série mesmo. Veremos.

terça-feira, agosto 07, 2007

Tay Zonday - Chocolate Rain: O novo hit do youtube

Tay Zonday é um cara de 25 anos que gravou uma música chamada Chocolate Rain e já teve, pelo menos até o momento que escrevo esse post, quase 4 milhões de views.

Com uma voz gravíssima e saidinhas para o lado para respirar, o cara virou HIT. A letra não diz nada com nada, mas já li na internet que pode ter algo a ver com racismo. Talvez estejam pirando.

O cara já tem uma legião de seguidores. Pululam no youtube paródias, como Vanilla Snow, ou versões indie acústicas do seu sucesso. Tay também possui outros músicas gravadas. "Internet dream", de autoria própria, já chegou a quase 500 mil views. "Never gonna give you up", cover oitentoso de Rick Astley, já passa casa dos 850 mil views. Tay canta essa com um chapeuzinho de mallandro e uma camiseta florida.


Chocolate Rain


Never gonna give you up

segunda-feira, agosto 06, 2007

5 informações sobre Alta Fidelidade

Pela enésima vez vi esse filme. Como sou fã de informações inúteis sobre atores secundários. Aqui vão algumas.


1. Iben Hjejle, a Laura, é dinamarquesa. O único filme hollywoodiano de sua carreira é exatamente esse. De resto ela apenas trabalha em filmes e produções da Dinamarca. Chegou a receber um convite para um papel em Senhor dos Anéis, mas recusou alegando que as filmagens seriam muito longe e não poderia ficar muito tempo longe de sua família e filhos.

2. Todd Louiso, o Dick, um dos vendedores da loja de discos atuou em várias séries televisivas como Frasier, Chicago Hope e Without a trace. Ele também foi diretor no ótimo "Love, Liza", protagonizado por nada mais nada menos que Phillip Seymour Hoffman.

3. Lisa Bonet, a Marie DeSalle, era uma das filhas de Bill Cosby no "Bill Cosby Show". Já foi namorada de Lenny Kravitz.

4. Filme que trouxe fama a Jack Black. Antes disso seu maior papel tinha sido de um maconheiro em "Eu sei o que vcs fizeram no verão passado".

5. Os irmãos John e Joan Cusack atuam juntos.

Blog Widget by LinkWithin