terça-feira, novembro 14, 2006

Isso aqui ô ô

Ontem no jornal da Telefe passou uma reportagem sobre a violência em São Paulo, falando bastante sobre a indústria de carros blindados.
Uma matéria gigantesca, quase um mini Globo Reporter.
Mais ridículo que os entrevistados paulistanos falando em espanhol (tinha um que falava "los carros" e toda hora dizia "solamente", isso tudo com a legenda embaixo em espanhol), eram as imagens. Ridículas de tão tristes. É o nosso Brasilzão fazendo sucesso aqui. Reportagem quilométrica em horário nobre e ainda mais no jornal da principal emissora do país.

É isso ae! Um pouquinho de Brasil iá iá!

4 comments:

George disse...

Imagino a matéria...
E o esforço não é só popular, é estatal.

A Embratur desde sempre, não divulga quase nada do Brasil, além de samba, Bahia e Pelé. Somado com o tipo de notícias que aparecem, é um prato feito e farto.

Feira do "não-sei-o-que" em Paris.
Lá está o Brasil representado, para orgulho verde-amarelo. A representação? Meia-dúzia de passistas com a bunda de fora (bem de fora), e a bateria de uma escola de samba.
Ok, isto é Brasil também, talvez seja o que os gringos queiram consumir, mas está mais que na hora de tentar, não mudar a imagem, seria pedir demais, mas mostrar outras faces ( enão apenas bundas) do país.

Mas todo este pacote "cultural", é quase uma exigência.
Os efeitos colaterais são conhecidos, mas fazem todo o esforço (governamental, no caso da Embratur) para que isto ocorra.

Turismo sexual (com menores, muitas vezes), imagens clichês, distorcidas, e só notícias deste tipo.

Não tenho como citar a fonte,mas na Áustria, um brasileiro informou que morava em Porto Alegre. Como só sabiam de RJ, SP e Salvador (e seus clichês), foi perguntado: "é alguma tribo do sul do país?"(de certa forma não erraram tanto).

Mari Eller disse...

É tão mais fácil, embora muito mais empobrecedor, fazer uma leitura dos rótulos do que fazer força para destampar o pote e analisar o conteúdo. E dá-lhe bundas, penachos e o corcovado estampados em cores berrantes na embalagem do Brasil!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
marie disse...

ahah, que coisa, por acaso assisti a essa reportagem lá no hostel e me perguntei se era sempre assim, com brasileiros fazendo papel de palhaços. Sério, muito ridículo o tiozinho dando uma de hispano hablante. Agora, quanto ao teor da matéria, é assim mesmo, costumamos chamar a atenção só pelos aspectos negativos, não tem jeito.

Blog Widget by LinkWithin