domingo, novembro 12, 2006

La Plata - a cidade das diagonais

La Plata é uma cidade que fica a cerca de uns 50 km de Buenos Aires. Uma viagem de ônibus de cerca de 1 hora e 4,60 pesos.
Fomos ontem, guiados por uma alemã e em companhia de uma norueguesa, para lá. A cidade é nova e planejada, cerca de 120 anos só. Foi criada para ser capital da província de Buenos Aires. O engraçado da cidade são suas avenidas diagonais, são muitas mesmo. Fora a informação que ouvi umas 3 vezes, seja do guia da catedral, da senhora moradora, do tiozinho do parque "a cada seis, 7 quadras tem uma área verde".
Uma cidade tranquila, sossegadíssima, que nem parece ter mais de 500 mil habitantes. A organização é tanta que as ruas são números e não nomes.

Ok, chegando na praça principal da cidade somos surpreendidos por uma "Volta de La Plata". Eram 60, 70 ciclistas dando uma volta na praça. Uma coisa engraçada, uma manada colorida de capacetes e roupas de cores berrantes, passando voando num total de 124 voltas, em comemoração ao aniversário da cidade.

O grande ponto turístiso é a catedral de La Plata, nessa mesma praça onde estava ocorrendo a corrida dos ciclistas. A catedral á considerada o maior tempo neogótico do século XX. Foi construída junto com a fundação da cidade, mas suas torres imensas, só 100 anos depois, em 1999. Você entra num tempo todo com aparência de velho, mas a torre é toda hi-tech! E o melhor, você não precisa subir escadas. Tem um elevador que te leva a 90 metros, passando pelos 2 estágios da torre. Prático e funcional. Embaixo da catedral existe um museu com obras de artes, uma cripta e a entrada para uma das torres.

A cidade também tem um zoológico, um bosque com lagos e tchananans. Além de claro, possuir um estádio de futebol hi-tech citado no último post, e ser sede de dois clubes.

Enfim, um oásis de tranquilidade muito perto do caos portenho. Uma cidade tão planejada e tranquila que parece de mentira. Um dia de sábado perfeitamente aproveitado. Um clássico.

1 comments:

Anônimo disse...

olá! muito legal seu blog!
to pensando em visitar buenos aires em janeiro, alguma dica especial?
sergio.
inotenaz@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin